Dólar recua com força ante real acompanhando exterior otimista com vacina e recuperação

Dólar recua com força ante real acompanhando exterior otimista com vacina e recuperação

Reuters  | 16.11.2020 10:30

Dólar recua com força ante real acompanhando exterior otimista com vacina e recuperação

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar iniciava a semana em forte queda contra o real, chegando a ceder mais de 2% em segunda-feira marcada por otimismo no exterior após a divulgação de dados promissores da China e esperanças em torno de uma vacina contra a Covid-19, enquanto, no Brasil, os investidores refletiam o primeiro turno das eleições municipais.

Nesta segunda-feira, números da Agência Nacional de Estatísticas da China mostraram que produção industrial da segunda maior economia do mundo aumentou mais rápido do que o esperado em outubro, enquanto as vendas no varejo aceleraram.

"Quando os indicadores chineses vêm melhores, geram otimismo forte no mercado de que a recuperação no país está mais célere do que inicialmente se esperava, dando gás ao apetite por risco", disse à Reuters Lucas Carvalho, analista da Toro Investimentos.

Colaborando para o apetite por risco generalizado, a Moderna (NASDAQ:MRNA) anunciou nesta segunda-feira que sua vacina experimental é 94,5% eficaz na prevenção da Covid-19, com base em dados preliminares de um estudo clínico em estágio avançado, tornando-se a segunda empresa dos Estados Unidos em uma semana a relatar resultados de testes que superaram as expectativas.

Embora tenha destacado que as "estatísticas relevantes" recentes sobre as vacinas de grandes laboratórios colaboram para a busca por ativos arriscados, Carvalho ressaltou que "o mercado também se pergunta sobre como será a distribuição e produção" de uma vacina.

Nos Estados Unidos, a solidificação cada vez maior da vitória eleitoral de Joe Biden colaborava para o enfraquecimento global do dólar, com vários analistas citando uma percepção menor de riscos externos sob um presidente norte-americano mais previsível do que o atual chefe da Casa Branca, Donald Trump.

Às 10:18, o dólar recuava 1,22%, a 5,4088 reais na venda, depois de ter tocado 5,3643 reais na mínima do pregão, queda de mais de 2%.

O principal contrato de dólar futuro caía 0,98%, a 5,4085 reais.

No exterior, o índice da moeda norte-americana operava estável, mas o dólar registrava perdas sólidas contra peso mexicano, rand sul-africano e a divisa australiana, alguns dos principais pares do real.

Por aqui, os investidores digeriam os resultados do primeiro turno das eleições municipais, em meio à percepção de que a discussão de projetos importantes será retomada depois da conclusão das eleições.

"O Congresso volta ao trabalho (mesmo que em ritmo reduzido) com decisões importantes à frente, depois de um primeiro turno de eleição municipal que vinha sendo tratado como uma espécie de marco, a partir do qual as discussões fiscais, incluindo a criação de um novo programa de transferência de renda, poderia caminhar para um desfecho", disse em nota a XP Investimentos.

A pauta fiscal tem dominado o radar dos investidores locais em meio a temores de que o governo fure seu teto de gastos ao tentar conciliar o financiamento de um novo pacote de auxílio a um Orçamento apertado para 2021.

© Reuters. (Blank Headline Received)

No acumulado do ano, o dólar tem alta de mais de 34% contra o real.

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar spot teve queda de 0,07%, a 5,4754 reais na venda.

Neste pregão, o Banco Central fará leilão de swap tradicional para rolagem de até 12,665 mil contratos com vencimento em abril e agosto de 2021.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Thiago Costa
Thiago Costa

há pessoas dentro da prefeitura de São Paulo e Belo Horizonte falando em Lock dow novamente agora ainda esse mês . Estão dizendo que estavam aguardando findar as eleições ..  ... (Leia Mais)

16.11.2020 15:39 GMT· Responder
Gui Almeida
Gui Almeida

Piada, quando nao sabe pq sobe dizem que é vacina.  ... (Leia Mais)

16.11.2020 14:16 GMT· 1 · Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.