Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Dólar tem pouca variação contra real em meio a otimismo comercial moderado

Publicado 22.11.2019, 10:40
Atualizado 22.11.2019, 10:40
Dólar tem pouca variação contra real em meio a otimismo comercial moderado

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha pouca variação contra o real nesta sexta-feira, em sessão volátil marcada pelo otimismo moderado em relação ao comércio entre Estados Unidos e China, mas ainda sentindo as tensões políticas recentes.

Às 10:37, o dólar recuava 0,07%, a 4,1896 reais na venda. A moeda norte-americana chegou a tocar os 4,1764 reais na mínima do dia.

Na véspera, o dólar à vista fechou em queda de 0,15%, a 4,1927 reais na venda.

O dólar futuro de maior liquidez registrava queda de 0,15% nesta sexta-feira, a 4,190 reais.

Continuava no foco dos investidores a retórica comercial entre Estados Unidos e China, após o presidente chinês, Xi Jinping, afirmar nesta sexta-feira que Pequim quer desenvolver um pacto comercial inicial com Washington e vem tentando evitar uma guerra comercial.

Segundo Alessandro Faganello, operador de câmbio da Advanced Corretora, os agentes do mercado estão "cautelosamente otimistas" em relação à notícia. "Os mercados emergentes estão se beneficiando um pouco dessas declarações, com um aumento do apetite a risco", disse.

No entanto, para Faganello, o progresso não foi grande o suficiente para apagar os temores dos investidores sobre os riscos negativos da disputa para a economia global, o que limitava os ganhos do real. "Essa retórica comercial acaba sempre deixando o mercado receoso."

No exterior, as moedas emergentes pares do real, como a lira turca, o peso mexicano e o rand sul-africano, registravam leves perdas contra o dólar.

Sobre o desempenho do real daqui para frente, Faganello destacou que, em épocas de final de ano, a liquidez tende a ser reduzida, o que sugere a vinda de um período de volatilidade, normal para a época. Permanecem ainda os ruídos políticos domésticos recentes, que continuam estimulando a depreciação da moeda brasileira.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Diante das altas recentes do dólar, a expectativa de Faganello para a atuação do Banco Central é de que a autarquia não permita uma aceleração exagerada da moeda norte-americana. "Acho que não vão deixar o dólar disparar. É preciso ficar de olho no motivo da alta do dólar."

Nesta sexta-feira, o BC vendeu 3 mil contratos de swap cambial reverso e 150 milhões de dólares em moeda spot, de oferta de até 15.700 e 785 milhões, respectivamente.

Adicionalmente, a autarquia ofertará contratos de swap tradicional, para rolagem do vencimento janeiro de 2020.

Últimos comentários

Sério ?! Depois idas e vindas vocês ainda acha isso uma notícia relevante?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.