Dólar sobe nesta 6ª, mas caminha para fechar semana em queda de olho em exterior

Dólar sobe nesta 6ª, mas caminha para fechar semana em queda de olho em exterior

Reuters  | 23.10.2020 11:15

Dólar sobe nesta 6ª, mas caminha para fechar semana em queda de olho em exterior

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar era negociado em alta nesta sexta-feira, mantendo-se em torno de 5,60 reais, num dia de variações limitadas também nos mercados de câmbio no exterior, em meio a expectativas dos investidores sobre um novo pacote de auxílio econômico nos Estados Unidos.

No saldo da semana, a moeda norte-americana caminhava para fechar em baixa, apesar de temores fiscais domésticos.

Às 10:45, o dólar avançava 0,30%, a 5,6119 reais na venda, enquanto o principal contrato de dólar futuro ganhava 0,31%, a 5,6120 reais.

Na semana, a divisa negociada no mercado interbancário recuava 0,53%.

O clima nos mercados era misto, com as bolsas nos Estados Unidos perdendo algum fôlego depois de uma abertura mais positiva, enquanto divisas emergentes não mostravam direção comum, com agentes financeiros à espera de notícias sobre as tratativas para um novo pacote de ajuda fiscal nos EUA.

Na véspera, a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse que as negociações com a Casa Branca para o pacote de combate à Covid-19 estavam progredindo.

Reverberava entre investidores o tom menos caótico do último debate presidencial norte-americano, refletindo "melhor performance do (candidato Joe) Biden (...) e a possível vitória do democrata nas eleições, que pode conceder um novo pacote de estímulos fiscais mais robusto, o que é prejudicial para o dólar", explicou em nota Jefferson Rugik, da Correparti Corretora.

Nesta sessão, o a divisa norte-americana operava em queda de 0,15% contra uma cesta de moedas fortes, enquanto dólar australiano, peso mexicano e rand sul-africano --divisas cujo movimento o real tende a acompanhar-- tinham desempenho misto.

A renovação de medidas de assistência fiscal é vista como essencial para a recuperação da maior economia do mundo, cujo mercado de trabalho tem mostrado sinais de arrefecimento desde que um pacote anterior expirou no final de julho. As negociações sobre um novo auxílio têm sido prejudicadas desde então por divergências entre os interesses da Casa Branca e dos democratas no Congresso dos EUA.

No Brasil, investidores seguiam atentos a sinais sobre a situação da saúde fiscal do país, tópico que tem dominado o radar dos mercados locais.

O governo de Jair Bolsonaro segue com atrasos em seu novo projeto de assistência social, o Renda Cidadã, que enfrenta dificuldades de financiamento em meio a um Orçamento apertado. O temor dos mercados é de que a implementação das medidas de auxílio possa significar o furo do teto de gastos, um afastamento em relação à agenda de austeridade defendida pelo presidente durante sua campanha eleitoral.

A aproximação das eleições municipais prorroga as incertezas em relação ao pacote, ao mesmo tempo que prejudica o avanço das reformas estruturais, vistas como essenciais por boa parte dos mercados financeiros.

"O que está mantendo o câmbio nesse nível, impedindo que o dólar volte para patamares menos elevados, são os anseios em relação às contas públicas, incerteza sobre como o Renda Cidadã vai ser encaixado no teto de gastos", disse à Reuters Alejandro Ortiz, economista da Guide Investimentos.

Ele citou ainda o cenário para o dólar à luz da inflação. Para Ortiz, o impacto na política monetária da perspectiva de que os núcleos e expectativas para os preços ao consumidor continuarão abaixo da média também significava alguma pressão sobre o real. "Isso induz à expectativa de juros baixos, o que é impulso para o dólar", comentou.

© Reuters. (Blank Headline Received)

O atual patamar da taxa Selic é de 2%, mínima histórica, atingida depois de reduções sucessivas, o que diminuiu a rentabilidade da renda fixa brasileira e, consequentemente, afastou o investimento estrangeiro dessa classe de ativo.

Apesar do cenário doméstico que ainda inspira cautela, o dólar caminhava para fechar a semana em queda contra o real, amparado por alguma confiança de novos estímulos nos EUA em meio à perspectiva de vitória democrata nas eleições norte-americanas, enquanto no Brasil o noticiário político-econômico deu uma trégua na série de notícias negativas.

Na véspera, a divisa norte-americana teve queda de 0,38%, a 5,5949 reais na venda.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Ricardo P Silveira
Ricardo P Silveira

ops... esperei pela queda e nada, no fechamento  ... (Leia Mais)

23.10.2020 21:45 GMT· Responder
Gilberto MP Pereira
Gilberto MP Pereira

queda as 9:16 pena que vc vendeu la embaixo....to vendido a 6,28...e vou ficar posicionado pra segunda....e se subir vendo mais.  ... (Leia Mais)

23.10.2020 16:53 GMT· Responder
Rodrig Dantas de Lucas
Rodrig Dantas de Lucas

Queda?  ... (Leia Mais)

23.10.2020 16:23 GMT· Responder
Daniel Carvalho
Daniel Carvalho

Reuters não sabe usar crase.   ... (Leia Mais)

23.10.2020 15:18 GMT· Responder
Grazi Avila
Grazi Avila

Onde?  ... (Leia Mais)

23.10.2020 14:55 GMT· Responder
Well Pina
Well Pina

Inverteram os eixos   ... (Leia Mais)

23.10.2020 14:00 GMT· Responder
Sidney Mendes
Sidney Mendes

kkk.. subindo  ... (Leia Mais)

23.10.2020 13:55 GMT· Responder
Paulo Chaves
Paulo Chaves

ta caindo pra cima.  ... (Leia Mais)

23.10.2020 13:41 GMT· Responder
Sidnei Horst
Sidnei Horst

dolar subindo  ... (Leia Mais)

23.10.2020 13:38 GMT· Responder
Luiz Carlos Correia
Luiz Carlos Correia

nossa que matéria incrível perdi meu tempo...  ... (Leia Mais)

23.10.2020 13:26 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.

';