Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Dólar supera 4,43 apesar de BC anunciar leilão em meio a temores sobre coronavírus

Publicado 26.02.2020, 14:03
Atualizado 26.02.2020, 14:03
Dólar supera 4,43 apesar de BC anunciar leilão em meio a temores sobre coronavírus

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em alta contra o real na primeira sessão da semana, renovando máxima histórica acima de 4,43 reais mesmo após o Banco Central anunciar dois leilões de swap tradicional extraordinários, em meio a temores dos investidores sobre a rápida disseminação do coronavírus.

Por todo o globo, o crescente número de casos da doença deixava os mercados nervosos, principalmente com aumento de casos fora da China, onde surgiu o vírus. Até esta sessão, o número de mortos na Itália havia ultrapassado 19 e novos casos na Coreia do Sul foram acima de 1.260, enquanto a Grécia e o Brasil registraram seus primeiros infectados.

O ministro da Saúde brasileiro, Luiz Henrique Mandetta, confirmou nesta quarta-feira o primeiro caso de infecção em São Paulo, de um homem de 61 anos que esteve na Itália.

Às 14:01, o dólar avançava 0,98%, a 4,4362 reais na venda, enquanto o contrato mais líquido de dólar futuro subia 0,99%, a 4,4350 reais, impulsionado pela aversão a risco nos mercados de câmbio.

Na máxima do dia, o dólar interbancário tocou 4,4360 reais, nova máxima recorde intradiária.

"O Brasil é só mais um (país com caso confirmado)", disse Alvaro Bandeira, economista-chefe do banco digital Modalmais. "Nesse final de semana do Carnaval teve um alastramento grande do vírus. Era razoavelmente esperado que essa alta do dólar pudesse acontecer", completou, citando baixa liquidez devido à Quarta-feira de Cinzas.

O movimento de força da moeda norte-americana seguia a tendência internacional, com o dólar ganhando ante 21 de seus 33 principais pares. Moedas arriscadas, como dólar australiano, peso argentino e peso mexicano registravam as quedas mais acentuadas, com o real liderando as perdas.

Em tentativa de limitar o impacto da aversão a risco sobre o mercado local, o Banco Central do Brasil anunciou nesta quarta-feira, antes da abertura, leilão de até 10 mil contratos de swap tradicional com vencimento em agosto, outubro e dezembro de 2020, em que vendeu todos os contratos.

A autarquia também ofertará na quinta-feira, entre 9h30 e 9h40, até 20 mil contratos de swap tradicional com vencimento em agosto, outubro e dezembro deste ano.

Segundo a Commcor DTVM, esses leilões extraordinários são "sinalização de vigilância àqueles que tendem a se aproveitar do cenário para elevar a cotação da divisa norte-americana por aqui".

Bandeira, do Modalmais, disse que o comportamento do dólar daqui para frente dependerá de possíveis novas atuações do BC.

Na última sessão, na sexta-feira antes do Carnaval, o dólar interbancário teve variação positiva de 0,04%, a 4,3932 reais na venda, mas chegou a bater a máxima recorde de 4,4073 reais na máxima do pregão.

Últimos comentários

jegues comprado até o talo na doleta
5 reais
O BC está lento e o atual governo perde credibilidade com o dólar neste patamar absurdo. Lamentável!
mercado assentando a marreta nos swaps
É lua
Para o DÓLAR... para a BANANA Real, o cacho vai para o chão ; )
Como será que está se saindo o Peso e o Merval dos camaradas argentinos?
Mas nao tem inflacao segundo eles, acho que so eu compro nos mercados errados onde tudo subiu 15 a 20% .... mas reduziram a divida publica manobrando Selic, e repassando o prejuizo pra nos pagadores de impostos! lamentavel
nao se preocupem oBozo e o Jegues sabem o q estão fazendo. Em breve dolar a 10 reais
O coisa boa Tomara
Ficam aplaudindo quando membros do governo dizem querem desvalorizar a moeda e abaixam juros bem fora da curva livre de risco dá nisso, agora sem margem nenhuma pra manobrar.
Bem-vindos à Venezuela da DESvalorizada Banana Real. Enquanto isso, MARCO alemão e FRANCO suíço muito bem ESTABILIZADOS ; )
Tu é engracado, perde seu tempo aqui não.
mas não é para rir. É para CHORAR mesmo ; )
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.