Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Dólar tem 2ª maior cotação da história no fechamento com incerteza comercial e ruídos na AL

Publicado 13.11.2019, 18:03
Atualizado 13.11.2019, 18:03
Dólar tem 2ª maior cotação da história no fechamento com incerteza comercial e ruídos na AL

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar voltou a fechar em alta ante o real nesta quarta-feira, na segunda maior cotação da história para um encerramento de sessão no mercado à vista, num dia de maior cautela no exterior e de nova pressão nos mercados de câmbio da América Latina.

Analistas não descartam que seja questão de tempo a moeda bater um novo recorde histórico de fechamento, mas ressalvam que o nível de 4,20 reais ainda funciona como uma forte resistência.

"A questão é: se não tiver força para furar esse nível, o dólar volta, mas se a alta for substancial, você tem o acionamento de ordens automáticas de compras que vão retroalimentar os ganhos", disse Roberto Campos, gestor sênior de câmbio da Absolute Investimentos.

A última vez que o dólar ameaçou a linha de 4,20 reais foi no fim de agosto, o que levou o Banco Central a anunciar uma operação extraordinária de venda de moeda no mercado à vista. Desde então, o BC tem feito troca de instrumentos (de swap cambial para dólar à vista), sem aumentar sua posição cambial líquida.

"Mas não há nenhum problema para o BC aumentar a posição cambial líquida agora caso o dólar supere com folga os 4,20 reais", acrescentou Campos. Por ora, o BC tem mantido sua posição cambial líquida em torno de 327 bilhões de dólares.

A recente série de altas da moeda começou em 6 de novembro, depois da frustração com o leilão do excedente da cessão onerosa. O fortalecimento da moeda foi impulsionado ainda pelo aumento das incertezas políticas locais após a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, evento que coincidiu com escalada da instabilidade política em outras economias da América Latina.

"Este tipo de dinâmica impede um pouco o investidor estrangeiro de entrar no Brasil. Não é pelo cenário, que em nada se assemelha ao Chile ou Argentina, mas pelos riscos em torno" dele, diz Dan Kawa, sócio da TAG Investimentos.

"Em vez de 'pagar antecipado', o estrangeiro está optando por esperar sinais concretos de avanço da economia. Enquanto isso, apenas alocações táticas e especulativas", completou.

Desde 6 de novembro, o dólar acumula alta de 4,85%. A moeda dos EUA sobe forte também contra peso chileno (+6,2%) e peso mexicano (+1%) no período.

Nesta quarta, o dólar negociado no mercado interbancário encerrou em alta de 0,48%, a 4,1869 reais na venda.

Esse fechamento é mais baixo apenas que o do dia 13 de setembro de 2018, quando a moeda terminou a 4,1957 reais na venda.

Na B3, o dólar futuro de maior liquidez tinha valorização de 0,17%, a 4,1810 reais.

Últimos comentários

Esse PTrump PTrader só passa vergonha kkkkkkk
Fale mal, mas SEMPRE fale de mim ; )
5.00 é logo aí hahaha
Culpa do PT ,como que arruma um país destruído em quase 2 décadas em 11 meses?Tem chão ainda pra fazer jus a bandeira,"Ordem e Progresso".
Alessandro Reis quer dizer que, se o dólar na LUA a $4,19 é culpa do PT, o IBOV na LUA a 110k também é culpa do PT ; )
Sim,PT é responsável por tudo,corruptos,escritório de propina,devia estar todos presos .Todos,sem excessao.Uma lástima,foi um retrocesso.Piedade para os bandidos que roubaram nossa nação.Rumo a um novo país,sem lado político,mas Guedes tem feito um ótimo trabalho,tentando tirar a visão negativa do mundo com nosso país.
O Laranjal do PSL é culpa do PT, o Queiroz é culpa do PT. Os milicianos sao ligados ao PT.
não tem nada de coincidência, tudo planejado pelos senhores do mundo
Tira a Dilma que o dólar cai.
Dólar a $4,19 Trumps e ninguém batendo panela. “Grande dia” ; )
"Isso tudo acontecendo e o BC de graça. Dando reservas aos pombos..."Faz arminha que baixa.
Incertezas Incertezas Incertezas é só isso que sabem escrever
bem vindo ao noticiário financeiro
Ah, alguém não gosta de ouvir a verdade. Sim, muitas incertezas, mas o mal lhe dará uma coisa que é certa: você verá novos registros históricos em breve se o BC não intervir primeiro. A década de 2020 será mais uma década perdida de oportunidades perdidas, porque temos muitos esquerdistas no Brasil tímidos e que não entendem como a economia de um país deve funcionar. Esqueça as economias globais; nós não discutiremos. A ignorância pode ser insuportável às vezes, mas mais dor é inevitável. Portanto, há um prato de certeza para você.
Daqui a pouco o BC queima mais reserva fazendo swap.
inflacao batendo a porta jajaja gasolina subindo , carne tb, tomara que nao seja tarde pro seu Campos Netos levantar o popo da cadeira e resolver trabalhar! lamentavel
jajaja ... inflação tá batendo o mínimo da banda da meta. quando foi que você viu sinais de que ela estaria acelerando?setembro a gente passou o mês todo acima de 4 e a inflação veio quanto? 0,04o repasse do cambi está muito baixo com excesso de capacidade e vendas fracas.
E o bcb já cansou de declarar: "o dever do bcb é com a inflação e não com o patamar do câmbio. salvo operações pra garantir a liquidez no mercado o bcb só irá agir quando o houver impactos na inflação que distanciem a inflação da meta" mesmo que tenha impacto na inflação estamos abaixo da meta então seria em sentido dela que iríamos. se pudesse o bcb agradeceria o mercado pelo câmbio elevado!
o pass through vai vir quando a população se lançar a qualquer consumo mínimo, ou mesmo pelo reajuste do salário mínimo de janeiro. A sopa de easing policy já está ai, é como uma câmara cheia de gás, basta uma faísca. "Agradecer pelo dolar alto" é burrice pq a crença é que com a desvalorização da nossa moeda vamos aumentar exportações (pressuposto de Currency War) assim aumentar o emprego e com isso a renda e depois o consumo. Mais do mesmo em relação ao que outros países no exterior estão fazendo e como isso tem funcionado para eles? Péssimo. A verdade é que a alta de exportações é momentânea, com receios de recessão, quem capta esse fresh money da exportação não contrata, não aumenta emprego, e o povo não vai tomar pagar mais caro em ambiente de incerteza. Na verdade, essa medida tem causado o inverso do que se espera! Taxas artificialmente baixas tem causado recrudescimento do consumidor já que a poupança dele está sendo taxada, ele poupa mais. Escola Austríaca - básico!
4,50 ⏏5,00
vai vim correcao brava o bc ainda nao ta nem se mexendo
Quando o mercado terminar a correção e começar a subir qual será o discurso?
nao entendi a posição meu caro?
 fraco
Pois é Julius, deve ser a reforma tributária a próxima desculpa, entretanto elas estão acabando. Mas sei lá se volta a subir assim!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.