Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Moedas - Panorama Semanal: 3 a 7 de junho

Publicado 02.06.2019, 08:47
Atualizado 02.06.2019, 08:47
© Reuters.

Investing.com - Os investidores estarão de olho no relatório sobre os empregos nos EUA em maio que será divulgado na sexta-feira, buscando por um sinal de força no mercado de trabalho, à medida que a escalada da guerra comercial continua a prejudicar a economia global.

A semana também trará atualizações da política monetária de vários bancos centrais, incluindo o Banco Central Europeu e a visita oficial do presidente dos EUA, Donald Trump, ao Reino Unido.

O iene teve seu melhor dia contra o dólar em quatro meses na sexta-feira, depois que a ameaça de Donald Trump, de impor tarifas sobre o México ter agitado os mercados financeiros e alimentando os temores da recessão.

Mirando o que ele chama de “um surto de imigrantes ilegais” na fronteira sul, Trump prometeu na quinta-feira impor uma tarifa sobre todos os produtos vindos do México, começando em 5% e aumentando até que o fluxo de pessoas cesse.

O peso mexicano caiu em relação ao dólar, perdendo até 3,4% em certo ponto, sua maior perda em um único dia desde outubro.

As tarifas surpresa de Trump sobre as importações mexicanas "provocaram perdas acentuadas no peso mexicano e um movimento geral de risco que fortaleceu o iene", disse Marc Chandler, estrategista-chefe de mercado da Bannockburn Global Forex LLC.

Várias moedas diferentes serviram como portos seguros durante o conflito comercial global, mas o iene esteve consistentemente entre os mais fortes neste ano, e na sexta-feira os investidores pareciam optar pela moeda japonesa.

O dólar caiu 1,19% para 108,28 por iene. Em maio, a moeda japonesa ganhou 2,72% em relação ao dólar.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O franco suíço também seduziu a compra de portos-seguros, subindo 0,67% em julho, perto do seu valor mais forte em relação ao dólar desde 10 de abril.

O impacto da escalada das tensões comerciais entre Washington e Pequim está começando a aparecer nos dados econômicos, com uma medida fundamental da atividade manufatureira chinesa decepcionando os investidores, e a mais recente salva de Trump alimentou uma corrida na sexta-feira a ativos portos-seguros, como títulos do governo e iene.

O dólar americano tem servido como uma moeda porto-seguro nos últimos tempos, mas na sexta-feira, caiu 0,39% em relação a uma cesta de outras moedas, pairando abaixo de um pico de dois anos alcançado na semana passada. No mês, o index do dólar ganhou 0,4%, ampliando sua sequência mensal vencedora para quatro.

"O dólar americano pode estar entrando em um grande ponto de virada", disse Jack McIntyre, gerente de portfólio da Brandywine Global.

As amplas perdas do dólar na sexta-feira foram agravadas por comentários de altos responsáveis da ​​política econômica, com o vice-presidente da Reserva Federal dos EUA, Richard Clarida, discutindo a possibilidade de cortes nas taxas se a maior economia do mundo piorar, apesar de também ter ponderado que a economia dos EUA está em “um lugar muito bom”.

Os futuros de taxas de juros dos EUA ampliaram a expectativa dos investidores por pelo menos um corte de taxa do Federal Reserve até o final do ano.

Os dados do governo na sexta-feira mostraram uma recuperação modesta na inflação em abril, enquanto um relatório privado indicou uma melhora mais forte do que a prevista na atividade manufatureira no Meio-Oeste americano em maio.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Antes da próxima semana, o Investing.com compilou uma lista de eventos significativos que podem afetar os mercados.

Segunda-feira, 3 de junho

PMI Industrial da China Caixin(maio)

PMI Industrial do Reino Unido (maio)

PMI Industrial dos EUA (maio)

Discurso de Bullard, Membro do FOMC

Terça-feira, 4 de junho

Vendas no varejo da Austrália (abril)

Decisão de taxa de juros de RBA

IPC da Zona Euro (maio)

Discurso do Presidente do Fed, Powell

Pedidos de fábrica nos EUA (abril)

Quarta-feira, 5 de junho

PIB da Austrália (Q1)

PMI de Serviços da China Caixin (maio)

PMI de Serviços do Reino Unido (maio)

Folha de pagamento não-agrícola dos EUA da ADP (maio)

PMI não industrial dos EUA do ISM (maio)

Discurso do Membro do FOMC, Clarida

Discurso do Membro do FOMC, Bostic

Quinta-feira, 6 de junho

Discurso do Governador do BoE, Carney

Reunião do BCE e Conferência de Imprensa

Pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA

Discurso de Williams do FOMC

Sexta-feira, 7 de junho

Feriado do mercado de China

Relatório de Empregos do Canadá (maio)

Folha de pagamento não-agrícola dos EUA (maio)

- Reuters contribuiu para esta matéria



Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.