Nova carteira do Ibovespa traz BR Distribuidora; Forjas Taurus entra em 4 índices

Nova carteira do Ibovespa traz BR Distribuidora; Forjas Taurus entra em 4 índices

Arena do Pavini  | 07.01.2019 15:26

Nova carteira do Ibovespa traz BR Distribuidora; Forjas Taurus entra em 4 índices e já sobe 70% no a

Arena do Pavini - A nova carteira do Índice Bovespa, válida até abril, entrou em vigor hoje, com a inclusão das ações ordinárias (ON, com voto) de Petrobras Distribuidora (SA:BRDT3) e as saídas da ação preferencial (PN, sem voto) série B da Copel (SA:CPLE6) e da ordinária de Fibria (SA:FIBR3). A fabricante de celulose está se unindo à Suzano (SA:SUZB3) Papel. Com isso, o índice, que tinha 66 ações, agora terá 65, de 62 empresas, já que algumas tem mais de um tipo de ação no indicador.

Os cinco ativos com maior peso na composição do índice são: Itau Unibanco PN (10,801%), Vale ON (SA:VALE3) (10,774%), Bradesco (SA:BBDC4) PN (8,570%), Petrobras PN (SA:PETR4) (7,208%) e Petrobras ON (SA:PETR3) (5,015%). Para efeitos de comparação, os ativos que apresentaram o maior peso na composição da carteira anterior do índice válida de 03 de setembro de 2018 a 04 de janeiro de 2019 foram: Vale ON (12,886%), Itau Unibanco PN (10,442%), Bradesco PN (7,180%), Petrobras PN (6,444%) e Ambev (SA:ABEV3) ON (6,421%). Destaque para o aumento da participação de Petrobras no índice, desbancando a Ambev, que passou por um momento negativo pelos resultados abaixo do esperado.

A composição do índice é importante porque muitos investidores locais e estrangeiros a usam para montar suas carteiras. Dessa forma, podem usar o mercado futuro de índice para proteger suas aplicações ao menos parcialmente. Outros usam o índice como referência para aplicações no país, uma vez que o Ibovespa reúne as maiores empresas por valor de mercado que são mais negociadas, ou seja, mais líquidas, fáceis de comprar e vender. E há os fundos passivos, que simplesmente compram as mesmas ações do índice. Uma ação que entra no índice ganha portanto espaço nas carteiras dos grandes investidores e quem sai perde espaço.

A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia, no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor. A B3 também divulga as carteiras dos outros índices calculados. As alterações estão nos arquivos anexos.

IBrX-50 tem 4 entradas e 5 saídas

Mas não foi só o Ibovespa que atualizou sua carteira. Outros 22 índices, incluindo o Ifix, que fundos imobiliários, também foram atualizados. No Índice Brasil Bovespa 50 (IBrX-50), que reúne as ações das 50 maiores empresas do mercado e as mais negociadas, e que serve de referencial para o fundo passivo com cotas negociadas em bolsa It Now PIBB (PIBB11), o mais antigo ETF do Brasil, entraram quatro ações: Gol PN (GOLL4 (SA:GOLL4)), Petrobras Distribuidora (BRDT3), Eletrobrás PNB (ELET6 (SA:ELET6)) e Natura ON (SA:NATU3).

Saíram do índice Fleury ON (SA:FLRY3), MRV ON (SA:MRVE3), Equatorial ON (SA:EQTL3), Fibria ON (FIBR3), Log Com Properties ON (LOGG3). O índice tinha 51 ações e agora passou a ter 50.

Hapvida (SA:HAPV3) e Intermédica entram no IBRx-100

Já o IBrX 100, que é mais usado por fundos de pensão e alguns fundos de investimentos, registrou a entrada de Hapvida ON (HAPV3), Tenda ON (SA:TEND3), Tupy ON (TUPY3 (SA:TUPY3)), Intermédica ON (GNDI3 (SA:GNDI3)) e Cemig (SA:CMIG4) ON (CMIG3 (SA:CMIG3)).

Saíram Alupar Unit (SA:ALUP11), Arezzo ON (SA:ARZZ3), Lojas Americanas (SA:LAME4) PN LAME4, Wiz ON (WIZS3 (SA:WIZS3)) e Fibria ON (FIBR3).

Forjas Tauros entra nos índices de Governança e Small Caps

Estrela do mercado após a ascensão política de Jair Bolsonaro, as ações preferenciais da fabricante de armas Forjas Taurus (SA:FJTA3) são destaque, estreando em quatro índices da bolsa. De papel negociado por menos de R$ 1,00, quase expulso do pregão pelo baixo valor, a empresa chegou a subir 1.000 no ano passado com os primeiros sinais de vitória do capitão reformado, que tem como principal item de sua plataforma a ampliação do direito de compra e porte de armas pela população. Acabou recuando depois e fechou o ano com alta de 180% no papel ON, maior alta da bolsa, e o PN, 131%, a sexta maior alta, um movimento que mostra o risco de o investidor entrar na euforia em uma ação especulativa.

Papel sobe mais de 70% em 3 dias

Só nestes três primeiros pregões de 2019, porém, a ação ON da Forjas Taurus já subiu 70% até sexta-feira, enquanto o PN sobe 77,8%.

Forjas Taurus PN (SA:FJTA4) passou a fazer parte do Índice Brasil Amplo (IBrA), que reúne todas as ações com um mínimo de liquidez, excluindo os recibos de ações estrangeiras (BDR). O índice tem hoje 139 papéis, entre os quais agora a fabricante de armas.

A Taurus, que até alguns anos atrás enfrentava disputas entre acionistas e controladores, também faz parte agora do Índice de Governança Corporativa Trade (IGTC) e do Índice de Small Caps, ou de pequenas empresas (SMLL) e do Índice do Setor Industrial (INDX).

Desses índices os mais relevantes são o de governança (IGTC) e o de Small Caps (SMLL), que são acompanhados por alguns gestores de fundos de ações e tem fundos passivos com cotas negociadas em bolsa.

A entrada de Forjas Taurus nesses índices deve aumentar ainda mais sua liquidez no mercado.

Por Arena do Pavini

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Walber Robson
Walber Robson

Concordo plenamente com o Francisco. Sintetizou perfeitamente e trouxe as informações necessárias de forma rápida mas abrangente. Parabéns pela matéria!  ... (Leia Mais)

08.01.2019 11:05 GMT· Responder
Francisco Aguiar
Francisco Aguiar

Falou pouco e disse muito! Parabéns pela síntese! Ótimo artigo com excelente capacidade de justaposição de temas.   ... (Leia Mais)

07.01.2019 22:05 GMT· Responder
Francisco Aguiar
Francisco Aguiar

Falou pouco e disse muito! Parabéns pela síntese! Ótimo artigo com excelente capacidade justaposição de temas!   ... (Leia Mais)

07.01.2019 22:04 GMT· Responder
Ruiter Tim
Ruiter Tim

Top  ... (Leia Mais)

07.01.2019 21:40 GMT· Responder
João Silva Antônio
João Silva Antônio

Um Bolsomico no índice KKKK  ... (Leia Mais)

07.01.2019 20:29 GMT· Responder
Lia Mara Marcondes
Lia Mara Marcondes

Muito bom   ... (Leia Mais)

07.01.2019 20:24 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App