Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ativa adiciona Arezzo, Equatorial, Suzano e Raia Drogasil à carteira de dezembro

Publicado 01.12.2020, 17:20
Atualizado 01.12.2020, 17:26
© Reuters.

Por Ana Julia Mezzadri

Investing.com - Em sua carteira recomendada de ações para dezembro, a Ativa Investimentos optou por substituir as ações de Sabesp (SA:SBSP3), Gerdau (SA:GGBR4), Lojas Americanas (SA:LAME4) e Sulamérica (SA:SULA11) por Arezzo, Equatorial Energia, Suzano e Raia Drogasil.

Assim, a carteira de ações recomendadas da Ativa Investimentos para dezembro é composta de Petrobras (PETR4), com 10% de participação; Vale (VALE3), com 7,5%; Suzano (SUZB3), com 5%; Itaú Unibanco (ITUB4), com 7,5%; Bradesco (BBDC4), com 5%, Banco do Brasil (BBAS3), com 7,5%; B3 (B3SA3), com 7,5%; Lojas Renner (LREN3), com 10%; Arezzo (ARZZ3), com 5%; Petrobras Distribuidora (BRDT3), com 7,5%; Pão de Açúcar (PCAR3), com 5%; Raia Drogasil (RADL3), com 5%; Telefônica Brasil (VIVT3), com 7,5%; Equatorial Energia (EQTL3), com 5%; e YDUQS, (YDUQ3), com 5%. 

A escolha da Arezzo vem por a corretora ver uma ampliação dos negócios da companhia com a aquisição da Reserva; a da Equatorial Energia, por enxergar espaço para o turnaroud de suas distribuidoras, com baixa alavancagem e fôlego para investir; a da Suzano, pelo aumento no preço da celulose de fibra curta no mercado chinês; e a da Raia Drogasil, por acreditar que seja uma companhia resiliente que passa por um processo de digitalização em um mercado pulverizado.

A opção excluir as ações da Sabesp da carteira, por outro lado, ocorre pela falta de resolução quanto a uma capitalização ou privatização no médio prazo; enquanto a realização de lucro da Gerdau ocorreu pois a Ativa acredita já ter capturado um upside interessante. Lojas Americanas e Sulamérica, por sua vez, deixaram a lista porque a corretora enxerga mais potencial em outros papéis, ainda que veja ambas as empresas com viés positivo.

No mês passado, a Carteira Strategy da Ativa teve alta de 15,97%, enquanto o Ibovespa apresentou valorização de 15,9%.

 

Arezzo

A Ativa acredita que a expertise do grupo no modelo de franquias pode alavancar o modelo da Reserva, adquirida recentemente. Além disso, o contrato recente para ser a única distribuidora da marca Vans no Brasil reforça a estratégia da companhia de se tornar uma plataforma mais ampla de marcas. 

Itaú Unibanco

ITUB4 é o papel preferido da corretora no setor bancário principalmente por sua performance operacional, que tende a superar as expectativas do mercado. Além disso, a Ativa vê o setor bancário como descontado no momento. O fato de o banco ter sido o player que mais realizou provisões durante o semestre, junto de seus bons indicadores de qualidade de crédito, abrem espaço para uma reclassificação das provisões como lucro com a melhora macroeconômica.

Banco do Brasil

O banco apresenta, historicamente, uma relação P/LPA menor que a dos pares, o que sustenta margem de valorização, na visão da Ativa, principalmente caso a melhoria na gestão e a possibilidade de privatização se concretizem. 

B3

A B3 detém o monopólio na negociação de ativos de renda variável no Brasil, e se mostra resiliente quando o cenário é desafiador. Além disso, está em tendência de crescimento, conforme destaca a corretora.

YDUQS

Apesar de acreditar que o setor da educação ainda irá sofrer com a deterioração econômica, a Ativa vê com bons olhos a gestão e o posicionamento da Yduqs, e destaca que as ações têm um desconto relevante considerando seu valor intrínseco. A corretora menciona ainda a saúde financeira e a boa geração de caixa.

Petrobras

Apesar de ter apresentado resultados abaixo das expectativas, a companhia tem um prognóstico mais animador para o médio prazo. Considerando a resiliência operacional e a disciplina financeira nos últimos trimestres, a Ativa vê upside na performance com melhores condições mercadológicas nos próximos meses. Além disso, desinvestimentos, corte de despesas operacionais e otimização de custos podem possibilitar ganhos.

GPA

A companhia segue reportando crescimento robusto de vendas, assim como melhores margens e um maior marketshare. Além dos múltiplos descontados, a empresa se destaca, na visão da Ativa, por manter seu plano de expansão, conversão e reforma de lojas, assim como seu processo de desalavancagem financeira.

Telefônica (SA:VIVT4)

A Ativa acredita que a empresa esteja bem posicionada para se adaptar às novas dinâmicas do setor, além de ter capacidade de gerar caixa mesmo em cenários adversos. A corretora destaca ainda as oportunidades que podem vir da venda da operação móvel da Oi (SA:OIBR3) e da chegada do 5G. Outros pontos interessantes são o valuation atrativo combinado com um bom dividend yield.

Equatorial

A Ativa acredita que a Equatorial se destaca com seu modelo de gestão com foco na disciplina financeira e no ganho de eficiência operacional, além da admitida possibilidade de crescimento por meio de aquisições.

Raia Drogasil

A companhia segue com forte crescimento orgânico e inorgânico, e muitas de suas lojas ainda não atingiram seu potencial de receita e rentabilidade. A corretora destaca ainda a diversificação da rede de lojas geográfica e demograficamente, o potencial de concentração do setor e a digitalização.

Suzano

A corretora acredita que a acomodação da capacidade somada à resiliência da demanda, sobretudo chinesa, devam criar condições para que o preço da celulose de fibra curta se altere de forma sustentável em 2021, permitindo que a empresa siga gerando fluxo de caixa operacional e consiga reduzir sua alavancagem. Dada a liderança da companhia na produção de papel, a Ativa vê os múltiplos descontados. A corretora destaca ainda o baixo custo-caixa de celulose, a escala e a proximidade das florestas da companhia aos parques fabris, permitindo um aumento de margens.

Bradesco

O banco vem buscando um novo posicionamento, visando a integração de transações bancárias com a tecnologia, o que tem mostrado resultados, com base no desempenho do Next. A Ativa acredita que, mesmo com a baixa taxa de juros e com condições instáveis, o banco desempenhou bem sua estratégia de aumento de PDD, o que faz dele uma boa opção no setor.

Lojas Renner

Destaque entre os players do varejo por seu grande poder de pricing, branding e disposição geográfica, a companhia segue com baixo nível de endividamento, mesmo com o reforço de sua posição de caixa, o que reflete a boa gestão. A Ativa destaca ainda o processo de crescimento orgânico, os investimentos e a transformação digital.

BR Distribuidora

Na visão da corretora, o trimestre foi de superação e resiliência para a companhia, que conseguiu mitigar problemas vindos da natureza cíclica de sua operação. A Ativa acredita que as medidas fora da curva, como a parceria com a AME, são um diferencial, assim como a capacidade de otimização de despesas, desinvestimentos, sourcing e pricing.

Vale

A escolha da Vale se baseia na perspectiva de sucesso da estratégia de alcançar o nível produtivo de 400 milhões de toneladas de minério de ferro em 2022 e de obter maiores margens. Além disso, a corretora vê com bons olhos a melhora na governança e a estabilização da dívida líquida.

Últimos comentários

OIBR3 34R$📈🚀💵 rumo aos 4 milhões de clientes ativos na FTTH 2021
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.