Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Guide troca Magalu, BR Dist. e BR Malls por Centauro, Rumo e Vale para a semana

Publicado 21.01.2020, 09:18
Atualizado 21.01.2020, 09:19
Guide troca Magalu, BR Dist. e BR Malls por Centauro, Rumo e Vale para a semana

Por Gabriel Codas

Investing.com - Na parte final da tarde de ontem, a Guide Investimentos anunciou a atualização de sua carteira de ações para o período entre os dias 20 e 24 de janeiro. Para a semana, a corretora optou por três modificações, com as entradas de Centauro, Rumo e Vale, nos lugares de Magazine Luiza (SA:MGLU3), BR Distribuidora (SA:BRDT3) e BR Malls (SA:BRML3).

A carteira semanal encerrou a última semana em alta de 0,94%, abaixo do seu índice de referência (Ibovespa), que somou 0,98%. Cryela, com ganhos de 2,73% foi o destaque positivo, com BR Malls, cedendo 0,37%, o negativo.

As bolsas globais apresentaram um desempenho positivo na semana que foi influenciado principalmente pela 1ª fase do acordo comercial entre EUA e China que foi assinado, divulgação de dados econômicos acima do esperado pelo mercado, como o PIB chinês que em 2019 cresceu a um ritmo de 6,1% e início de uma temporada de balanços positivos nos EUA.

Por aqui, o índice local acompanhou a tendência das bolsas internacionais e terminou com um aumento de 0.98%, enquanto que o dólar depreciou no período.

A estratégia para a Centauro tem como base sua boa performance desde sua oferta pública, e recentes quedas que abrem oportunidades de entrada no ativo. O call para Rumo é bastante similar ao de Centauro, que teve baixas recentes no papel. E por fim, pensamos em Vale pela recuperação da empresa desde o desastre de Brumadinho, em conjunto com a tendência de um aumento do preço do minério de ferro, divulgação de dados operacionais do 4T19 seu potencial para o pagamento de dividendos.

A corretora destaca que segue acreditando que Magazine Luiza tem bastante espaço para crescer, seguindo a tendência do setor de varejo, mas resolveu optar por Centauro, pensando em uma visão de curto prazo, assim como para os outros ativos da carteira semanal.

Veja o que os analistas escreveram:

Entrada: Rumo

“Em relação à Rumo, a empresa vem entregando resultados robustos, reportando uma forte geração de caixa operacional, com crescimento dos volumes transportados e ganhos de eficiência em sua operação. Acreditamos que essa tendência positiva deve permanecer em 2019. A empresa ainda possui contratos comerciais com clientes que garantem a previsibilidade de 70% das receitas, por meio de volumes acordados antes do início da safra. Ou seja, a Rumo consegue se defender da volatilidade do mercado, e de influências externas – algo que torna o ativo relativamente mais defensivo vis-à-vis outros players do mercado.

Sustentamos como recomendação do ativo: (i) sinalizações de incentivo às concessões por parte do governo; (ii) conclusão da renovação antecipada da Malha Paulista ainda no 2S19; (iii) expectativa de continuidade no ciclo de crescimento nos volumes de grãos nos próximos trimestres; e (iv) potencial de sinergias dos investimentos estratégicos na Malha Sul, Projeto Sorriso e Araucária. Vale (SA:VALE3) ainda comentar que o aumento nos preços dos fretes rodoviários também pode acelerar, e beneficiar, o transporte de grãos via ferrovias”.

Entrada: Centauro

“Sustentamos nossa recomendação: (i) continuidade no ritmo de expansão de lojas e conversão da rede para o modelo G5, com foco em uma melhor experiência de compra para o cliente; (ii) continuidade no crescimento robusto através do modelo omnicanal, por meio da captação de dados e informações a respeito do comportamento de compra dos clientes; (iii) nível de satisfação do cliente em patamares elevados (NPS de 83); (iv) ganhos de escala com o aumento do número de lojas e gestão eficiente dos custos e despesas”.

Entrada: Vale

“Seguimos com uma visão construtiva para a Vale. Ressaltamos o foco do management no controle de custos, além da contínua redução de capex e endividamento.

No curto prazo, os papéis da mineradora devem continuar voláteis, reflexo do fluxo de notícias negativas em torno da empresa dados os danos de imagem à companhia e provisões para pagamento de multas e indenizações. Algo que poderá aumentar o passivo de contingentes da VALE3, além de atrasar também as concessões e licenças ambientais nas operações do Brasil.

Por outro lado, (i) a forte valorização do minério no mercado internacional e (ii) a maior demanda da China por minério de maior qualidade; além (iii) das melhorias operacionais, reflexo da forte redução de custo caixa, deverão compensar tais efeitos negativos e queda de produção.

Avaliamos a entrada em Vale nesse momento a patamares interessantes, negociada a 4.9x EV/Ebitda, contra uma média de 6x do setor”.

Saída: BR Malls

“Continuamos vendo um cenário favorável para BR Malls em meio ao cenário positivo para o consumo. Contudo, pensando em uma estratégia de curto prazo, acreditamos que a Rumo tenha um desempenho mais favorável no curto prazo.

Ressaltamos que hoje começa o Fórum Econômico Mundial de Davos e ocorre até sexta-feira, onde uma variedade de tópicos relevantes serão discutidos. Dentre eles, muito provavelmente algo relacionado ao incentivo às concessões e incentivo ao investimento em infraestrutura. Além disso, as recentes quedas do ativo abrem uma oportunidade interessante de entrada no papel.”.

Saída: Magazine Luiza

“Nesta semana, optamos por abrir mão dos ativos de MGLU3 para dar entrada aos de CNTO3.

Ambas as empresas pertencem ao mesmo setor e estão em um bom momento de mercado. No entanto, como temos para esta carteira uma estratégia de curto prazo, acreditamos que entre as duas, Centauro pode trazer novas oportunidades em função das quedas na semana passada.

Vale lembrar que continuamos acreditando na força da Magazine Luiza, mas optamos por Centauro nessa semana seguindo a estratégia da carteira semanal”.

Saída: BR Distribuidora

“Ainda pensando na estratégia de curto prazo, resolvemos nesta semana dar espaço para a Vale, que vem recuperando seus números desde o desastre de Brumadinho e ainda apresenta grande capacidade para pagar maiores dividendos nesse ano.

Além disso, a empresa pode se beneficiar pelo aumento no preço do minério de ferro.

Vale ressaltar que ainda acreditamos no potencial de crescimento de BRDT3, mas o ativo pode permanecer pressionado em meio a definição da oferta pública da Petrobras para a venda do restante da participação da companhia”.

Composição: Cyrela (SA:CYRE3), B3, Centauro (SA:CNTO3), Rumo (SA:RAIL3) e Vale (SA:VALE3).

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.