Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Economia da China mostra força com dados do 3º tri mas esforços para conter riscos começam a pesar

Publicado 19.10.2017, 07:19
Atualizado 19.10.2017, 07:20
© Reuters.  Economia da China mostra força com dados do 3º tri mas esforços para conter riscos começam a pesar

Por Kevin Yao e Elias Glenn

PEQUIM (Reuters) - O crescimento econômico da China deve acelerar pela primeira vez em sete anos neste ano depois de atingir as expectativas no terceiro trimestre, mas os esforços para reduzir os riscos no setor imobiliário e das dívidas começam a pesar em partes da segunda maior economia do muindo.

Os esforços de Pequim para consolidar e reestruturar seu setor industrial deram frutos uma vez que a produção industrial superou as expectativas, enquanto os fortes gastos fiscais e o investimento público sustentado ajudaram a ampliar a demanda doméstica.

Mas permanecem as preocupações de que grande parte do crescimento seja devido à dívida, com o presidente do banco central, Zhou Xiaochuan, tendo alertado nesta quinta-feira para a alavancagem corporativa e das famílias.

A repressão aos riscos financeiros e medidas para esfriar o mercado imobiliário já começaram a ter efeito. A expansão de novas construções desacelerou e as vendas de propriedades caíram pela primeira vez em mais de dois anos e meio em setembro.

No geral, a economia esteve sólida e deve superar confortavelmente a meta do governo de cerca de 6,5 por cento para este ano e a taxa de 6,7 por cento vista em 2016, que representou a mínima em 26 anos.

"Os dados mostram que alguma desalavancagem continua e que as reformas do governo estão funcionando, mas que o crescimento ainda está sendo sustentado a uma taxa razoável", disse Kaori Yamato, economista sênior do Instituto de Pesquisa Mizuho.

A economia cresceu 6,8 por cento no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters e contra 6,9 por cento no segundo trimestre, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Estatísticas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Os números entretanto levantam dúvidas sobre a projeção mais otimista feita pelo presidente do banco central nesta semana. Zhou disse no domingo que o Produto Interno Bruto (PIB) poderia crescer 7 por cento no segundo semestre.

A produção industrial da China cresceu 6,6 por cento em setembro sobre o mesmo período do ano anterior, superando as expectativas de 6,2 por cento, enquanto o investimento em ativos fixos cresceu 7,5 por cento entre janeiro e setembro, contra expectativa de 7,7 por cento.

Já as vendas no varejo avançaram 10,3 por cento em setembro sobre o ano anterior, contra expectativa de aumento de 10,2 por cento. A renda disponível cresceu 7,5 por cento nos primeiros nove meses do ano, taxa mais rápida em dois anos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.