Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Empresas da zona do euro encerram 2º tri com crescimento mais lento, mostra PMI

Publicado 23.06.2017, 07:04
Atualizado 23.06.2017, 07:10
© Reuters.  Empresas da zona do euro encerram 2º tri com crescimento mais lento, mostra PMI

© Reuters. Empresas da zona do euro encerram 2º tri com crescimento mais lento, mostra PMI

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - O crescimento empresarial da zona do euro perdeu força inesperadamente no final do primeiro semestre após repentina desaceleração no ritmo de expansão das empresas de serviços, mostrou nesta sexta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

Mas com a inflação relativamente resiliente e o crescimento geral ainda forte, a pressão deve permanecer sobre as autoridades do Banco Central Europeu (BCE) para reduzirem em breve a política monetária ultrafrouxa.

O PMI Composto do IHS Markit para junho caiu a 55,7 de 56,8 em abril e maio, o que havia sido o nível mais alto desde abril de 2011. Leitura acima de 50 indica crescimento.

Pesquisa da Reuters apontava expectativa de que não houvesse mudança no índice e nenhum dos economistas consultados esperava queda tão grande.

"No momento não estou tão preocupado com isso", disse Chris

Williamson, economista-chefe do IHS Markit. "Podemos estar chegando ao estágio em que o crescimento foi forte por alguns

meses e estamos atingindo alguns tetos em termos do grau em que as empresas podem expandir a capacidade."

Williamson disse que o PMI indica crescimento do PIB no segundo trimestre de 0,7 por cento, contra expectativa em pesquisa da Reuters neste mês de 0,5 por cento.

As empresas do dominante setor de serviços do bloco não tiveram desempenho como esperado. O PMI de serviços caiu a 54,7 de 56,3, bem abaixo até da previsão mais pessimista em pesquisa da Reuters com mais de 40 economistas.

Já a indústria teve um mês melhor do que o esperado. O PMI de indústria avançou para a máxima de mais de seis anos de 57,3 ante 57,0 e expectativa de 56,8 na pesquisa.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.