Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

UE expressa ceticismo com garantias de May para cidadãos do bloco no Reino Unido após Brexit

Publicado 23.06.2017, 10:39
Atualizado 23.06.2017, 10:39
© Reuters. Primeira-ministra britânica, Theresa May, em cúpula da União Europeia em Bruxelas, na Bélgica

Por Philip Blenkinsop e Gabriela Baczynska

BRUXELAS (Reuters) - Theresa May disse que sua oferta de garantir os direitos dos cidadãos da União Europeia que moram no Reino Unido depois da desfiliação britânica do bloco foi "muito justa e muito séria", mas seus pares na UE expressaram ceticismo, e o líder da Bélgica disse que a oferta pode conter uma surpresa desagradável do tipo "gato por lebre".

"Quero assegurar a todos os cidadãos da UE que estão no Reino Unido, que construíram suas vidas e lares no Reino Unido, que ninguém terá que partir. Não veremos famílias sendo divididas", disse a primeira-ministra britânica a repórteres nesta sexta-feira, segundo dia de uma cúpula da UE em Bruxelas.

"Na noite passada fiquei satisfeita de conseguir delinear o que é uma oferta muito justa e muito séria para cidadãos da UE que estão morando no Reino Unido", disse, acrescentando que irá divulgar propostas detalhadas na segunda-feira e buscar direitos recíprocos para cerca de um milhão de britânicos que vivem em outros países da UE.

Mas os líderes do bloco querem mais detalhes.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, classificou a oferta de May como um "bom começo", mas deixou claro que seu foco está no futuro da UE sem um Reino Unido que muitos veem como politicamente abalado por divergências a respeito do chamado Brexit, que se intensificaram desde que May perdeu sua maioria parlamentar na eleição de 8 de junho.

Em nome da Polônia, cujos 800 mil cidadãos são o maior contingente dos 3 milhões de europeus em solo britânico, o vice-ministro das Relações Exteriores, Konrad Szymanski, disse: "Valorizamos o esforço, mas a oferta não cumpre todos os critérios que a UE acordou como linhas vermelhas".

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, a achou "particularmente vaga" e a descreveu usando uma expressão flamenga a respeito de um presente duvidoso equivalente a "gato por lebre".

Jean-Claude Juncker, chefe do executivo da UE, disse: "Este é um primeiro passo, mas este passo não é suficiente".

Em particular, os outros 27 países da UE querem que seus cidadãos possam cobrar seus direitos no Reino Unido por meio do Tribunal de Justiça da União Europeia, algo que May descartou totalmente.

Eles também questionam sua tentativa de limitar estes direitos potencialmente às pessoas que já moravam no Reino Unido antes de ela desencadear o Brexit três meses atrás.

May delineou cinco princípios, em especial que nenhum cidadão da UE residente em solo britânico até uma data limite será deportado. Cidadãos do bloco que moram no Reino Unido há cinco anos podem ficar para sempre. Outros terão permissão de ficar até cumprirem o prazo de cinco anos, a burocracia para a residência permanente será reduzida e haverá um período de tolerância de dois anos para evitar situações precárias.

(Reportagem adicional de Alastair Macdonald, Robin Emmott, Jan Strupczewski, Elizabeth Miles, Charlotte Steenackers, Philip Blenkinsop, Elizabeth Piper, Noah Barkin, Tom Koerkemeier, Andreas Rinke, Jean-Baptiste Vey, Peter Maushagen e Julia Fioretti em Bruxelas)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.