Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Varejo do Brasil volta a crescer em janeiro e acima do esperado

Publicado 13.03.2018, 11:01
Atualizado 13.03.2018, 11:01
© Reuters. Consumidores fazem compras em mercado em São Paulo

Por Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - As vendas varejistas do Brasil voltaram a crescer em janeiro e acima do esperado, puxadas pelos supermercados em um ambiente favorecido pela inflação e juros baixos que ajudam o consumo, indicando recuperação gradual da atividade.

Em janeiro, as vendas no varejo subiram 0,9 por cento em relação ao mês anterior, dado mais forte desde junho de 2017, quando houve ganho de 1,1 por cento, e acima da expectativa de alta de 0,6 por cento em pesquisa da Reuters.

Em dezembro, revisou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, as vendas encolheram 0,5 por cento, contra queda de 1,5 por cento informada antes.

"Há um incremento nas vendas e o comércio se mantém em trajetória ascendente. O ritmo das vendas ainda é gradual visto que nos últimos meses ele subiu e desceu com uma certa frequência. Mas a trajetória é positiva", resumiu a economista do IBGE Isabella Nunes.

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve avanço de 3,2 por cento, melhor leitura para janeiro em quatro anos e acima da projeção de 2,5 por cento no levantamento da Reuters.

O setor de varejo brasileiro vem se beneficiando do aumento da renda e da melhora do crédito, diante da contínua redução da taxa básica de juros em um ambiente de inflação fraca.

O IBGE informou que em janeiro o aumento das vendas foi generalizado entre as atividades pesquisadas, com destaque para o avanço mensal de 2,3 por cento em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

"Por trás disso está claramente crescimento da massa salarial e inflação baixa, especialmente para alimentos", completou Isabella.

Também foi relevante para o resultado a alta de 6,8 por cento na comercialização de Outros artigos de uso pessoal e doméstico.

No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, as vendas recuaram 0,1 por cento em janeiro sobre dezembro, com queda de 0,2 por cento em Material de construção mas ganhos de 3,8 por cento em Veículos e motos, partes e peças.

Dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) indicam que fevereiro a recuperação pode ter continuado, após a confiança do comércio brasileiro ter atingido no mês o nível mais alto em quase quatro anos.

Veja os principais resultados mensais do comércio (em %):

Atividade Dezembro Janeiro

Comércio Varejista -0,5 +0,9

1.Combustíveis e lubrificantes -1,0 -0,3

2.Hipermercados, supermercados, -1,7 +2,3

produtos alimentícios, bebidas e fumo

3.Tecidos, vestuário e calçados +0,6 +0,9

4.Móveis e eletrodomésticos -3,5 -2,3

5.Artigos farmacêuticos e perfumaria +1,4 -2,5

6.Livros, jornais e papelaria -3,9 +0,3

7.Equipamentos, material para -0,8 +3,7

escritório e comunicação

8.Outros artigos de uso doméstico -7,2 +6,8

© Reuters. Consumidores fazem compras em mercado em São Paulo

Comércio Varejista Ampliado -0,4 -0,1

9.Veículos, motos, peças e partes -0,1 +3,8

10.Material de construção -1,8 -0,2

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.