Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Forças iraquianas liberam centenas de civis em Mosul

Publicado 24.06.2017, 10:47
Atualizado 24.06.2017, 10:50
© Reuters.  Forças iraquianas liberam centenas de civis em Mosul

Por Marius Bosch

MOSUL (Reuters) - Forças iraquianas abriram rotas de saída para centenas de civis para fugir da Cidade Velha de Mosul neste sábado, enquanto lutam para retomar o antigo bairro de militantes do Estado islâmico, última posição do chamado "califado".

    As unidades de guerra urbana treinadas pelos Estados Unidos estavam canalizando a investida ao longo de duas ruas que convergem para o coração da Cidade Velha, com objetivo de isolar os insurgentes jihadistas em quatro blocos.

    As Nações Unidas alertaram para o aumento do número de mortos entre civis na cidade velha fortemente povoada, dizendo que até 12 foram mortos e feridos na sexta-feira.

    "A luta é muito intensa na Cidade Velha e os civis estão em risco extremo. Há relatos de que milhares, talvez até dezenas de milhares, de pessoas estão sendo mantidas como escudos humanos (pelo Estado islâmico)", disse Lise Grande, coordenadora humanitária da ONU no Iraque.

    As autoridades iraquianas esperam declarar a vitória na cidade iraquiana do norte no feriado muçulmano do Eid, que marca o fim do mês de jejum do Ramadã, nos próximos dias.

    O avanço do governo estava abrir corredores de fuga para civis abandonados por trás das linhas do Estado islâmico.

    Pelo menos 100 civis atingiram a segurança de uma área de governo a oeste da Cidade Velha em 20 minutos, mostrando cansaço, pavor e fome. Soldados deram comida e água.

    Mais de 100 mil civis, dos quais metade são criados como filhos, ficam presos nas antigas casas da Cidade Velha, com pouca comida, água ou tratamento médico.

    Organizações de ajuda e autoridades iraquianas dizem que o Estado islâmico estava tentando impedir que civis saíssem para usá-los como escudos humanos. Centenas de civis que fogem da Cidade Velha foram mortos nas últimas três semanas.

    A ofensiva do governo iraquiano tirou vários centros urbanos importantes no oeste e norte do país do Estado Islâmico nos últimos 18 meses.

    Neste fim de semana, a área ainda sob controle do chamado Isis tinha menos de 2 quilômetros quadrados de extensão, contornando a margem ocidental do rio Tigre que divide Mosul.

    A queda de Mosul marcaria o fim da metade iraquiana do "califado" do Isis como uma estrutura quase-estatal, mas ainda manteria extensões consideráveis, principalmente rurais e de pequenas cidades, tanto do Iraque como da Síria.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.