Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Ibovespa sobe com recuperação de ações atreladas a economia doméstica; Petrobras recua

Publicado 22.05.2018, 17:52
Atualizado 22.05.2018, 17:52
© Reuters. Pessoas olha para quadro de flutuações do mercado na Bovespa, São Paulo, Brasil

© Reuters. Pessoas olha para quadro de flutuações do mercado na Bovespa, São Paulo, Brasil

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta terça-feira, apoiado na recuperação de ações atreladas à economia doméstica, particularmente bancos, enquanto papéis ligados a commodities fecharam na ponta negativa, incluindo as ações da Petrobras em meio a ruídos sobre os preços de combustíveis.

O índice de referência do mercado acionário doméstico subiu 1,13 por cento, a 82.738 pontos. O volume financeiro do pregão somou 14 bilhões de reais.

De acordo com profissionais da área de renda variável ouvidos pela Reuters, o arrefecimento da tensão comercial entre Estados Unidos e China no front externo e a atuação mais assertiva do Banco Central brasileiro no câmbio trouxeram algum ânimo aos negócios, mas o cenário ainda não inspira otimismo.

"É um dia de alívio, mas não significa que marca uma retomada da trajetória de alta, disse o estrategista para pessoa física da Santander (SA:SANB11) Corretora, Ricardo Peretti.

Para ele, o Ibovespa deve continuar negociando entre 81 mil e 85 mil pontos em razão de incertezas presentes no horizonte, como a velocidade da alta de juros nos EUA, o quadro eleitoral no Brasil e o ritmo de recuperação da economia doméstica, após dados um pouco aquém do esperado no primeiro trimestre.

A queda recente de vários papéis também trouxe motivou compras, dado os ambientes externo e doméstico mais tranquilos.

"Hoje basicamente subiram os papéis mais ligados à atividade doméstica que sofreram enormemente este mês. Vários papeis voltaram para patamares do início de 2017, ou seja, com preços muito interessantes", afirmou o sócio da gestora Galt Capital, Igor Lima.

No exterior, o índice MSCI com ações de mercados emergentes subiu 0,68 por cento e o dólar caiu ante uma cesta de divisas. No Brasil, o dólar recuou 1,2 por cento, a 3,6447 reais na venda, acumulando desvalorização de 2,5 por cento desde a atuação mais forte do BC na véspera.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) subiu 2,42 por cento, após fortes perdas recentes, que levaram a desvalorização no mês de 12,7 por cento até a véspera. BRADESCO PN (SA:BBDC4) valorizou-se 2,87 por cento, também reagindo após quedas em maio, que alcançavam 10,2 por cento até segunda-feira.

- PETROBRAS ON (SA:PETR3) e PETROBRAS PN (SA:PETR4) caíram 2,47 e 1,36 por cento, em dia de queda em papéis ligados a commodities e com agentes financeiros ainda receosos sobre desdobramentos da greve dos caminhoneiros contra o aumento do diesel que possam afetar a companhia. O declínio, contudo, arrefeceu após comentários do presidente da Petrobras de que não haverá interferência do governo da política de preços da empresa. E o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que a Cide será zerada para reduzir os preços dos combustíveis. A petroleira anunciou mais cedo que reduzirá tanto os valores do diesel quanto os da gasolina nas refinarias a partir de quarta-feira.

- RUMO avançou 7,04 por cento, maior alta do Ibovespa. Em nota, o BTG Pactual (SA:BPAC11) destacou que a operadora de logística se beneficia da alta do diesel porque sua operação ferroviárias fica mais competitiva ante o transporte rodoviário. O diesel representa 40 a 50 por cento dos custos dos caminhões e responde por cerca de 25 a 30 por cento em despesas operacionais da Rumo (SA:RAIL3). O BTG também citou que a Rumo possui repasse contratual de 30 por cento da variação dos custos do diesel para os preços.

- CVC (SA:CVCB3) BRASIL, operadora de turismo, subiu 5,62 por cento, com o setor sensível à economia doméstica como um todo recuperando-se após perdas recentes expressivas. CYRELA ganhou 6,02 por cento e LOCALIZA avançou 5,65 por cento.

- VALE (SA:VALE3) caiu 1,25 por cento, na esteira do recuo dos preços do minério de ferro na China.

- SUZANO encerrou em queda de 5,99 por cento, na esteira do declínio do dólar ante o real, que abriu caminho para algum ajuste no papel, que acumula em 2018 elevação de mais de 130 por cento. O setor de papel e celulose como um todo recuou, com FIBRIA em queda de 2 por cento e KLABIN UNIT (SA:KLBN11) cedendo 1,5 por cento.

© Reuters. Pessoas olha para quadro de flutuações do mercado na Bovespa, São Paulo, Brasil

(Por Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.