Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Brasil deve elevar exportação de carne bovina em 2018 com novos mercados

Publicado 14.12.2017, 15:09
Atualizado 14.12.2017, 15:09
© Reuters. Trabalhador descarrega peças de carne em açougue em São Paulo

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de carne bovina do Brasil, considerando-se in natura e processados, devem crescer cerca de 10 por cento em 2018, tanto em volume quanto em receita, projetou nesta quinta-feira a associação dos exportadores do país, que aposta na abertura de novos mercados para a proteína nacional mesmo após diversas adversidades neste ano.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o maior exportador mundial de carne bovina deve embarcar no próximo ano 1,68 milhão de toneladas do produto, alta de 9,8 por cento na comparação com o esperado para 2017. A receita com as vendas deve avançar 10,5 por cento, para 6,9 bilhões de dólares.

Tal cenário leva em conta a retomada das exportações de carne bovina in natura para os Estados Unidos, a liberação de Cingapura para embarques de carne com osso e miúdos, a ampliação da cota permitida pela União Europeia para vendas do Mercosul e o incremento de plantas habilitadas a vender à China.

"Hoje, o Brasil tem 15 plantas frigoríficas aptas a exportar à China. Em janeiro e fevereiro, autoridades chinesas vão visitar mais 11. O potencial de aumento de exportação para aquele país com essas eventuais habilitações é de 50 por cento", disse o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.

Se confirmadas as previsões da Abiec para 2018, o Brasil poderá ter no próximo ano o maior volume embarcado desde 2007, pelo menos, e o maior faturamento desde 2014, segundo série histórica divulgada nesta quinta-feira.

Entre janeiro e novembro deste ano, o gigante asiático elevou suas compras de carne bovina brasileira em 26,1 por cento, para 190 mil toneladas, figurando como segundo maior importador, atrás apenas de Hong Kong.

De acordo com Camardelli, a retomada do fluxo de negócios com as Filipinas e o início de embarques para a Indonésia também devem ajudar o setor em 2018.

"A gente já esteve lá (na Indonésia)... Em janeiro, o presidente da República (Michel Temer) irá ao país, e nós aproveitamos para criar um ambiente de negócios. O Brasil tem grande chances de ter as exportações de carne para a Indonésia liberadas em janeiro", avaliou o executivo, em entrevista a jornalistas.

Ainda segundo Camardelli, outro país que pode abrir seu mercado à carne brasileira é a Coreia do Sul, cujas autoridades visitarão o parque fabril nacional no próximo ano.

Quanto à Rússia, que suspendeu as importações da proteína em novembro, ele voltou a frisar que a cadeia produtiva brasileira segue as regras quanto à utilização do aditivo alimentar ractopamina e que há uma “sinalização positiva” de reabertura daquele mercado no curto prazo.

A Rússia figurou até novembro deste ano como o terceiro maior destino da carne brasileira.

2017

As projeções da Abiec para 2018 ocorrem mesmo após um 2017 tumultuado para o setor pecuário brasileiro, com a Operação Carne Fraca, delações da JBS (SA:JBSS3) e embargos por Rússia e Estados Unidos.

© Reuters. Trabalhador descarrega peças de carne em açougue em São Paulo

Mesmo assim, o país deve fechar com exportações de 1,53 milhão de toneladas, alta de 9 por cento ante 2016, com receita de 6,2 bilhões de dólares, avanço de 13 por cento na mesma base de comparação.

"A Operação Carne Fraca teve muito pouco impacto em conceito de qualidade... Houve retomada imediata das exportações... Ficou constatado que outros players internacionais não conseguiram suprir a oferta de carne brasileira, e os compradores voltaram importando em grandes volumes", disse Camardelli.

Em abril, logo após a Carne Fraca, as exportações de carne do Brasil caíram para 93,15 mil toneladas, de 125,25 mil toneladas em março. Em maio, contudo, voltaram a subir para 118,35 mil toneladas e continuaram a avançar até atingir um pico de cerca de 150 mil toneladas em agosto.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.