Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

ENFOQUE-Carne bovina ajuda e Brasil consegue elevar exportação de proteínas em ano tumultuado

Publicado 14.12.2017, 18:52
Atualizado 14.12.2017, 18:52
© Reuters. Gado é visto em propriedade em Paulínia, Brasil

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações brasileiras de carnes devem fechar 2017 em alta ante 2016, com os embarques da proteína bovina compensando as perdas com as vendas de suína e de frango em um ano marcado por problemas políticos, comerciais e sanitários para todo o setor nacional.

Ao todo, o Brasil deverá exportar 6,54 milhões de toneladas de proteínas em 2017, avanço de 0,4 por cento sobre 2016, segundo compilação da Reuters que considera carne in natura e processada, de acordo com dados de associações do setor (ABPA e Abiec).

Em receita, o aumento deverá ser mais expressivo, de 9 por cento, para 15 bilhões de dólares, o que indica preços mais altos em dólar e também forte demanda pelo competitivo produto do maior exportador global de carnes de frango e de boi.

O balanço geral pode ser considerado ainda mais positivo para o segmento se levados em conta os vários problemas enfrentados pela cadeia exportadora ao longo do ano.

A lista de adversidades começa com a operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal em março; passa pelas delações de executivos da JBS (SA:JBSS3), que afetaram praticamente todo o mercado; e termina com os embargos de Rússia e Estados Unidos, sem falar das indefinições quanto à cobrança retroativa do Funrural. [nL2N1GX1BQ] [nL1N1NR0X9] [nL1N1JK1X7] [nL1N1OC258]

No caso de bovinos, os números mostram apenas um impacto momentâneo da Carne Fraca, enquanto as indústrias de frango e suínos foram mais afetadas, em um caso que envolveu até mesmo unidade da BRF (SA:BRFS3).

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"A Operação Carne Fraca teve muito pouco impacto em conceito de qualidade... Houve retomada imediata das exportações... Ficou constatado que outros players internacionais não conseguiram suprir a oferta de carne brasileira, e os compradores voltaram importando em grandes volumes", disse nesta quinta-feira o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.

Pelos dados da associação, logo após a Carne Fraca as exportações de carne do Brasil caíram para 93,15 mil toneladas, de 125,25 mil toneladas em março. Em maio, contudo, voltaram a subir para 118,35 mil toneladas, continuaram a avançar até um pico de cerca de 150 mil toneladas em agosto e devem fechar 2017 em alta de 9,3 por cento sobre 2016, a 1,53 milhão de toneladas.[nL1N1OE1GP]

Essa expansão nas vendas de carne bovina compensará as quedas esperadas para as de frango e suína neste ano.

Na comparação com 2016, as vendas desses dois últimos devem cair 1,5 e 5,3 por cento, para 4,32 milhões e 690 mil toneladas, respectivamente.[nL1N1OD19Q]

"Os equívocos nas generalizações na divulgação da operação Carne Fraca deixaram, de imediato, marcas profundas no setor produtivo, seja junto ao público brasileiro ou aos mercados internacionais", analisou o presidente da ABPA, Francisco Turra, em nota na quarta-feira.

A associação estimou que o país, que responde por cerca de 40 por cento das exportações globais de frango, poderia ter exportado mais 200 mil toneladas de carnes de frango e de porco, não fosse o impacto da operação Carne Fraca.

ANO QUE VEM

Para 2018, prevalece o otimismo, com todas as categorias de carnes projetando crescimento em meio a um cenário de abertura de novos mercados.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A Abiec avalia que os embarques de carne bovina poderão ir a 1,68 milhão de toneladas, alta de 9,8 por cento sobre 2017, com o início de vendas para países como Indonésia e Coreia do Sul, além da retomada de EUA e Rússia.

Já a ABPA não dá um número fechado, mas diz que as exportações de carne de frango podem se elevar de 1 a 3 por cento em volume, com a recuperação dos níveis de embarques para a União Europeia, de importantes mercados do Oriente Médio e da China, país este que deve autorizar mais plantas brasileiras a exportar.

No caso da carne suína, a ABPA projeta expansão de 4 a 5 por cento nas vendas, puxadas pela abertura do mercado peruano e por uma maior demanda da Rússia, que será sede da Copa do Mundo justamente no próximo ano.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.