Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Produção de café na área da Cooxupé deverá ser 30% menor com clima e broca

Publicado 17.08.2017, 18:27
Atualizado 17.08.2017, 18:27
© Reuters. Trabalhadores carregam sacas de 60 kg de café para exportação em contêiner em Santos, no Brasil

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de café na região de atuação da Cooxupé deverá ser 30 por cento menor neste ano ante 2016, em razão das chuvas aquém do ideal durante a fase de granação e também por causa da infestação por broca, que afetaram a produtividade média, afirmou o superintendente comercial da cooperativa, Lúcio Araújo Dias.

À medida que a colheita caminha para o seu final, Dias disse que a produção na área da maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, com sede em Guaxupé (MG), deverá atingir 14 milhões de sacas de 60 kg, 3 milhões de sacas abaixo do esperado anteriormente --o número inclui lavouras de cooperados e não cooperados.

A menor produção na área da cooperativa, que atua nas regiões do Sul de Minas, Cerrado e norte de São Paulo, e que representa 30 por cento da safra brasileira oficialmente estimada de 45,6 milhões de sacas, sinaliza dificuldades ainda maiores para exportadores e indústrias, uma vez que o Brasil começou a safra atual com estoques historicamente baixos.

Os embarques de café do Brasil têm sido baixos nos últimos meses, com o mercado apontando para grãos menores e um menor volume de produto de alta qualidade. As exportações do grão em julho foram as menores em mais de dez anos, segundo dados do governo.

De acordo com o superintendente comercial da Cooxupé, anteriormente a cooperativa esperava uma queda menor ante a temporada passada, de 15 por cento, uma vez que esta safra é negativa no ciclo bianual do arábica.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Tivemos períodos sem chuvas ou com chuvas muito fracas no final de dezembro e em janeiro e fevereiro. Depois veio a broca, Então, a produtividade foi mais baixa e houve perda de produção mesmo", comentou Dias.

As novas previsões da Cooxupé ocorrem em um momento em que a colheita da safra brasileira 2017/18 se aproxima do fim, com 91 por cento do total colhido até 15 de agosto, segundo monitoramento da Safras & Mercado.

Já os cooperados da Cooxupé haviam colhido 87,96 por cento do total até 12 de agosto, ante 82,11 por cento um ano antes.

O fato é que a produção menor também se refletirá sobre as entregas de café à cooperativa, de acordo com Dias.

A Cooxupé esperava receber em torno de 5,6 milhões de sacas de café neste ciclo, mas o volume deve ficar entre 4,8 milhões e 4,9 milhões de sacas, projetou o superintende comercial.

No ano passado, os recebimentos da cooperativa somaram 6,28 milhões de sacas.

"O principal motivo é que gastamos muito café verde para dar uma saca de café beneficiado. A granação foi muito ruim, então o café ficou menos denso, menos pesado. Além disso tivemos um ataque de broca muito persistente neste ano", resumiu Dias.

O ataque por broca é o pior da história recente e deve-se à proibição de um pesticida usado há 40 anos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.