Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Vendas de aços planos por distribuidores desaceleram em abril, diz Inda

Publicado 22.05.2018, 15:34
Atualizado 22.05.2018, 15:34
© Reuters. Bobinas de aço em galpão de armazenamento

© Reuters. Bobinas de aço em galpão de armazenamento

SÃO PAULO (Reuters) - A distribuição de aços planos no Brasil reduziu a atividade em abril, conforme aumentam as incertezas sobre a economia diante da aproximação das eleições de outubro, informou nesta terça-feira a associação que representa o setor, Inda.

As vendas dos distribuidores em abril caíram 14,4 por cento ante março, para 225,1 mil toneladas, mantendo tendência de redução no ritmo iniciada em março. Na comparação com abril do ano passado, as vendas subiram 5,4 por cento.

"Está perdendo o vapor, todos os setores, com exceção de automotivo", disse o presidente do Inda, Carlos Loureiro, a jornalistas.

Segundo os dados da entidade, no primeiro bimestre, as vendas na comparação com um ano antes tinham subido 19,6 por cento, mas no trimestre o ritmo de alta caiu para 12 por cento, apontando para nova desaceleração, a 9 por cento, no fim do semestre.

"O que está segurando as expectativas é a insegurança política... Veículos, máquinas agrícolas ainda estão bem, mas construção civil o crescimento está praticamente nulo", disse Loureiro.

Com a redução na atividade, os distribuidores terminaram abril com estoques maiores, em 4,4 por cento na comparação com março, a 962 mil toneladas. O volume é suficiente para 4,1 meses de vendas, um montante considerado alto pelo Inda.

Segundo Loureiro, a lentidão do mercado interno tem dificultado reajustes de preços de aço pelas usinas produtoras. O reajuste recente anunciado por CSN (SA:CSNA3), Usiminas (SA:USIM5), ArcelorMittal, que entrará em vigor no início de junho, foi suficiente apenas para deixar os preços no mercado interno menos deprimidos que os preços cobrados fora do país.

"Se pegar o preço hoje (do aço plano) no Brasil e o dólar de ontem, o prêmio está negativo em 10 a 12 por cento", disse Loureiro em referência à diferença dos preços entre os mercados interno e externo. "Com os reajustes que as usinas anunciaram recentemente, o prêmio deve ficar em um dígito baixo", acrescentou ele.

Segundo o presidente do Inda, as três usinas anunciaram aumentos de preços para junho, de entre 8 e 15 por cento dependendo do produto, e a Gerdau (SA:GGBR4) informou que pretende seguir as rivais nos reajustes, mas não especificou índices.

Questionado se as usinas poderiam elevar novamente os preços após junho, se o dólar se mantiver em alta e os insumos também, Loureiro afirmou que as usinas estão em forte disputa pelo mercado interno, o que, junto com os estoques já elevados nos distribuidores, poderá reduzir novos movimentos futuros.

"Do jeito que está o mercado, ninguém compra antecipado e o estoque também já está alto", disse o presidente do Inda.

© Reuters. Bobinas de aço em galpão de armazenamento

A entidade começou 2018 estimando alta de 5 a 7 por cento nas vendas sobre 2017 e chegou a avaliar elevar a projeção para dois dígitos ao final do primeiro bimestre. Mas diante da desaceleração verificada em março e abril, o Inda resolveu manter a projeção de crescimento prevista no início do ano.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.