Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Apesar do adiamento, Planalto adota discurso otimista para aprovar reforma da Previdência em 2018

Publicado 14.12.2017, 21:33
Atualizado 15.12.2017, 07:40
© Reuters. Temer participa de cerimônia no Palácio do Planalto

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - Apesar do adiamento da votação da reforma da Previdência na Câmara para fevereiro de 2018, o Palácio do Planalto vai adotar um discurso otimista e manter a pressão sobre a base aliada a fim de garantir os votos necessários para aprovar a proposta, afirmou uma fonte palaciana à Reuters.

A avaliação do governo, segundo a fonte, é que o presidente Michel Temer terá mais dois meses para trabalhar a conquista de novos apoios entre deputados para ter os 308 votos para passar o texto na Câmara.

Até lá, os governistas no Planalto e no Congresso devem reforçar a campanha em favor da reforma nos meios de comunicação, intensificar o contato com os parlamentares para conquistar apoios e até mesmo propor novas modificações ao texto apresentado pelo deputado Arthur Maia (PPS-BA) há três semanas, com aval do governo, ponto esse que já gerou atrito entre envolvidos diretamente na discussão da matéria.

No governo, o discurso é que a pauta da reforma não sairá da agenda dos parlamentares, somente porque 2018 é um ano de eleições gerais. E que todos os candidatos a cargos eletivos, caso a proposta não passe, terão de se posicionar sobre o tema na campanha.

Por ora, segundo a fonte palaciana, o texto apoiado pelo governo é o apresentado pelo relator. Mas nesta quinta-feira, dia em que foi oficializado o adiamento da votação da próxima semana para o dia 19 de fevereiro, tanto Arthur Maia quanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiram a possibilidade de novas concessões à matéria.

O principal ponto suscetível a mudanças, conforme o relator, é o que diz respeito à regra de transição para servidores públicos que ingressaram nas carreiras antes de 2003, reivindicação feita pela bancada do PSDB e discutida pessoalmente pelo presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) em reunião com Rodrigo Maia na manhã desta quinta-feira pela manhã.

Eventuais novas mudanças, entretanto, já contaram com a oposição pública do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Segundo ele, o governo não está aberto a novas alterações ao texto.

O governo vai buscar novamente aumentar os apoios das bancadas. Segundo a fonte palaciana, uma das principais queixas é que, apesar do discurso, os tucanos indicaram um apoio aquém do desejado em favor da proposta, mesmo com o fechamento de questão: cerca de 30 votos dos 46 para a bancada. Isso, numa avaliação, inibiu o "efeito manada" que poderia ocorrer na reta final da votação da matéria -a contabilidade de apoios, no momento, gira em torno de 275 a 285 votos.

Um dos vice-líderes do governo na Câmara, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), disse à Reuters que discorda da avaliação de responsabilizar o PSDB pela não votação da matéria. Ele disse que o calendário de apreciação da matéria ficou apertado em razão da paralisia da Câmara para discutir as duas denúncias contra Temer feitas pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Perondi acredita que, com mais tempo, o apoio dos parlamentares à proposta vai aumentar e será possível aprovar a matéria em fevereiro. Citou ainda como argumento de que o jogo está virando a favor do governo o fato de pesquisas de opinião pública estarem registrando uma menor rejeição à reforma por parte da população.

O presidente do PTB, Roberto Jefferson, também disse que o recém-eleito novo presidente do PSDB, o governador paulista, Geraldo Alckmin, vai ter tempo para conquistar apoios em favor da reforma no partido. Também preferiu dividir a responsabilidade para aprovação da reforma com toda a base e avaliou ainda que seria difícil articular a votação da proposta na próxima semana com o presidente está hospitalizado -ele está internado desde a véspera e foi submetido a um procedimento médico.

Temer deverá retornar à atividade nesta sexta-feira e dar posse ao deputado Carlos Marun (PMDB-MS) no cargo de ministro da Secretaria de Governo.

© Reuters. Temer participa de cerimônia no Palácio do Planalto

"O nosso Tite estava na enfermaria no momento decisivo", disse Jefferson, numa comparação do presidente com o técnico da seleção brasileira. Segundo ele, com Marun no cargo e Temer de volta à articulação, será possível cabalar novos apoios em prol do texto.

(Com reportagem adicional de Maria Carolina Marcello e Marcela Ayres)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.