Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Aprovação de premiê do Japão cai para 39% por suspeita de irregularidade

Publicado 16.03.2018, 09:42
Atualizado 16.03.2018, 09:42
© Reuters. Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante evento em Tóquio

© Reuters. Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante evento em Tóquio

Por Kiyoshi Takenaka e Elaine Lies

TÓQUIO (Reuters) - O índice de aprovação do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, caiu 9,4 pontos, para 39,3 por cento, mostrou uma pesquisa da agência de notícias Jiji, à medida que um aumento das suspeitas a respeito do suposto acobertamento de um caso de nepotismo atinge seu governo, na pior crise para o premiê desde sua posse.

Abe e o ministro das Finanças, Taro Aso, de 77 anos, estão sob pressão desde que o Ministério das Finanças admitiu na segunda-feira que alterou registros relacionados à venda de um terreno estatal com um grande desconto a um administrador escolar ligado à esposa do premiê.

Abe e Aso negaram qualquer irregularidade.

Os dois partidos da oposição estão pedindo a renúncia de Aso, e o caso pode acabar com as esperanças de Abe de conquistar um terceiro mandato como líder do Partido Liberal Democrata em uma eleição que renovará a liderança partidária em setembro. Abe tomou posse em dezembro de 2012.

"Acredito que está ficando mais claro que foi feita uma falsificação para apagar quaisquer vestígios de documentos que levem à senhora Akie Abe," disse Kotaro Tatsumi, parlamentar do Partido Comunista Japonês, em um comitê parlamentar.

© Reuters. Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante evento em Tóquio

A aprovação de Abe é inferior aos 40,4 por cento de sua taxa de rejeição, a primeira vez desde outubro que seu apoio fica abaixo do nível daqueles que não o apoiam, de acordo com a pesquisa, publicada nesta sexta-feira.

Mais de 25 por cento daqueles que rejeitaram Abe na sondagem da Jiji, realizada entre 9 e 12 de março, citaram a falta de confiança no premiê como motivo.

(Reportagem adicional de Linda Sieg)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.