Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Lula deverá se entregar amanhã, decide Sérgio Moro

Publicado 05.04.2018, 18:03
Atualizado 05.04.2018, 18:03
© Reuters.  Lula deverá se entregar amanhã, decide Sérgio Moro

© Reuters. Lula deverá se entregar amanhã, decide Sérgio Moro

Investing.com - O juiz Sérgio Moro expediu a ordem de prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e determinou que ele se entregue até as 17h de amanhã (5/4).

Em uma decisão que surpreendeu o país pela agilidade, o juiz pediu para que Lula se apresente voluntariamente para iniciar o cumprimento de pena por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá.

A decisão de Moro veio pouco depois da autorização do TRF-4 para que a pena passasse a ser executada, pois não há mais a possibilidade de reversão da condenação em segunda instância.

A expectativa era que Lula fosse encaminhado à prisão nas próximas semanas, pois ainda possui um último recurso ao TRF-4. Os desembargadores, contudo, decidiram não aguardar o recurso, que não tem força para alterar o resultado do julgamento realizado em janeiro.

Na ocasião, o tribunal confirmou a sentença de culpado por corrução e lavagem de dinheiro e elevou a pena de reclusão para 12 anos e 1 mês, com início de cumprimento em regime fechado. Moro havia determinado a prisão por 9 anos e 6 meses.

O caso, contudo, poderá contar com desdobramentos nas próximas 24 horas. Está no STF uma liminar apresentada por advogados que pede que não seja permitida a prisão após segunda instância até que a ação direta de constitucionalidade que trata do tema seja julgada. A peça está nas mãos de Marco Aurélio, principal crítico do julgamento do habeas corpus de Lula.

Qualquer sinalização de Marco Aurélio deverá trazer ainda mais volatilidade ao mercado brasileiro.

Sem algemas em sala especial

Em seu despacho, Moro determinou que não sejam utilizadas algemas e que Lula tenha cumpra pena em uma sala especial na PF.

"Esclareça-se que, em razão da dignidade do cargo ocupado, foi previamente preparada uma sala reservada, espécie de Sala de Estado Maior, na própria Superintendência da Polícia Federal, para o início do cumprimento da pena, e na qual o ex-Presidente ficará separado dos demais presos, sem qualquer risco para a integridade moral ou física", definiu Moro.

Fora da campanha

A decisão é importante para os investidores, pois o ex-presidente lidera as intenções de votos em pesquisas do Ibope e do Datafolha e tem sido um crítico da política econômica e líder dos que se opõem às reformas. Com Lula preso e sem possibilidade de fazer campanha, a expectativa é parte dos seus votos não migre diretamente para um candidato indicado por ele, o que favorece a formação de alianças políticas em torno de um nome mais pró-mercado.

A saída de Lula da prisão poderá ocorrer ainda antes do primeiro turno, pois seu futuro depende de Dias Toffoli. O ministro será presidente do STF a partir de agosto e poderá colocar em pauta a discussão da prisão de segunda instância com a indicação que há maioria de 6x5 para reverter a decisão de 2016. Gilmar Mendes já anunciou que mudou de posição e Alexandre de Moraes deverá votar pela manutenção da atual jurisprudência, seguindo voto de seu antecessor, o falecido ministro Teori Zavascki.

Mercado reage positivamente

O ETF do Ibovespa (NYSE:EWZ) negociado em Nova York sobe 1,2% no after-maket após a notícia de prisão de Lula amanhã. O ativo valorizou 0,66% ao longo do dia.

Mais informações em instantes

Últimos comentários

quanta saudade dessa época.
Se o chefão foi p/ forca, Os peões seguirão logo atrás.
Bovespa rumo aos 90 mil pontos agora!!!
5/5?????
Chupa Lula
Espero que isto sirva para todos os demais!!! E não apenas para uma minoria!! Que esta jurisprudência siga adiante e, não seja utilizada apenas para um caso isolado! Que um Brasil próspero não seja apenas uma utopia, mas que a prosperidade seja para todos e, não apenas para uma pequena parcela da população.
Uhhhh blz vou comprar uma caixa de foguetes
Será que ainda existe um pouco de justiça nesse país? Os poucos juízes honestos que ainda restam estão fazendo sua parte, agora acredito que Lula não se entregará, pior, o STF arrumará mais alguma desculpa para continuar o acobertando.
Seria ótimo se essa justiça fizesse isto com todos, mas ainda o dinheiro manda neste país
Aeeeeeeeeee
Agora falta os outros todos.
Concordo plenamente
Vamos começar a fazer justiça.
como disse o pallocy, vamos fazer as coisas direito, se não vamos parar num lugar como este.
Algo bom acontece nesse pais!!!!!
Agora vão começar a aparecer as doenças..
Verdade mesmo!
Rsrsrsrs!!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.