Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Prisão de Temer deve dificultar tramitação da reforma da Previdência no Congresso

Publicado 21.03.2019, 16:06
Atualizado 21.03.2019, 16:06
© Reuters.  Prisão de Temer deve dificultar tramitação da reforma da Previdência no Congresso

Investing.com - A prisão do ex-presidente Michel Temer e do ex-ministro Moreira Franco pode dificultar a busca de apoio de deputados e senadores para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência. A notícia da prisão deve tirar o foco do Congresso em torno das negociações para a aprovação da reformas, devido ao receio de parlamentares com possibilidade de serem próximos alvos de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público.

Desta forma, haverá mais dificuldades ao governo de Jair Bolsonaro negociar com os parlamentares, do qual já é criticado pela baixa capacidade em aglutinar forças no Congresso para obter os votos necessários para a aprovação da reforma no plenário da Câmara. “A prisão vai fazer o governo ter um esforço maior”, avalia Felipe Berenguer, analista político da Levante e colunista na Investing.com Brasil. Berenguer acredita que os parlamentares do MDB vão encarecer o apoio à Previdência, mesmo com o partido ter demonstrado ser favorável às mudanças nas regras de aposentadoria.

Na avaliação do economista-chefe da Necton, André Perfeito, a prisão tornou mais complexa a aprovação da reforma e se insere no xadrez na disputa entre Legislativo e Judiciário. Perfeito relembra da troca de farpas entre o presidente da Câmara Rodrigo Maia – genro de Moreira Franco - e o ministro da Justiça Sergio Moro na noite de quarta-feira, além da ameaça de deputados e senadores em criarem a CPI da Lava Toga para investigar o Judiciário, sem esquecer da possível investigação de um instituto da Força Tarefa da Lava Jato financiado com dinheiro recuperado da corrupção da Petrobras. “Teremos maior incerteza política num momento que o presidente não está com sua capacidade de articulação plena”.

Berenguer sugere que o governo tenha uma conversa mais sincera com lideranças partidárias, com maior protagonismo do ministro-chefe da Casa-Civil, Onyx Lorenzoni. “Ele precisa ser mais decisivo”, diz, ao relembrar que, por enquanto, o único partido da situação é o PSL, que já demonstrou descontentamento com o governo com a proposta da reforma da Previdência dos militares e, por isso, adiou a escolha do relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) até o governo esclarecer as novas regras dos militares.

O adiamento da escolha do redator da reforma é também um dos motivos para a queda do Ibovespa nesta quinta-feira, pois a economia fiscal líquida de R$ 10 bilhões em 10 anos não foi bem recebida pelo mercado. Apesar de as novas regras dos militares trazer economias com gastos previdenciários, o texto também reestrutura a carreira e aumento salarial.

Previsão

Ainda não há modificação nas projeções de analistas, corretoras e bancos para a aprovação da PEC da reforma no Congresso. No caso da Levante, a casa de análise trabalhava, antes da prisão de Temer, com um cenário de aprovação antes do recesso no plenário da Câmara, por volta de fim de junho e início de julho, e entre setembro e outubro no Senado.

Nesta semana, o BTG Pactual distribuiu relatório a seus clientes com três cenários para a tramitação da reforma no Congresso. O cenário base previa a aprovação final e promulgação em lei em novembro. Já no cenário otimista, a aprovação seria em setembro, enquanto no pessimista ficaria apenas para abril de 2020. O banco preferiu não se manifestar, por enquanto, se a prisão do ex-presidente modifica as previsões inseridas nos três cenários.

Apoios até agora

A aprovação da reforma da Previdência precisa passar, primeiramente, pela CCJ da Câmara dos Deputados e da Comissão Especial constituída por deputados e senadores. Em seguida, vai a plenário da Câmara, no qual precisa do aval de 308 deputados favoráveis ao texto. Em seguida, é encaminhada ao Senado.

De acordo com o levantamento da consultoria política Atlas Política para o Valor Econômico, hoje há 93 deputados que são totalmente favoráveis, 70 com apoio parcial e 142 contrários à PEC da reforma da Previdência. Os outros 208 deputados não definiram posição a respeito.

Últimos comentários

sim todos voltamos a temer..
VOLTA TEMER
Estouraram os cofres publicos e ainda precisamos implorar para consertar o estrago... Brazil
Falta interesse parantirarno pais do buraco...
Temer é uma vergonha para o nosso país!!
Não só Temer, mas uma boa parte da nossa classe política tem decepcionado muito é nos envergonhado com tanta roubalheira!
Pena de quem se recusa a votar a favor da previdência,só lembrar a eles que o salario deles ta em risco.
Não adianta cresceremos alicerçados na corrupção, e após é poças de desenvolvimento econômico, entrarmos em crise novamente. Corrupção tira dinheiro do nosso bolso.
Gilmar Mendes já liberou o Temer na Austrália!!!
O presidente agora é o Bolsonaro e a economia do Brasil está melhorando com o comprometimento do governo em melhorar o Brasil. Temer e o PT é passado, agora com Bolsonaro e sua equipe econômica de governo o Brasil vai ter melhor desempenho econômico.
Onde a economia está melhorando? bolsonaro não fez nada e não tem propostas, apenas a Deforma.
A economia não melhorou em nadao cenário é o mesmo desemprego Estados endividados sem reformas agora não tem FGTS para formentar o mercado.. só cego não vê...ainda temno agronegócio que segurou o PIB 2017 e 2018 o sr. Presidente Burro perdeu a China para EUA...
Amanhã tá solto e sobe novamente
vou explicar pra vcs crianças: A prisão torna mais difícil porque existe a possibilidade do temer delatar e isso amedontra os congressistas com rabo preso (cerca de 1/3 pelo q eu conheco). O temer é super influente no congresso, já foi presidente da casa por anos e presidente do país. É óbvio que ele conhece esquemas que ele participou e outros até mesmo da oposição. O resultado são congressistas com novas acusações e menos populares, então não querem queimar mais o filme votando uma medida impopular como a previdencia.
prefiro os corruptos presos e deixar a reforma para depois do que ao inverso
Já que tem um pensamento tão maduro, opere vendido então. Tudo não passa de especulação. Votar a favor ou votar contra a previdência não interfere em nd se o Temer vai delatar ou não. Delatou tá deletado.
Delatado*
Opera vendido então
Alckmin deixaria tudo para lá, afinal também está enroscado...
Então solta o Lula pra facilitar
Quando o Gilmar soltar Temer então a bolsa sobe é isso???
Reforma da previdencia ? Uma bos.....
pois eh... nada haver com o IBOV..
pois eh... nada haver com o IBOV..
A correção do IBOVE não tem nada ver com a prisão, no gráfico atingiu o topo histórico anterior, logo acontece a correção e normal.. A análise da nova previdência é da área econômica e não requer o gato angorá  para articulação.. È de costume os parlamentares legislar em causa própria.
O cenário do Brasil não mudou nada até o momento por isso não sustenta 100000...Tem que aprovar previdência... resolver dívidaa dos Estados e retomar crescimento...Até agora o dinheiro Gringo que entrou em 2008 em equiparado ao dolas está no prejuízo...
acho que vão por um beliche no quarto do Lula kkkk
Na cela do Pezão
Quando Rodrigo Maia disse q juizes nao entendem nada de politica nao foi atoa...demexonomia miito menos...
Mais um monte de porcarias e idiotice típicas de "analistas" que vivem de errar. Só na cabeça desses idiotas que oportunistas acuados são um cenário pior do que esses mesmos oportunistas à vontade e sem sofrer pressão. Vagabundos acuados e em pos
“A prisão pode dificultar...”, “A prisao torna mais complexa...”. Ta bom, agora expliquem porque. Achismo? Vidência? Ou será que vai ter deputado falando que so vota favoravel se conseguir HC preventivo? Ta parecendo mais noticia de quem opera vendido e vem tomando na cabeca...
Porque a preocupação? Quem não deve não Temer
Um texto baseado em uma opniao. O Brasil (populacao) esta mudando e tem gente que ainda nao entendeu isso..... O mercado espera esse tipo de açao da policia. O Brasil esta recuperando uma credibilidade nunca vista pela geraçao atual de investidores. Bola pra frente Investing.com
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.