Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Queda de Ciro pode continuar; Bolsa Família, evangélicos e escolaridade definem

Publicado 22.09.2018, 15:15
Atualizado 24.09.2018, 09:15
© Reuters.  Queda de Ciro pode continuar; Bolsa Família, evangélicos e escolaridade definem favoritos, vê analis

© Reuters. Queda de Ciro pode continuar; Bolsa Família, evangélicos e escolaridade definem favoritos, vê analis

Arena do Pavini - As últimas pesquisas mostram uma queda na preferência dos eleitores pelo candidato Ciro Gomes, do PDT, e um aumento nos de Fernando Haddad, do PT, que pode se intensificar nas próximas semanas, consolidando a polarização entre o candidato petista e Jair Bolsonaro, do PSL, no segundo turno. A tendência precisa, porém, ser confirmada nos próximos levantamentos de campo, afirma Ribamar Rambourg, coordenador de Análise Política da Genial Investimentos. A corretora divulgou hoje pesquisa feita pelo instituto Brasilis na quarta e na quinta-feira desta semana, que mostra Bolsonaro com 30%, Haddad com 17% e Ciro com 7%, empatado com Geraldo Alckmin, do PSDB. Marina Silva, da Rede, tem 6% , João Amoêdo, do Novo, 5% e Álvaro Dias, do Podemos, 4%. Henrique Meirelles, do MDB, aparece com 3%.

Fatores sócio-econômicos explicam favoritismo

A pesquisa da Genial mostrou também maior impacto de fatores sociais na preferência pelos candidatos do que fatores regionais, afirma Rambourg. Fatores como renda e escolaridade explicam o crescimento de Haddad e Bolsonaro. “E na pesquisa por telefone, é mais fácil a pessoa falar de maneira mais verdadeira sobre sua renda”, explica. O levantamento mostrou que Haddad tem maior presença entre os eleitores que estudaram até o fundamental apenas, com 22% do total, enquanto Bolsonaro tem 15% nessa faixa. Já o candidato do PLS tem a maioria dos eleitores entre os com mais escolaridade, até o ensino médio completo (43%) ou até o superior completo ou mais (42%). Haddad tem 16% dos eleitores com ensino médio e 10% com ensino superior.

Já com relação à renda, Haddad tem maior presença entre os que recebem Bolsa Família (27%) do que Bolsonaro (16%). O candidato do PSL cresce entre os com renda mais alta (33% dos que não recebem Bolsa Família, para 15% de Haddad). “Haddad vai bem entre os beneficiários do Bolsa Família, que são 25% da população”, observa Rambourg.

Evangélicos dão força a Bolsonaro

Religião também favorece Bolsonaro, com 39% dos eleitores evangélicos e 38% dos católicos e 32% dos de outras religiões. Haddad tem maior presença entre os católicos, com 18%, e de outras religiões, com 17%, ficando com 11% dos evangélicos no primeiro turno.

Com relação ao sexo, há uma predominância do voto masculino em Bolsonaro, 40%, contra 21 do feminino, enquanto Haddad tem maior equilíbrio, 18% mulheres e 17% homens. A diferença de gênero fica mais claro no segundo turno, diz Rambourg, especialmente com Bolsonaro, que tem 53% dos votos masculinos e 32% dos femininos. Haddad tem mais votos das mulheres, 47%, do que dos homens, 32%.

No segundo turno, grupos podem definir a eleição

Mas se Bolsonaro não faz tanto sucesso entre as mulheres, o eleitorado evangélico pode ajudar bastante o candidato do PSL no segundo turno, com a preferência de 52% dos fiéis. Dos católicos, 40% preferem Bolsonaro, assim como 41% de outras religiões. Já Haddad tem mais votos entre os católicos (42%) que entre os evangélicos (32%) e de outras religiões (32%).

Já entre os que recebem Bolsa Família, Haddad tem ampla vantagem, com 58% dos que têm o benefício e 35% entre os que não recebem. Bolsonaro tem 28% de eleitores com Bolsa Família e 45% com renda mais alta, que não recebem.

Sobre a escolaridade, no segundo turno, Haddad aparece com 54% dos votos entre os que completaram apenas o ensino fundamental, 30% o ensino médio e 25% o superior. Já Bolsonaro é o inverso, 25% ensino fundamental, 57% médio e 53% superior completo. “Nos dados finais, vemos que religião, bolsa família, escolaridade e renda, são mais relevantes”, diz.

Queda de Ciro e crescimento de Haddad

Rambourg diz que é preciso confirmar se a queda de Ciro detectada na pesquisa da Genial se confirmará nas próximas. Mas o que se vê é um segundo turno bastante acirrado entre Bolsonaro e Haddad, com vantagem pequena para o candidato do PSL. “Fatores externos podem acontecer, mas teria de ser algo com um impacto muito grande para mudar esse cenário”, diz.

Sem muita chance de um candidato de centro

Mantidas as atuais tendências, Haddad deve crescer e ele e Bolsonaro parecem ter se consolidado na liderança. “As pesquisas não mostram espaço para outra candidatura aparecer nessa altura da campanha”, diz, numa referência às tentativas do PSDB de tentar atrair votos de outras candidaturas de centro para Geraldo Alckmin. Em carta, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez um apelo para a união do centro no primeiro turno para evitar a polarização entre esquerda e direita.

Para Rambourg, porém, a tendência é de Haddad crescer ainda mais. “A pesquisa mostra que 25% não conheciam Haddad, então ele ainda tem espaço para conquistar mais eleitores”, diz. Mas ele alerta que é preciso cuidado com as projeções para o segundo turno. “Tanto Haddad quanto Bolsonaro são candidatos com taxas de rejeição muito alta, não Haddad diretamente, mas o PT, que tem mais de 50% de eleitores que dizem que não votariam no partido de jeito nenhum”, lembra.

Disputa vai durar mais um mês

O analista observa que faltam ainda mais duas semanas para o primeiro turno e outras três para o segundo, ou seja, um mês de campanha. “E em um mês a situação pode mudar muito”, lembra. Ele acredita que a forma como terminar o primeiro turno terá influência grande na decisão dos eleitores no segundo. “Precisamos ver como o PT vai usar a propaganda eleitoral, pois o partido é muito bom nisso, e como vão reagir os outros candidatos na reta final do primeiro turno”, diz.

Haddad aparece como favorito

Aparentemente, Haddad seria o favorito, por se opor ao presidente Michel Temer, que tem altíssima rejeição junto à população, e por vender a volta aos bons tempos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “E a máquina do partido, o PT, também é muito importante, é uma estrutura fundamental para ganhar votos”, lembra Rambourg. Mas Bolsonaro também tem apelo entre os que são contrários ao PT e entre os mais conservadores.

Voto envergonhado, tanto em Bolsonaro como no PT

Sobre o voto envergonhado, Rambourg acha que ele existe tanto entre os que votam em Bolsonaro, mas não admitem, como entre os que podem votar no PT. “Mas a pesquisa telefônica tenderia a reduzir esse efeito, por constranger menos o eleitor”, acredita. “Não deve ser uma coisa tão importante”.

Fim do primeiro turno pode influenciar o segundo

O analista político acredita que o mais importante agora é ver como vai terminar o primeiro turno. “As coisas podem mudar, na eleição passada Marina Silva estava em segundo e Aécio Neves acabou passando para o segundo turno”, diz. Ele lembra, porém, que Aécio começou a crescer antes, e um possível nome alternativo já deveria estar ganhando espaço nas pesquisas. “Por isso não acredito em um terceiro candidato ainda neste primeiro turno”, diz.

Além disso, há a questão da saúde de Bolsonaro, que pode afetar a campanha do candidato e os debates no segundo turno.

A Genial deve fazer mais uma pesquisa semanal, que será divulgada na próxima quinta-feira. Na última semana antes da eleição, a previsão é que sejam feitos levantamentos diários para acompanhar a reta final do primeiro turno.

Por Arena do Pavini

Últimos comentários

Essas pesquisas estão alavancando a candidatura do Haddad na marra!!!. Alguém já viu um candidato subir nas pesquisas tão rápido de 4 para 23%?. O Povo não é tão idiota (ou é?) para acreditar nessas Pesquisas encomendadas!!!. PT NUNCA MAIS!!!  Jamais serei conivente com esse tipo de gente!!!!
Bolso irá colocar o PT no bolso e o Brasil nos trilhos, ORDEM E PROGRESSO JÁ
IDH da Venezuela é superior ao do brazil. Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo  !!! Sobre ataque terroristas capitaneados pelos US, Colômbia e Peru, principalmente. E, também, guerra econômica do "deep state". Terão que aturar a 5ª derrota consecutiva, ou apelarão para mais um golpe ( tapetão.... ). Haddad tá sobrando. Ciro será um bom ministro de Haddad.
Seu comentário tá igualzinho o seu nome!!!! rsrsrs
Bolsonaro pode ser um dos melhores presidentes que o Brasil já viu!!! Não podemos correr o risco de sermos a próxima Venezuela ou a próxima Nicarágua! É líquido e certo que este será o caminho na volta da esquerda, seja ela qual for.
Felizmente ou infelizmente o único entre os três na ponta mais preparado, com experiência e história pra assumir o barco nesse momento é o Ciro. Ao fim nada me garante mesmo o sucesso da governabilidade após entrar, mas menos ainda há motivos para acreditar no programa de Bolsonaro. Sua história e feitos na política para começo são escassos, o seu modo de votar ao longo do tempo e posicionamento são evidentemente opostas ou contraditórias ao posicionamento e programas de Paulo Guedes, embora ele afirme agora que o casamento será duradouro. As divergências para mim no horizonte dos dois são inevitáveis. Guedes me parece um (ministro) economista sem candidato! Contando ainda que seu programa econômico demanda tempo, muita articulação, e reconstrução/reconfiguração socio, politico e econômica e não será sem um preço alto a se pagar socialmente, no ordenamento da sociedade, trabalho, o público e privado, e consequentemente econômico... então me parece inviável em curto e médio prazo...
O Bolsonaro por ser um dos melhores presidentes que já tivemos! O Brasil precisa de ordem sem hipocrisia. O Ciro seria um desastre para a economia!
 Vá em SP e veja se o povo adora o Haddad.
Não sei se seria um "desastre" afinal tem uma larga experiência na política, e nunca foi um desastre (não que não tivesse problemas). Agora, eu não vejo o Bolsonaro como alguém sem hipocrisia não! E o que o faz pensar que ele pudesse ser o melhor presidente do país? No quê exatamente?
Vote util , Vote 17 Bolsonaro Diga nao ao PT
Um fascista como Presidente nao serà coisa boa pela naçao...
quem é o fascista?
Aliás, nos explique o que vc entende por facismo?
Conceitue fascismo?
Incrivel...as palavras do Bolsonaro sao as mais longe das palavras di Jesus....
sei não....Bolsonaro ta perigando não levar! qual destes lixos irá nos governar nos próximos 4 anos? aguenta que vem bomba!!
Dia 07 é 17 Bolsonaro !!!! Tentam assustar nós falando que "cresce" popularidade do Haddad, não tem mais nenhum leigo não investing. Todo mundo sabe que o PT acabou com esse país. O povo Brasileiro acordou a muito tempo, só vcs que ainda não.
É todos terem consciência e fazerem o voto útil que é votar em Bolsonaro!! Quem for votar em algum candidato de viés de direita, tem que pensar nisso, não votar em Bolsonaro é, indiretamente, votar no PT. Vamos ganhar no primeiro turno!!
Bolsonaro futuro presidente: 17
dia 07 é 13! e depois tbm
também esse maluco agora xingou o pessoal do sul de nazista o gardenal e Rivotril deve estar caro ou sumiram com o estoque?
Ciro dará continuidade a tudo que aí está. Deus nos livre do Coroné amigo de Lula. #Bolsonaro17noprimeiroturno
Lucio e Cid GOMES, os 2 usados por CIRO GOMES de LARANJAS pra arrecadar dinheiro pra CAMPANHAS e pro PARTIDO, votar em um cidadão desses é pedir pra AFUNDAR de vez este PAÍS
O que leva uma pessoa a deixar de votar num candidato cristão e que reza a Deus todos os dias pra votar num candidato que tem aversão
aversão à religião e nunca foi visto numa igreja fazendo uma oração!
Erro ortográfico logo no início da matéria...
A materia é sobre politica....deixe para ensinar gramatica em sala de aula
A materia é sobre politica....dissertacao sobre erro ortografico é dispensavel nesse momento.
Erro ortográfico logo no início da matéria...
Hj é dia 22 estagiário, dia 24/09/18 ainda virá.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.