Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Relator da reforma política deve mudar regra para definição de montante do fundo eleitoral

Publicado 16.08.2017, 18:21
Atualizado 16.08.2017, 18:21
© Reuters. Deputado Vicente Cândido faz discurso na Câmara dos Deputados

BRASÍLIA (Reuters) - O deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de reforma política que cria um fundo de financiamento de campanhas com recursos públicos e institui o chamado “distritão” para eleições legislativas, deve alterar seu texto para modificar as regras para definição dos recursos do fundo eleitoral.

Segundo uma fonte que acompanha as negociações, ficou acertado, em almoço na residência oficial da Presidência da Câmara nesta quarta-feira, que o relator irá apresentar uma emenda aglutinativa em plenário retirando do texto dispositivo segundo o qual o fundo seria abastecido com valor equivalente a 0,5 por cento da receita corrente líquida da União apurada nos 12 meses anteriores encerrados em junho.

O valor a ser destinado ao Fundo Especial de Financiamento da Democracia, que pela proposta atual seria de aproximadamente 3,5 bilhões de reais para as próximas eleições, será definido a cada eleição pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), de acordo com a fonte.

Líderes de bancada fecharam acordo na terça-feira para levar a proposta ao plenário da Câmara nesta tarde. Mas, para que a medida possa ser votada, é necessária a aprovação de um requerimento para desconsiderar os prazos regimentais exigidos de discussão da PEC.

© Reuters. Deputado Vicente Cândido faz discurso na Câmara dos Deputados

A proposta de reforma política também institui um período de transição, em que o sistema de eleição proporcional para deputados federais, estaduais, do Distrito Federal e vereadores será substituído pelo majoritário em 2018 e 2020 --sistema conhecido como “distritão”, pelo qual são eleitos os candidatos que recebem mais votos.

A partir de 2022, será adotado, pelo texto do relator, o sistema distrital misto, em que metade dos cargos será preenchida a partir de uma lista fechada enquanto a outra metade será definida pelo sistema de votação majoritária em distritos.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.