Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Temer diz que queda da inflação reduziu arrecadação e medidas evitarão alta de impostos

Publicado 16.08.2017, 18:10
Atualizado 16.08.2017, 18:10
© Reuters. Temer faz discurso em evento em São Paulo

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Michel Temer repetiu as justificativas usadas por ministros na véspera durante anúncio do aumento do rombo fiscal, ao comentar o assunto pela primeira vez nesta quarta-feira, apontando para a queda da inflação como uma das principais causas do recuo da arredacadação e disse que as medidas anunciadas permitirão que o governo não eleve os impostos.

Em evento para investidores em São Paulo, Temer também voltou a defender a reforma da Previdência e disse que as alterações drásticas feitas por parlamentares na proposta de refinanciamento de dívidas enviada pelo governo, o chamado Refis, também tiveram impacto negativo na arrecadação.

"Neste ano verificou-se o seguinte, é interessante, houve uma queda na arrecadação. É curioso, quando a inflação cai demais... cai a arrecadação", afirmou o presidente, que costuma apontar a redução na alta dos preços como uma das grandes vitórias de seu governo.

"Nós fizemos um plano de refinanciamento, o chamado Refis, e isto no Congresso Nacional... pois o Congresso modificou radicalmente e, interessante, como modificou radicalmente, as empresas que iriam aderir ao Refis ficaram esperando para aderir", disse Temer, culpando também essa menor adesão pela queda na arrecadação.

Na noite de terça-feira, os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciaram a elevação da meta de déficit primário deste ano e de 2018 para 159 bilhões, ante metas anteriores de 139 bilhões de reais e de 129 bilhões de reais, respectivamente.

O governo também anunciou medidas de cortes de gastos, como a eliminação de 60 mil cargos que estavam vagos e o adiamento por um ano do reajuste dos salários dos servidores.

"Com essas medidas que eu acabei de anunciar, nós não teremos aumento de impostos, o que é importante para manter o firme compromisso com a manutenção da trajetória de recuperação das contas públicas. E é por isso que eu insisto que é preciso seguir adiante com as reformas."

Temer disse que a reforma da Previdência é "inafastável" e que o governo deve se envolver nas discussões sobre a reforma política.

© Reuters. Temer faz discurso em evento em São Paulo

Assim como também fez em evento pela manhã, em Brasília, com o setor de supermercados, Temer voltou a tratar de uma simplificação tributária. O presidente disse que as mudanças serão feitas com o objetivo de incentivar o investimento e que o governo pretende fazer essa simplificação ainda neste semestre.

(Reportagem de Eduardo Simões)

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.