Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Bolsonaro sanciona nova lei das telecomunicações

Publicado 04.10.2019, 10:21
Atualizado 04.10.2019, 10:21
© Reuters. Presidente Jair Bolsonaro

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro sancionou o novo marco legal das telecomunicações do país, informou o Diário Oficial da União desta sexta-feira, transformando em lei um projeto aprovado pelo Congresso em setembro com mudanças que eram bastante aguardadas pelo setor.

A indústria de telecomunicações defendia há anos novas regras para o setor permitidas pela lei, como a possibilidade de incorporação de ativos da União pelas operadoras mediante compromissos de investimento em infraestrutura e a criação de um mercado secundário de frequências de telefonia móvel.

O texto também permite a migração das atuais concessões para o regime de autorização, em troca de investimentos das empresas na expansão da banda larga.

"O novo marco legal de telecomunicações...vem colocar o Brasil definitivamente no caminho da economia digital", destacou o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil), em nota.

Na visão do sindicato do setor, com a alteração na lei, os recursos que antes eram aplicados obrigatoriamente em soluções obsoletas passarão a ser destinados à ampliação ainda maior do acesso à internet, bem como as novas regras trazem maior segurança jurídica para a continuidade dos investimentos e para a aplicação de recursos em serviços mais demandados pela população.

Em nota a clientes, analistas do Itaú BBA citaram que a notícia é positiva para a Telefônica Brasil, que opera sob a marca Vivo, e para a Oi (SA:OIBR4), que está em processo de recuperação judicial.

"Embora a aprovação presidencial fosse esperada (após a aprovação do Senado), o fluxo de notícias sugeria que havia risco de mudanças no texto, o que poderia trazer efeitos menores para o setor", afirmaram. [nL2N26308Q]

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Na visão da equipe do Itaú BBA, a nova lei pode adicionar 2,4 reais por ação ao valor justo da ação PN da Telefônica Brasil e 0,5 real ao valor justo do papel ON da Oi.

Os analistas ainda destacaram que a lei permite que as obrigações de cobertura de voz fixa sejam trocadas por obrigações de banda larga e remove algumas restrições à venda de ativos.

"Os principais pontos da nova lei ainda exigirão regulamentos detalhados pela Anatel; esperamos que o processo de aprovação leve pelo menos um ano."

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro, com reportagem adicional de Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Vejam o salto no final do dia de obtem
Já sabiam ontem disso
Ótima notícia , para um determinado grupo de telecomunicações , rallye em 3..2...1.
Onde o Bolsonaro põe a mão vira merda.
pela nota do credite suisse teve tubarao vendido que tomou o maior tombo pois esperava-se que o plc so fosse assinado hoje
Elet6
agora vai OIBR3.
So isso a materia vai dizer. Ja teve  penny stock, caixa comprometido ,matérias  de sei la quantas paginas,  as reportagens que  ferravam a OI , agora com a PLC sancionada, é todo esse enfoque que daram meia pagina.....site tendencioso demais...
será que agora vai?
acredito que vá subir uns 2 dias . depois acaba o oba oba .. precisa pagar a dívida . e parar de dar prejuizo
mais uma luz no fim do tunel para a oi....
Ao infinito, com muita esperança!
Voooa oi! Fumo nas Sardinhas vendidas
Ao infinito, com muita esperança!
Oiiii rsrs
A Oi vai respirar um pouco?
A Oi vai respirar um pouco?
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.