Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

ABERTURA: Ibov futuro inicia em queda em meio à cautela com coronavírus

Publicado 23.01.2020, 09:02
Atualizado 23.01.2020, 09:05
© Reuters.  ABERTURA: Ibov futuro inicia em queda em meio à cautela com coronavírus

© Reuters. ABERTURA: Ibov futuro inicia em queda em meio à cautela com coronavírus

Por Gabriel Codas

Investing.com - O índice futuro do Ibovespa abre a jornada desta quinta-feira com queda de 0,34% aos 118.150 pontos, com o dólar somando 0,17% a R$ 4,1901. O clima segue de cautela nos mercados com preocupações com o coronavirús na véspera do início do feriado do Ano Novo Chinês. Os investidores devem reagir também aos números da inflação no Brasil.

- Cenário Interno

IPCA-15

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) apresentou variação de 0,71% em janeiro, 0,34 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de 1,05% registrada em dezembro. Este é o maior resultado para um mês de janeiro desde 2016, quando o índice foi de 0,92%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,34%, acima dos 3,91% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2019, a taxa foi de 0,30%.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete apresentaram alta na passagem de dezembro para janeiro. A maior variação (1,83%) e o maior impacto (0,45 p.p.) ficaram com o grupo Alimentação e bebidas, embora tenha havido desaceleração em relação ao resultado do mês anterior (2,59%).

A segunda maior contribuição (0,17 p.p.) veio dos Transportes (0,92%), cuja variação ficou próxima à registrada em dezembro (0,90%). No lado das quedas, o destaque ficou com Habitação (-0,14%), com impacto de -0,02 p.p. no índice de janeiro. Os demais grupos ficaram entre a queda de 0,01% em Artigos de residência e a alta de 0,47% em Despesas pessoais.

Autonomia do BC

Os projetos de autonomia formal do Banco Central e de modernização da legislação cambial estão prontos para serem votados e podem ser apreciados na Câmara dos Deputados ainda no primeiro trimestre, afirmou o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Nós vamos construir a partir do início de fevereiro essas pautas, os projetos e as maiorias para que a gente possa aprovar esses projetos o mais rápido possível, acho que já estão mais do que prontos para ir a voto, falta apenas a organização do dia da votação”, disse.

Falando a jornalistas após reunião com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, na residência oficial da Câmara, Maia pontuou que precisava conversar com os líderes antes de cravar uma expectativa mais precisa para o calendário legislativo.

Ao ser questionado se era factível imaginar uma aprovação ainda nos primeiros três meses do ano, conforme expectativa já externada pelo próprio Campos Neto, Maia disse que sim.

- Cenário Externo

China

O banco central da China manteve a taxa de juros sobre seu instrumento de empréstimo de médio prazo direcionado nesta quinta-feira, contrariando expectativas de corte.

A taxa sobre os empréstimos TMLF de um ano permaneceu em 3,15%, conforme houve rolagem parcial de vencimentos no mesmo dia, disse em seu site o Banco do Povo da China. O banco central havia reduzido a taxa sobre a ferramenta de liquidez de médio prazo em novembro.

Recentes sinais de melhora na economia da China e a assinatura de um acordo comercial com os Estados Unidos haviam alimentando as especulações sobre quanto as autoridades irão afrouxar a política monetária este ano.

O banco central não disse porque manteve os juros, mas atribuiu a rolagem de empréstimos a necessidades de caixa em instituições financeiras.

França e EUA

O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, disse nesta quinta-feira que a França chegou a um acordo com os Estados Unidos sobre as bases para negociações futuras de um imposto digital global, no nível da OCDE.

"Tivemos longas conversas esta manhã com o secretário do Tesouro dos EUA e o secretário-geral da OCDE, e estou feliz em anunciar que encontramos um acordo entre a França e os Estados Unidos, fornecendo a base para o trabalho na tributação digital na OCDE", disse Le Maire no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça.

"É uma boa notícia, porque isso reduz o risco de sanções norte-americanas e abre a perspectiva de uma solução internacional para a tributação digital", acrescentou.

BCE

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, deve lançar uma ampla revisão de sua política monetária nesta quinta-feira em que provavelmente redefinirá a principal meta do BCE e como alcançá-la.

O banco central da zona do euro não consegue atingir sua meta de inflação de pouco abaixo de 2% há anos apesar das medidas agressivas de estímulo com o predecessor de Lagarde, Mario Draghi.

O BCE não deve fazer qualquer mudança na política monetária esta semana, mas simplesmente manter sua promessa de continuar comprando títulos e, se necessário, cortar os juros até que o aumento dos preços na zona do euro caminhe de volta para sua meta.

Entretanto, Lagarde irá anunciar o início e escopo da primeira revisão estratégica do BCE desde 2003, que vai durar a maior parte do ano e abranger tópicos que vão da meta de inflação a dinheiro digital e combate à mudança climática.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,98%, a 23.795 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 1,52%, a 27.909 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 2,75%, a 2.976 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 3,10%, a 4.003 pontos.

COMMODITIES

Após uma sequência de dias positivos, a jornada desta quinta-feira foi marcada por uma importante queda nos preços dos contratos futuros do minério de ferro, na bolsa de mercadorias de Dalian, na China. No dia, o contrato de maior liquidez, com vencimento em maio deste ano, cedeu 2,33% a 649,50 iuanes por tonelada, o que representa uma retração de 15,50 iuanes em relação ao valor de liquidação da véspera, que foi de 665,00 iuanes/t.

No mesmo sentido, a sessão também teve perdas nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na bolsa de mercadorias da cidade de Xangai, também na China. O contrato de maior liquidez, com entrega para maio de 2020, caiu 36 iuanes para 3.500 iuanes por tonelada. O segundo em volume, para outubro deste ano, teve perdas de 22 iuanes para 3.363 iuanes/t.

MERCADO CORPOARTIVO

- Eletrobras (SA:ELET3)

A Eletrobras (SA:ELET3) anunciou nesta quarta-feira que deu início à emissão de títulos de dívida no mercado internacional com valor de até 1,75 bilhão de dólares, de acordo com fato relevante divulgado pela empresa.

Os títulos possuem vencimentos em cinco anos (denominados “Notes 2025”) e em dez anos (denominados “Notes 2030”), informou a companhia, acrescentando que os cupons serão definidos de acordo com demanda de mercado.

Além disso, a Eletrobras (SA:ELET3) também comunicou uma oferta de aquisição dos títulos emitidos pela empresa no mercado externo com vencimento em 2021 —as chamadas “Notes 2021”, que oferecem um cupom de 5,75%.

“Os recursos líquidos obtidos com a emissão das Notes serão utilizados para o refinanciamento de dívidas da companhia, incluindo, sem limitação, para a consumação da Oferta de Aquisição das Notes 2021”, informou a elétrica no comunicado.

- Petróleo

A produção de petróleo do Brasil em 2019 avançou 7,78% ante o ano anterior e ultrapassou a marca de 1 bilhão de barris pela primeira vez na história, acumulando 1,018 bilhão de barris no período, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quarta-feira.

Enquanto isso, a produção de gás natural do país cresceu 9,46% no ano passado, somando 44,724 bilhões de metros cúbicos.

Segundo a agência reguladora, o pré-sal foi responsável pela produção de 633,98 milhões de barris no consolidado de 2019, além de 25,906 bilhões de metros cúbicos de gás natural —altas de 21,56% e 23,27% na comparação anual, respectivamente.

Dezembro representou um novo recorde mensal para a produção de petróleo no país, com bombeamento médio de 3,106 milhões de barris por dia, alta de 15,44% ante igual período de 2018 e 0,52% acima do recorde verificado exatamente no mês anterior.

- Triunfo

A Triunfo TPIS3 (SA:TPIS3).SA afirmou nesta quarta-feira que o Tribunal de Justiça de São Paulo reformou sentença de primeira instância que havia homologado plano de recuperação extrajudicial da companhia, após recursos de BNDES e da Infrabrasil.

“Dessa forma, com efeito a partir de 23 de janeiro, os planos de recuperação extrajudicial da companhia...encontram-se suspensos, fazendo com que os créditos abrangidos retornem às condições precedentes. Adicionalmente, os credores contemplados no leilão reverso de 20 de março de 2018 deverão depositar judicialmente os valores recebidos”, afirmou a Triunfo em fato relevante.

- Camil

A Camil Alimentos (SA:CAML3) anunciou nesta quarta-feira a compra da unidade de ração animal do grupo chileno Empresas Iansa, numa operação de cerca de 200 milhões de reais que amplia a presença da companhia brasileira no país e marca a entrada da empresa no segmento de pet food.

A unidade de negócios pet food das Empresas Iansa, LDA SpA, possui marcas relevantes no mercado chileno e é a terceira maior em produtos para cães, afirmou a Camil em comunicado. A unidade possui sete marcas.

A Camil entrou no Chile em 2009, com a compra da marca de arroz Tucapel. A unidade internacional da Camil representa 30% das operações da empresa, com atuação no Uruguai, Peru e Chile.

- Carrefour (SA:CRFB3)

O Carrefour (SA:CRFB3) Brasil teve alta de 11,4% nas vendas brutas do quarto trimestre ante mesma etapa de 2018, para 16,84 bilhões de reais, informou a rede de varejo nesta quarta-feira.

Os números excluem vendas de combustíveis. A companhia afirmou que as vendas em lojas abertas há pelo menos um ano cresceram 7,6% no período, impulsionadas por avanço de 12,7% da bandeira Carrefour (SA:CRFB3). Já a divisão de atacarejo, maior do grupo no país e representada pela bandeira Atacadão, teve crescimento de vendas mesmas lojas de 5,5%.

Os dados foram divulgados alguns dias depois que o rival GPA (SA:PCAR4) publicou relatório de vendas apontando alta de 4,3% nas vendas mesmas lojas da bandeira de atacarejo Assaí no quarto trimestre, enquanto nas outras frentes de supermercados do grupo houve queda de 0,9%. Não ficou imediatamente claro se os dados são comparáveis.

Segundo o relatório do Carrefour (SA:CRFB3) Brasil, o desempenho de vendas mesmas lojas do grupo no quarto trimestre foi o melhor para o período dos últimos cinco anos, apesar da “tendência de volatilidade de inflação em diversas categorias, principalmente a carne”. A empresa abriu 20 lojas Atacadão em 2019, dentro da meta, das quais 8 no quarto trimestre.

XP Inc

O valor de mercado da XP Inc chegou a superar 100 bilhões de reais (24 bilhões de dólares) nesta quarta-feira, acumulando uma valorização de mais de 60% desde a sua estreia no mercado acionário norte-americano, no final do ano passado.

Na máxima da sessão, os papéis foram negociados a 43,52 dólares, alta de mais de 7% em relação ao fechamento da véspera.

A marca dos 100 bilhões de reais - considerando a cotação de fechamento do dólar à vista comercial na véspera, de 4,2060 reais - superou o valor de mercado da B3, preterida pela XP na hora da escolha sobre o local para o seu IPO, feito na Nasdaq, em Nova York. Considerando a cotação máxima desta sessão, o valor da B3 alcançava 98 bilhões de reais, segundo cálculos da Reuters e dados da Refinitiv.

Entre os grandes bancos, considerando as cotações máximas nesta sessão, a distância ainda é razoável.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

O presidente da República inicia nesta quinta-feira viagem oficial, com uma escala em Luanda, em Angola, indo em seguida para Nairóbi, no Quênia.

- Paulo Guedes

Ainda no Fórum Econômico Mundial, o ministro da Economia tem mais um dia com uma ampla agenda com reuniões bilaterais, mesas-redondas e participação em painéis.

Com Reuters.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.