Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

ABERTURA: Ibovespa futuro segue exterior e começa a semana com forte valorização

Publicado 28.09.2020, 09:06
Atualizado 28.09.2020, 09:29
© Reuters.

Por Gabriel Codas

Investing.com - A jornada desta segunda-feira inicia com valorização para o índice futuro do Ibovespa de 1,37% aos 98.420 pontos às 09h25, com o dólar recuando 0,6% a R$ 5,5293.

Os mercados começam a semana com os futuros de Wall Street subindo com força, seguindo o fôlego nas bolsas europeias após dados animadores para o setor industrial chinês sinalizarem que a recuperação no gigante asiático continuou intensa pelo quarto mês consecutivo.

O lucro industrial chinês subiu 19,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado, abaixo do crescimento de 19,6% de julho, mas o suficiente para animar os mercados globais.

Destaque também para o primeiro debate presidencial entre o presidente Donald Trump e o rival na corrida à Casa Branca, o democrata Joe Biden, na noite de terça-feira.

No Brasil, os investidores monitoram o avanço das propostas de reforma tributária, com o governo buscando a inserção de um imposto sobre transações para financiar a desoneração da folha de pagamentos. Além disso, hoje o governo federal deve lançar o Renda Cidadã, que substituirá o Bolsa Família. Para viabilizar o novo programa de transferência de renda, segue o desafio de avançar a PEC do Pacto Federativo para abrir espaço no Orçamento. 

- Cenário Interno

Confiança da Indústria

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas avançou 8,0 pontos em setembro, alcançando 106,7 pontos, o maior nível desde janeiro de 2013 (106,7 pontos). Esse resultado deixa a média do terceiro trimestre (98,4 pontos) 32,7 pontos acima da média do segundo trimestre (65,7 pontos).

“A sondagem de setembro mostra o setor industrial satisfeito com o momento presente e moderadamente otimista em relação aos próximos três meses. Na opinião dos empresários, a demanda estaria satisfatória, o nível de estoques está confortável e haveria expectativa de aumento de produção e do quadro de pessoal no curtíssimo prazo. Esse resultado sugere que o pior da crise já foi superado e que o setor teria fôlego para continuar a apresentar resultados positivos no próximo trimestre. O nível mais baixo do indicador que mede o otimismo com a evolução do ambiente dos negócios nos seis meses seguintes, no entanto, evidencia a preocupação do setor com o ambiente de negócios a partir de 2021, uma cautela possivelmente motivada pela incerteza com relação aos rumos da economia após a retirada dos programas emergenciais do governo”, comenta Renata de Mello Franco, economista da FGV-IBRE.

Covid-19

O Brasil registrou neste domingo 335 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 141.741, segundo dados do Ministério da Saúde.

Também foram notificados 14.318 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, o que levou o total de infecções confirmadas no país a 4.732.309.

Aos domingos e segundas-feiras, os números de casos e mortes registrados têm sido menores devido ao represamento de dados nos fins de semana.

STF

O ministro Celso de Mello decidiu antecipar sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF) para 13 de outubro, informou a assessoria de imprensa da corte nesta sexta-feira, abrindo a corrida para a primeira indicação do presidente Jair Bolsonaro a uma vaga no Supremo.

Celso de Mello completa 75 anos em 1º de novembro, quando seria obrigado a se aposentar compulsoriamente, mas o ministro mais longevo em atividade no tribunal preferiu antecipar sua saída do STF em três semanas.

O decano, que estava afastado por licença de saúde e retomou os trabalhos nesta sexta-feira, é o relator do inquérito que investiga se Bolsonaro tentou interferir no comando da Polícia Federal.

- Cenário Externo

BC chinês

O banco central da China afirmou nesta segunda-feira que vai manter a liquidez razoavelmente ampla e guiar os custos de financiamento para baixo.

O Banco do Povo da China tornará a política monetária mais flexível e direcionada, disse o banco em comunicado após reunião de seu comitê de política monetária.

O banco central vai manter a taxa do iuan basicamente estável, completou.

China

A capital da China pediu a importadores nesta segunda-feira que evitem alimentos congelados de países que sofrem de surtos severos de coronavírus, após vários casos de produtos de frutos do mar importados com teste positivo para o vírus.

“A alfândega e os governos locais detectaram repetidamente o coronavírus em alimentos importados da cadeia de congelados, provando que há risco de contaminação”, disse o Departamento Municipal de Comércio de Pequim em comunicado emitido para empresas importadoras.

O órgão pediu às empresas que monitorem de perto a situação da pandemia no exterior e “evitem proativamente a importação de alimentos da cadeia de congelados de áreas fortemente atingidas pelo coronavírus”, promovendo planos alternativos para as importações.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,32%, a 23.511 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 1,04%, a 23.476 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,06%, a 3.217 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,26%, a 4.581 pontos.

O primeiro dia da semana dá sinais positivos nos mercados de ações da Europa. Em Frankfurt, o DASX soma 2,78% aos 12.817 pontos, com o FTSE de Londres, avançando 1,48% aos 5.929 pontos. Já em Paris, o CAC ganha 2,11% aos 4.829 pontos.

Em Nova York, o S&P 500 Futuros era negociado em alta de 47 pontos, ou 1,4%, o contrato Dow Futuros subia 383 pontos, ou 1,4%, enquanto o Nasdaq 100 Futuros subia 222 pontos, ou 2%.

COMMODITIES

A jornada desta segunda-feira foi marcada por um forte movimento positivo para os preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento para janeiro do próximo calendário, somou 0,92% para 770,00 iuanes por tonelada, o que representa alta de 7,00 iuanes em relação aos 770,00 iuanes de liquidação da véspera.

No mesmo sentido, o fechamento da sessão de negócios teve como principal característica a valorização nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para o mês de janeiro de 2021, avançou 3 iuanes para 3.540 iuanes por tonelada, enquanto que o outubro deste, subiu 3 iuanes para 3.627 iuanes para cada tonelada.

Os estoques comerciais de petróleo em países da OCDE devem ficar levemente acima da média de cinco anos no primeiro trimestre de 2021, antes de caírem abaixo desse nível pelo restante do ano, disse o secretário-geral da Opep, Mohammad Barkindo, neste domingo.

O nível dos estoques de petróleo dos países desenvolvidos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é considerado uma referência chave para definição de políticas da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados.

“A expectativa do balanço entre oferta e demanda resultaria em estoques comerciais da OCDE ficando bem acima da última média de cinco anos no terceiro trimestre de 2020”, disse Barkindo, durante reunião virtual entre ministros de Energia de países do G20.

MERCADO CORPORATIVO

- BR Distribuidora (SA:BRDT3)

A BR Distribuidora informou em comunicado nesta sexta-feira que decidiu antecipar para 30 de setembro o pagamento de dividendos adicionais a seus acionistas referentes ao exercício de 2019, antes previsto para distribuição até o final do ano.

A companhia, que tem a Petrobras (SA:PETR4) como principal acionista, disse que a decisão veio após análise sobre o ambiente macroeconômico e os impactos trazidos pela pandemia de coronavírus, uma vez que tem visto “gradual retomada” em volumes e menores restrições à circulação de pessoas.

“Considerando ainda a nossa atual geração de caixa e nível de endividamento, avaliamos oportuno realizar o pagamento dos dividendos adicionais já em 30 de setembro”, afirmou a empresa.

O pagamento total será de cerca de 547,2 milhões de reais, sendo 534 milhões aprovados anteriormente e o restante em atualização dos valores.

- AES Tietê (SA:TIET11)

A AES Tietê recebeu aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para negócio que envolve a aquisição de projetos eólicos não operacionais do grupo Casa dos Ventos, mostraram documentos do órgão antitruste e despacho no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

A transação, cujo valor não é informado, envolve a compra do complexo eólico Ventos de Santa Tereza, a ser instalado no Rio Grande do Norte, com capacidade de pelo menos 420 megawatts, segundo parecer do Cade.

O movimento ocorre à medida que a companhia fala em acelerar os planos de expansão no Brasil e segue-se ao anúncio, em agosto, da compra pela AES Tietê de parques eólicos em funcionamento da J. Malucelli no Rio Grande do Norte.

Questionada sobre a transação, a AES Tietê disse que o empreendimento adquirido da Casa dos Ventos trata-se da primeira fase de um projeto “greenfield” batizado pela companhia como Cajuína, que poderá alcançar um total de até 1,1 gigawatt.

- Energisa (SA:ENGI4)

O consumo total de energia nas áreas de concessão da Energisa cresceu 1,2% em agosto na comparação com o mesmo mês de 2019, ficando em 2.936,8 GWh. Considerando o fornecimento que não foi faturado, o recuo foi de 4,6% na mesma base de comparação. A empresa atribui o desempenho à perda de intensidade da pandemia do novo coronavírus, o que permitiu a continuidade do processo de retomada econômica, contribuindo para o aumento no consumo de energia em algumas localidades.

Entre as distribuidoras, seis avançaram nas vendas de energia em relação ao ano anterior, motivadas pelas classes residencial, rural e industrial: Energisa Acre (+7,6%, 92,6 GWh), Energia Rondônia (+5,4%, 289,6 GWh), Energisa Borborema (+3,1%, 53,7 GWh), Energisa Mato Grosso (+0,7%, 788,9 GWh), Energisa Mato Grosso do Sul (+4,5%, 457,3 GWh) e Energisa Minas Gerais (+3,3%, 125,0 GWh).

- Aeroportos

Os Estados da Amazônia Legal vão ser terreno de um novo projeto do governo que busca impulsionar a aviação regional em parceria com a iniciativa privada. O plano é conceder de forma patrocinada - quando há participação financeira do poder público no projeto - cinco blocos de terminais aeroportuários na região.

O pontapé inicial será no Amazonas, onde o governo espera transferir para uma empresa a operação de oito aeroportos regionais em 2022. O projeto será qualificado na próxima reunião do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e vai contar com desembolso de até R$ 400 milhões da União, num contrato de dez anos.

A inclusão ocorre num momento em que a política do governo para a região Amazônica está sob o foco do Brasil e da comunidade internacional.

- Cemig (SA:CMIG4)

A elétrica estatal mineira Cemig informou que o Banco Clássico aumentou a participação na companhia com a aquisição recente de ações por meio de seu fundo exclusivo FIA Dinâmica Energia.

Com o negócio, efetivado em 23 de setembro e que envolveu cerca de 60 milhões de reais, o fundo de investimento em ações passou a deter 8,79% do capital total da Cemig, ou 16,07% dos papéis ordinários e 5,14% do preferenciais, disse a Cemig em comunicado nesta sexta-feira.

“Essa operação visa diversificar os investimentos em energia elétrica do FIA Dinâmica Energia ao mesmo tempo em que procura direcionar parte dos investimentos do banco para o setor de infraestrutura do país”, disse a instituição financeira sobre a transação, de acordo com o comunicado da Cemig.

Antes, o FIA Dinâmica Energia possuía 11,35% das ações ordinárias da Cemig e 5,14% das preferenciais, em um total de 7,22% da empresa.

- Mineração

Os investimentos em novos projetos de mineração, expansões e gestão e segurança de barragens de rejeitos no Brasil atingirão 37 bilhões de dólares entre 2020 e 2024, estimou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), conforme informação enviada à Reuters.

A cifra representa um aumento de 4,5 bilhões de dólares ante projeção anterior para o período, divulgada em fevereiro deste ano.

O aumento na estimativa foi realizado após recentes investimentos em projetos de mineração anunciados em várias partes do país, segundo o instituto que representa mineradoras.

O órgão disse ainda que planeja divulgar dados mais consolidados em outubro, o que pode “aumentar” as projeções, disse o Ibram.

- Privatização CEB-D

O leilão de privatização da elétrica CEB (SA:CEBR3) Distribuição (CEB-D), responsável pelo fornecimento no Distrito Federal, deverá ter preço mínimo de 1,42 bilhão de reais pela totalidade das ações da companhia.

O Conselho de Administração da CEB aprovou neste sábado a convocação de assembleia geral de acionistas que vai deliberar sobre a alienação de 100% das ações da empresa por esse valor, de acordo com comunicado divulgado junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A CEB-D pertence à Companhia Energética de Brasília, controlada pelo governo do Distrito Federal.

Em documentos disponibilizados pela empresa, assessores do processo preveem a sessão pública do leilão em 24 de novembro.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

A segunda-feira do presidente da República começa com reunião com Damares Alves, Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Parlamentares; e Pastores da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Ainda pela manhã, recebe os dias com os ministros Braga Netto (Casa Civil); Paulo Guedes (Economia); Fábio Faria (Comunicações); Jorge Antonio de Oliveira (Secretaria-Geral); Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo); e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Na parte da tarde, se encontra com os ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura); e Bento Albuquerque (Minas e Energia). O dia termina com o Lançamento do "Programa Mineração e Desenvolvimento".

- Paulo Guedes

O sito do Ministério da Economia não traz compromissos públicos oficiais para o ministro nesta segunda-feira.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)

Últimos comentários

Vai la ver agora a forte valorização que esta acontecendo. Bolsa ta caindo mais que macaco com fome do galho
BOLSA não vai recuperar as perdas ocorridas durante a pandemia. Faltam menos de 60 dias úteis para terminar o ano...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.