Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

ABERTURA: Ibovespa segue preocupação externa e começa o dia com perdas

Publicado 25.09.2020, 09:03
Atualizado 25.09.2020, 09:27
© Reuters.

Por Gabriel Codas

Investing.com - O índice futuro do Ibovespa inicia a jornada desta sexta-feira com perdas de 0,66% aos 96.440 pontos às 09h21, ao passo que o dólar avança 0,75% a R$ 5,5519. Os mercados começam o último dia da semana com cautela, em um momento que os principais índices europeus, bem como os futuros de Wall Street operam com perdas. No radar dos investidores, a preocupação com uma nova onda de casos de Covid-19 na Europa, além das negociações por um pacote de estímulo nos Estados Unidos.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro tem agenda esvaziada para realização de uma cirurgia de retirada de cálculo de bexiga. No Congresso, segue as negociações em relação à reforma tributária, com a equipe econômica buscando inserir um imposto sobre transações no projeto que se originou na Câmara e, assim, diminuir a resistência do presidente da Casa quanto ao que é chamada de "nova CPMF".

- Cenário Interno

Confiança da Construção

O Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getulio Vargas, avançou 3,7 pontos em setembro atingindo 91,5 pontos, patamar ainda inferior ao período pré-pandemia. Com a alta, o índice fecha a média do  terceiro trimestre (87,7 pontos) 17,7 pontos acima da média do segundo trimestre (70,0 pontos).

"A confiança do setor da construção retornou à zona de pessimismo moderado que se encontrava antes da pandemia. A percepção dominante é de recuperação da atividade e de crescimento dos negócios, com reflexos na melhora das expectativas. No entanto, vale a ressalva que ainda não é um movimento disseminado por todos segmentos – a área de serviços foi mais penalizada e registra mais dificuldade em recuperar, assim como o mercado de edificações comerciais. Por outro lado, o segmento de edificações residenciais avança mais rapidamente confirmando o bom momento do mercado, impulsionado pelas taxas de juros mais baixas e pela maior oferta de crédito,” observou Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE.

INCC-M

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) subiu 1,15% em setembro, percentual superior ao apurado no mês anterior, quando o índice registrou taxa de 0,82%. Com este resultado, o índice acumula alta de 4,57% no ano e de 5,01% em 12 meses. A taxa do índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços passou de 1,18% em agosto para 2,40% em setembro. O índice referente à Mão de Obra variou de 0,52% em agosto para 0,06% em setembro.

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, a taxa correspondente a Materiais e Equipamentos subiu 2,97%, contra 1,43% no mês anterior. Todos os subgrupos componentes apresentaram acréscimo em suas taxas de variação, destacando-se materiais para estrutura (1,78% para 2,96%) e materiais para instalação (2,25% para 5,59%).

CMN

O Conselho Monetário Nacional (CMN) ampliou nesta quinta-feira o limite de receita dos microempresários que podem acessar as linhas do programa de microcrédito, em medida que aumentará o número de potenciais tomadores da modalidade, que tem taxas reduzidas.

Em outra iniciativa, o CMN também estendeu para todos os programas de crédito voltados para o combate dos efeitos econômicos da pandemia do Covid-19 regra que reduz o provisionamento que os bancos precisam fazer para enfrentar eventuais perdas.

Como já ocorria no Pese, programa de financiamento à folha de salários das empresas, também no programa Peac-Maquininhas, voltado a micro e pequenas empresas, os bancos só precisarão fazer o provisionamento sobre a parcela da operação que é custeada pela instituição financeira --e não sobre a parcela coberta por recursos da União.

Covid-19

O Brasil registrou nesta quinta-feira 831 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 139.808, segundo dados do Ministério da Saúde.

Também foram notificados 32.817 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 4.657.702.

O Brasil é o segundo país com maior número de mortes por Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em número de casos, abaixo dos EUA e da Índia.

- Cenário Externo

Alemanha

O otimismo entre os exportadores alemães, que foram prejudicados pela crise do coronavírus, atingiu em setembro o nível mais alto desde outubro de 2018, informou o instituto Ifo nesta sexta-feira.

O Ifo disse que seu índice de expectativas para exportação avançou a 10,4 em setembro de 5,5. O instituto afirmou que mais empresas nos setores de química e equipamentos elétricos esperam aumento dos embarques ao exterior no quarto trimestre.

A indústria automobilística também prevê aumento nas vendas externas enquanto fabricantes de roupas, produtos de couro e calçados preveem que as vendas cairão de forma significativa.

Espanha

O governo espanhol recomendou a impor mais uma vez um lockdown em toda cidade de Madri para conter a disseminação do coronavírus depois de autoridades locais determinarem restrições em algumas áreas da região, disse o ministro da Saúde, Salvador Illa, nesta sexta-feira.

EUA

Democratas na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos estão trabalhando em um pacote de estímulo de 2,2 trilhões de dólares para combate aos efeitos do coronavírus e que pode ser votado na próxima semana, disse um importante parlamentar nesta quinta-feira, enquanto a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, reiterou estar pronta para conversar com a Casa Branca.

Com as negociações formais para esse auxílio paralisadas por quase sete semanas, o presidente do Comitê de Assuntos Tributários da Câmara, Richard Neal, disse que novos esforços legislativos começaram nesta semana após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, dizer em depoimento no Congresso que os parlamentares precisavam fornecer mais apoio para uma economia que ainda cambaleia por causa da pandemia.

“Os contornos já estão lá. Acho que agora se trata de prazo e coisas assim”, disse Neal a repórteres quando questionado sobre o potencial para um novo projeto.

BOLSAS INTERNACIONAIS

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,51%, a 23.204 pontos. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,32%, a 23.235 pontos. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,12%, a 3.219 pontos. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,15%, a 4.570 pontos.

Na Europa, o desempenho dos mercados de ações segue negativo. Em Frankfurt, o DAX perde 1,51% aos 12.419 pontos, com o FTSE, de Londres, recuando 0,25% aos 5.807 pontos. Já em Paris, o CAC cede 1,43% aos 4.694 pontos.

COMMODITIES

A jornada desta sexta-feira teve movimento negativo para os preços dos contratos futuros do minério de ferro, que são negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento para janeiro do próximo calendário, recuou 0,20% para 764,50 iuanes por tonelada, o que representa perdas de 1,50 iuanes em relação aos 766,00 iuanes de liquidação da véspera.

No mesmo sentido, o fechamento da semana de negócios teve como principal característica a desvalorização nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai. O contrato com mais liquidez, com entrega para o mês de janeiro de 2021, cedeu 25 iuanes para 3.522 iuanes por tonelada, enquanto que o de outubro deste ano, retrocedeu 18 iuanes para 3.611 iuanes para cada tonelada.

Em Nova York, o Dow Jones Futuros caía 153 pontos, ou 0,57%, enquanto o contrato S&P 500 Futuros caía 0,41% e o Nasdaq Futuros subia 0,04%.

MERCADO CORPORATIVO

- Vulcabrás e Grendene (SA:GRND3)

A Vulcabrás Azaleia informou nesta quinta-feira o licenciamento da marca Azaleia à Grendene para produção e venda de calçados femininos.

O licenciamento, válido por 3 anos e renováveis por igual período, vale para Brasil e exterior, exceto Peru, Chile e Colômbia, de acordo com o fato relevante.

Com o acordo, a Grendene passará a usar a marca Azaleia, sendo responsável inclusive pelos designs dos calçados.

“Não há e não haverá qualquer solidariedade entre a companhia e a Grendene com relação às respectivas atividades e obrigações junto a quaisquer terceiros”, afirmou a Vulcabras, adicionando que a remuneração pelo uso da marca será paga pela Grendene com base num percentual da receita mensal dos produtos.

“A consumação da operação está em linha com o planejamento estratégico da companhia em concentrar seus esforços no desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos e artigos esportivos”, afirmou a Vulcabras, que no entanto seguirá vendendo calçados femininos apenas no Peru e na Colômbia.

O anúncio acontece dias após a Vulcabras ter fechado acordo para comprar a operação da marca Mizuno no Brasil, pagando 32,5 milhões de reais à Alpargatas (SA:ALPA4).

- Magazine Luiza (SA:MGLU3)

O Ministério Público do Trabalho em São Paulo indeferiu uma série de denúncias recebidas contra o Magazine Luiza por suposta discriminação na decisão da empresa de selecionar apenas negros em seu próximo programa de trainees. Para o MPT, não houve violação trabalhista, mas sim uma ação afirmativa de reparação histórica.

Ao todo foram recebidas 11 denúncias em que a varejista é acusada de promover "prática de racismo", uma vez que, nas palavras de um dos denunciantes, "impede que pessoas que não tenham o tom de pele desejado pela empresa" participem do processo seletivo.

Anunciada na última sexta-feira, 18, a iniciativa do Magalu teve larga repercussão nas redes sociais, despertando elogios e críticas - inclusive com acusações de "racismo reverso" e ameaças de representação contra a empresa no Ministério Público, o que se confirmou.

- Tecnisa (SA:TCSA3)

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada na quinta-feira, 24, os acionistas da Tecnisa rejeitaram uma nova tentativa que a Gafisa (SA:GFSA3) fez de incorporar os negócios da empresa. Foram rejeitadas quatro proposições elaboradas pelo Fundo Bergamo, que tem a Gafisa como única cotista.

Com 31.850.084 votos contrários, 82 mil abstenções e nenhum voto favorável, os acionistas não deram prosseguimento à proposta do Fundo Bergamo de aumentar o capital social da empresa em R$ 500 milhões. Os acionistas também negaram a proposta para o aumento do limite de capital autorizado da companhia para 200 milhões de ações ordinárias, sendo 31.710.059 votos contrários, 222.025 abstenções e nenhum voto a favor.

A decisão veio um dia após o Conselho Fiscal da Tecnisa recomendar a rejeição do plano, com a justificativa que "não é necessária a realização de aumento de capital pela Tecnisa no curto prazo para que esta execute seu atual plano de negócios".

- IPO da Melnick

A construtora Melnick Even (SA:EVEN3) Desenvolvimento Imobiliário levantou 713,6 milhões de reais em uma oferta pública inicial de ações, segundo dados divulgados no final da quinta-feira pela Comissão de Valores Mobiliários.

A companhia definiu o preço das ações no IPO a 8,50 reais, no piso da faixa indicativa. Tanto a Melnick quanto seus acionistas levantaram recursos na operação.

As ações da Melnick começarão a ser negociadas na B3 (SA:B3SA3) na segunda-feira.

- Arroz

A indústria brasileira de arroz já negociou cerca de 188 mil toneladas do cereal (base em casca) com Estados Unidos, Índia e Guiana, após a recente isenção de taxas de importação para o produto de fora do Mercosul adotada pelo governo para tentar reduzir preços internos que alcançaram máximas históricas, estimou à Reuters a associação do setor Abiarroz.

Os Estados Unidos devem responder pela maior parte do fornecimento, com 100 mil toneladas em casca (não beneficiado), disse a diretora-executiva da Abiarroz, Andressa Silva.

“Os primeiros embarques devem ser da Índia, mas não necessariamente será o primeiro destino a chegar”, afirmou a executiva sobre o país cujo volume já negociado está estimado em 70 mil toneladas (casca).

Além disso, estima-se que outras 18 mil toneladas tenham sido adquiridas pelos brasileiros junto à Guiana.

Sobre a entrega, a diretora acredita que o período mais provável para a chegada dos lotes ao Brasil é a partir de novembro.

- Mercado Pago

O Mercado Pago, fintech de pagamentos do Mercado Livre (NASDAQ:MELI), anunciou nesta quinta-feira, 24, que recebeu aporte de R$ 400 milhões do Goldman Sachs. Os recursos têm como destino a divisão de crédito da instituição, o Mercado Crédito, e servirão para expandir a oferta de crédito para pequenos e médios vencedores que usam o Mercado Pago e o Mercado Livre.

"O investimento da Goldman Sachs nos ajudará a seguir com o objetivo do Mercado Pago de democratizar o acesso aos serviços financeiros e ao crédito na América Latina. Grande parte dos vendedores que atua no Mercado Livre e no Mercado Pago é formada por micro e pequenas empresas que não possuem acesso ao sistema financeiro tradicional", afirma Martín de los Santos, vice-presidente sênior do Mercado Crédito.

AGENDA DE AUTORIDADES

- Jair Bolsonaro

O presidente da República está em São Paulo onde realiza, nesta sexta-feira, uma nova cirúrgica para a retirada de cálculo na bexiga.

- Paulo Guedes

O site do Ministério da Economia não traz compromissos públicos oficiais para o ministro nesta sexta-feira.

(Com contribuição de Reuters e Estadão Conteúdo)

Últimos comentários

A preocupação la fora acabou, bolsas americanas subindo. Ta na hora de acabar com essa preocupação best@ aqui tbm.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.