Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Ações do HSBC e do StanChart caem para mínima de 22 anos após reportagens sobre transações com dinheiro ilícito

Publicado 21.09.2020, 09:35
Atualizado 21.09.2020, 09:40
© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Alun John e Sumeet Chatterjee e Lawrence White

HONG KONG/LONDRES (Reuters) - As ações do HSBC (HK:0005) em Hong Kong e do Standard Chartered (LON:STAN) em Londres caíam para mínimas desde pelo menos 1998 nesta segunda-feira, após reportagens afirmando que eles e outros bancos, incluindo Barclays (LON:BARC) e Deutsche Bank (DE:DBKGn), movimentaram grandes somas de fundos supostamente ilícitos ao longo de quase duas décadas, apesar dos sinais sobre a origem do dinheiro.

As reportagens publicadas pelo BuzzFeed e outras empresas de mídia foram baseadas em relatórios de atividades suspeitas (SARs) vazados, apresentados por bancos e outras instituições financeiras à Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCen) do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

As ações do HSBC em Londres caíam 5,2%, para seu nível intradia mais baixo desde 2009, depois que as ações do banco em Hong Kong tocaram a mínima de 25 anos. Os papéis caíram quase pela metade desde o início do ano.

O StanChart recuava 4,6% em Londres, para seu nível mais baixo desde 1998, em um cenário de uma queda mais ampla no mercado com o índice de bancos europeus STOXX caindo 4,8%.

Mais de 2.100 SARs, que em si não são necessariamente prova de irregularidades, foram obtidos pelo BuzzFeed News e compartilhados com o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e outras organizações de mídia.

Em um comunicado à Reuters no domingo, o HSBC disse que "todas as informações fornecidas pelo ICIJ são históricas". O banco disse que, a partir de 2012, embarcou em uma "jornada de vários anos para reavaliar sua capacidade de combater crimes financeiros".

© Reuters. (Blank Headline Received)

O StanChart disse em comunicado que leva sua "responsabilidade de combater crimes financeiros extremamente a sério e investiu substancialmente em programas de compliance".

Os relatórios continham informações sobre mais de 2 trilhões de dólares em transações entre 1999 e 2017, que foram sinalizadas como suspeitas por departamentos internos de compliance das instituições financeiras.

O ICIJ disse que os documentos vazados são uma pequena fração dos relatórios apresentados ao FinCEN. HSBC e StanChart estavam entre os cinco bancos que apareceram com mais frequência nos documentos, informou o ICIJ.

Últimos comentários

Siga o Dinheiro..💵💰
Esses bancos são um antro de corrupção pertencem a elite mundial é de se eperar
Volte meia ocupam paginas de noticiários com escândalos
Não é a primeira vez que o HSBC está envolvido nesses casos. Já é normal RSRS
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.