Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

AES Tietê busca eólicas no Nordeste e quer desenvolver projetos solares, diz CEO

Publicado 06.11.2019, 14:57
Atualizado 06.11.2019, 15:01
AES Tietê busca eólicas no Nordeste e quer desenvolver projetos solares, diz CEO

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A AES Tietê, da norte-americana AES, pretende avaliar oportunidades de aquisição de parques eólicos no Nordeste, ao mesmo tempo em que focará o desenvolvimento de novos projetos solares para venda da produção no mercado livre de eletricidade, disse nesta quarta-feira o presidente da companhia, Ítalo Freitas.

A movimentação da empresa vem após fracasso no mês passado de negociações junto à Renova Energia (SA:RNEW11) para a compra do projeto eólico Alto Sertão III, na Bahia, um negócio que envolveria até 350 milhões de reais e mais a assunção de 988 milhões de reais em dívidas do empreendimento.

"Buscamos parques eólicos no Nordeste", disse Freitas, durante teleconferência com analistas e investidores para comentar os resultados do terceiro trimestre.

Ele destacou que o interesse é por ativos que já possuam contratos de longo prazo.

De outro lado, em novos projetos ("greenfield"), a AES Tietê deverá focar o desenvolvimento na área solar, com foco na comercialização da energia com clientes no mercado livre, onde grandes consumidores podem negociar contratos de suprimento diretamente com geradores e comercializadoras.

"A comercialização no ambiente livre traz retornos mais atrativos que no regulado", afirmou Freitas.

No mercado regulado, os consumidores são atendidos pelas distribuidoras de energia, que atendem à demanda com contratos fechados em leilões realizados pelo governo.

Esses certames, no entanto, têm registrado preços mais baixos nos últimos anos, em meio a uma demanda mais fraca e ao forte interesse de investidores por energia eólica e solar no Brasil que forçam deságios nas licitações.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Freitas também reiterou que a AES Tietê ainda buscará viabilizar a construção de cerca de 600 megawatts em projetos eólicos "greenfield" na Bahia, após a companhia ter anunciado em agosto que fechou uma opção de compra desses empreendimentos.

A AES Tietê registrou lucro líquido de 97,1 milhões de reais no terceiro trimestre, avanço de 174,6% na comparação anual. O resultado foi influenciado pelo início em agosto das operações da primeira fase do complexo solar Ouroeste, com 69 megawatts em capacidade.

Às 14:53, as units da companhia subiam 2,69%, a 12,22 reais, entre as maiores altas do índice Small Caps, que avançava 0,28%, e com melhor desempenho do que o índice do setor elétrico, que tinha elevação de 0,12%.

Últimos comentários

longo prazo ! comprem que ta barata ainda
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.