Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Anatel aprova regras do leilão de 5G, sem banir Huawei

Publicado 25.02.2021, 23:53
Atualizado 25.02.2021, 23:55
© Reuters. .

BRASÍLIA (Reuters) - A Anatel aprovou nesta quinta-feira regras para um leilão de espectro para redes 5G neste ano, sem restrições para a chinesa Huawei como fornecedora de equipamentos.

O presidente Jair Bolsonaro criticou a empresa chinesa no ano passado e estava sob pressão do ex-presidente do EUA, Donald Trump, para banir a Huawei do mercado de tecnologia de quinta geração do país por questões de segurança.

As empresas de telecomunicações do Brasil insistiram em um mercado livre, reclamando que excluir a Huawei custaria bilhões de dólares para substituir o equipamento da empresa chinesa que fornece 50% das atuais redes 3G e 4G.

As regras para o leilão previsto para junho, no entanto, exige que as empresas de telecomunicações migrem no próximo ano para uma tecnologia mais avançada com redes independentes não baseadas em sua tecnologia atual.

Elas também terão que cobrir a vasta região do norte da Amazônia com conectividade de banda larga, em grande parte usando cabos de fibra ótica instalados em rios, e construir uma rede segura separada para o governo federal.

Representantes da indústria disseram que a Huawei, maior fabricante mundial de equipamentos de telecomunicações, não poderia ser excluída do mercado 5G do Brasil porque, além do custo, atrasaria o país de três a quatro anos em tecnologia.

Duas das principais empresas de telecomunicações do Brasil, Telefônica (SA:VIVT4) Brasil (SA:VIVT3) e Claro, da mexicana América Movil R (NYSE:AMX) (SA:A1MX34), pressionam por uma transição de 5 anos para redes autônomas mais avançadas.

© Reuters. .

As regras devem ser aprovadas pelo Tribunal de Contas da União, o TCU, onde as telecomunicações esperam que as condições onerosas do governo possam ser alteradas.

(Por Anthony Boadle e Lisandra Paraguassu)

Últimos comentários

até que fim né. senão ninguém ia comprar. KKK.
o trump perdeu o BOZO se aquietou agora vai permitir a entrada da chinesa. Este e o nosso retardado presidente
falou o militante dos corruptos.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.