Garanta 40% de desconto
👀 👁 🧿 Todas as atenções voltadas a Biogen, que subiu +4,56% depois de divulgar o balanço.
Nossa IA selecionou essa ação em março de 2024. Quais são as próximas ações a MASSACRAR o mercado?
Descubra ações agora mesmo

Anatel deve facilitar eventual compra da Oi por trio de rivais

Publicado 11.08.2020, 04:11
Atualizado 11.08.2020, 08:01
© Reuters.  Anatel deve facilitar eventual compra da Oi por trio de rivais

A eventual venda da rede móvel da Oi (SA:OIBR3) para o consórcio formado pelas rivais TIM (SA:TIMP3), Claro e Vivo (SA:VIVT3) não deve enfrentar barreiras incontornáveis na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apurou o Estadão/ Broadcast com membros e ex-membros do órgão regulador. O entendimento é que a Anatel dará anuência para a transação. Desde a última sexta-feira, as maiores operadoras do País ganharam exclusividade na disputa pela Oi Móvel, cujo preço mínimo é de R$ 15 bilhões.

Mesmo reduzindo de quatro para três o total de operadoras de celular no País, não há intenção dos representantes da agência de entrar no mérito do tema concorrencial - que hoje fica exclusivamente nas mãos do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Mas nem sempre foi assim. A preocupação com o máximo de competição foi recorrente na atuação da Anatel na última década. Pouco a pouco, porém, a agência abrandou as amarras regulatórias que inibiam uma concentração do mercado.

Um dos momentos marcantes das intervenções feitas em prol da competição ocorreu no início da década passada, durante o leilão para a implementação do 3G. Na ocasião, o edital vetou que as quatro grandes operadoras - Vivo, TIM, Claro e Oi - dessem lances por todos os lotes. Esse desenho foi feito de propósito, para abrir a porta para a entrada da Nextel no mercado brasileiro. "Até por volta de 2010, a Anatel repetia o mantra de que o mercado brasileiro deveria ter no mínimo quatro a cinco operadoras de celular. E ela conseguiu isso via leilões de frequências ou por medidas regulatórias", observa um superintendente do órgão, que pediu anonimato.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Apesar de ter sido favorecida no passado, a Nextel nunca teve uma participação relevante no mercado, e seu controlador, a norte-americana NII Holdings, entrou em recuperação judicial lá fora. A operadora acabou sendo incorporada à Claro, em negócio que passou tanto pela Anatel quanto pelo Cade. "A Anatel percebeu que não dá para o regulador querer organizar o mercado como se fosse déspota esclarecido ou como se estivéssemos em um sistema comunista em que o Estado manda em tudo", disse uma das fontes.

Nesse sentido, a Anatel passou a repensar algumas barreiras. A última flexibilização aconteceu em 2018, quando decidiu ampliar os limites de frequência que podem ser detidos por uma só operadora. Os limites, que eram de 20% a 30%, foram ampliados para 35%.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Últimos comentários

o pessoal compra essa dinamite e fica esperando anos, achando que vão ficar ricos numa jogada. e não percebem o quanto essa espera desvaloriza o dinheiro que poderia estar rendendo até dividendos nesse tempo todo
infelizmente o monopólio ainda segue no Brasil.
Não é que infelizmente segue. As condições econômicas é que fatalmente caem em monopólios. A concorrência capitalista sempre gera isso.
oi pra longo prazo...
eterno prazo
Esperando chegar nos 0,89 centavos novamente pra entrar.
Pegadinha do mallandro ?
E mais fácil vcs mudar de ativo do que ficar pensando que a oi vai levar vcs pra bora bora vcs kkk fui criticada nesse grupo quando falei que estou de azul e gol e cvc elas que estão indo pras alturas kkk não falo mal da oi por que tenho esse ativo que me arependo de ter comprado
certíssima, esse pessoal compra essa dinamite e fica esperando anos, achando que vão ficar ricos numa jogada. e não percebem o quanto essa espera desvaloriza o dinheiro que poderia estar rendendo até dividendos nesse tempo todo
Quantas notícias já saiu dessa Oi, cetadoido é muita especulação e manipulição q sardinha nenhuma aguenta kkkkkk, jornalismo sério neh......
Ja coloquei as minhas pra vender por 10,00 assim nao alugam as minhas e a manipulação diminui...
Facilitar! kkkkkk Tudo tem que ser conduzindo dentro da legalidade e portanto essa expressão 'facilitar' no mínimo mal expressão!
fundo triplo em 1.52
e la vai o cardume ser jantado pelos tubarões
Eh legal ver a dor d cotovelo de quem perdeu o bonde!
E porque as ações só caem amigo? Tem explicação ?
perdeu nada, não sobe
Para quem comprou a 0,50 -0,70 , elas so cairam 😂!
Pena segurarem tanto a cotação , semanas bombardeando a empresa , e agora uma noticia boa , é muita sacanagem !
mesmo com boas notícias o mercado na esta acreditando....
vai triplicar
A Oi é questão de tempo
O Oi.. vem nimimm..Oi oi.. Oooi !!!!
O Oi.. vem nimimm..Oi oi.. Oooi !!!!
Não sejamos inocentes, certeza que dentro de todas as redações de jornalismo, quase todos devem investir em bolsa de valores, essas notícias discrepantes entre si, colaboram para os day trades que... com quase certeza eles devem realizar !!!
Bora bora oi...
Aprova logo Anatel... q quero mais 40% uuuii
Aprova logo Anatel... q quero mais 40% uuuii
3 é logo ali
aqui é meio oispicio... vamos ver onde vai...
oi e lixo. não perca tempo nem dinheiro . empresa falida em recuperação judicial.
Então o que vc está fazendo aqui dando palpite a respeito do "lixo". Aproveite o seu tempo com bons investimentos.
calma Fátima acho que é uma aposta, põe pouco dinheiro e aguarda as movimentações, não custa nada...
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.