Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Apreensão com coronavírus reforça cautela pré-Carnaval e Ibovespa fecha semana em queda

Publicado 21.02.2020, 18:29
Atualizado 21.02.2020, 18:33
© Reuters.  Apreensão com coronavírus reforça cautela pré-Carnaval e Ibovespa fecha semana em queda

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O tom negativo prevaleceu na bolsa paulista nesta sexta-feira, fazendo o Ibovespa acumular queda na semana, afetado pela aversão a risco no exterior, conforme permanecem as preocupações relacionadas aos efeitos do surto de coronavírus na economia chinesa e seus reflexos na atividade global.

O viés de baixa foi avalizado pelo forte recuo dos papéis da Vale, após prejuízo trimestral bilionário e risco de nova provisão também bilionária relacionada ao desastre em Brumadinho (MG), e pelo fim de semana prolongado no Brasil em razão do Carnaval, com a B3 reabrindo apenas na quarta-feira.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,79%, a 113.681,42 pontos, contabilizando uma perda de 0,6% na semana. O volume financeiro nesta sexta-feira somou 21,8 bilhões de reais.

O Politburo do Partido Comunista chinês, conduzido pelo presidente Xi Jinping, disse que o momento de virada do surto de coronavírus na China ainda não aconteceu, enquanto o jornal do partido alertou que seria um erro imaginar que já se pode ver uma vitória.

"Tememos que o impacto econômico na Ásia possa ser maior do que pensávamos, pois mais interrupções foram relatadas devido a medidas de contenção", afirmou a equipe do Barclays (LON:BARC) em nota a clientes.

Os riscos relacionados ao coronavírus para a economia global devem ser discutidos por líderes financeiros do G20, que se reúnem na Arábia Saudita no fim de semana, em meio a tentativas de evitar que o surto vire uma pandemia global.

"O aumento dos novos casos de coronavírus fora da China deixa os mercados preocupados", acrescentou o gestor Ricardo Campos, sócio na Reach Capital, chamando a atenção também para dados mais fracos da economia chinesa recentemente, que têm elevado o temor de um efeito maior e mais prolongado no PIB.

"O sinal é de cautela no mercado externo", reforçou, citando o movimento do ouro, que atingiu máxima de sete anos nesta sexta-feira.

DESTAQUES

- VALE ON (SA:VALE3) recuou 3,97%, após reportar prejuízo líquido de 1,56 bilhão de dólares no quarto trimestre de 2019, principalmente devido a baixas contábeis e provisões relacionadas ao rompimento de barragem em janeiro de 2019, bem como afirmar que avalia provisão adicional de 1 bilhão a 2 bilhões de dólares relacionada ao desastre. BRADESPAR PN (SA:BRAP4), holding que concentra seus investimentos na Vale, caiu 1,5%.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) perdeu 2,6% e PETROBRAS ON (SA:PETR3) cedeu 2,8%, em sessão de queda dos preços do petróleo no exterior.

- ITAÚ UNIBANCO PN cedeu 1,18%, afetado pelo viés negativo no mercado como um todo, com BRADESCO PN (SA:BBDC4) recuando 0,8%.

- LOJAS AMERICANAS PN (SA:LAME4) avançou 7,7%, maior alta do Ibovespa, tendo de pano de fundo o balanço do quarto trimestre, com lucro líquido de 398 milhões de reais, avanço de 62% sobre o desempenho de um ano antes, com vendas maiores e avanço das operações de comércio eletrônico do grupo.

- B2W (SA:BTOW3), controlada pela Lojas Americanas, fechou em alta de 2,5%, revertendo fraqueza no começo do pregão. A varejista de comércio eletrônico divulgou prejuízo líquido de 22,3 milhões de reais no quarto trimestre, embora menor do que a perda de 69,4 milhões no mesmo período de 2018. Em teleconferência, executivos afirmaram que busca até 2022 acelerar crescimento e geração de caixa, bem como reduzir investimentos em 2021 e 2022 ante 2020.

- WEG ON (SA:WEGE3) valorizou-se 4,86%, ainda refletindo avaliação positiva sobre os números da companhia no último trimestre divulgados nesta semana, que superaram as expectativas.

- MARFRIG ON (SA:MRFG3) subiu 1,6% e JBS ON (SA:JBSS3) avançou 0,74%, ganhando fôlego no final da sessão após a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciar no Twitter que os Estados Unidos reabriram o mercado de carne bovina "in natura" para exportações do Brasil. Fora do Ibovespa, MINERVA ON (SA:BEEF3) fechou em alta de 2,8%.

- CCR ON (SA:CCRO3) caiu 1,4%, tendo no radar leilão de trecho da BR-101 em Santa Catarina, vencido pela empresa com oferta de deságio de tarifa de pedágio de mais de 60%. A companhia superou oferta da rival ECORODOVIAS (SA:ECOR3), que caiu 0,9%.

Últimos comentários

Com o setor produtivo entrando em colapso , agora é a vez de vermos bolsa de valores e bancos que já vinham no bico do corvo colapsarem , o grande colapso financeiro global comecou ainda bem que produzimos muita comida barata aqui e ficará mais barata sem compradores globais.
vírus Já Já chega aqui no cassino do Jegues.
Politiburo se refere ao partido Russo. Um bom reporter usaria “comite central do partido” para se referir aos chineses.
Preocupante realmente. Confirmado que o vírus pode ser transmitido por assintomáticos e um cracente numero de casos em países aisáticos extra china, Irã e na Itália. Talvez a epidemia vença o esforço descomunal de contenção.
*crescente *asiáticos
eu quero sabe de erro de português eu quero é ganhar dinheiro
Amilton b
7mi
Tá faltando conjugar verbo no plural e usar o dicionário de inglês para escrever corretamente....quantos erros....
Acho q o Adriano se refere ao comentário e não ao texto em si. creio q vc tenha acabado postando no lugar
errado
o Ibovespa está em alta a 6 anos , esse viro está sendo usado para uma correção de mercado que na maioria das vezes é natural com realizações de lucros ou até msm como foi feito com o dólar ,onde o banco central atuou para baixar o preço do dólar ... essas altas fora do controle e quedas fora do controle tbm estão sendo facilitadas pelo fato que a muito mais Traider trabalhando no mercado , na minha opinião nenhuma bolsa está preparada para esse alto crescimento de traiders , tenho comigo que o governo principalmente o brasileiro vai arrumar um jeito de corta esse aumento de Traiders com algum tipo de imposto ou até msm por CPF inregular
Vergonha alheia...
Eu acho que eu nunca vi tantas frases erradas em único parágrafo. Além de erro de conceito do que está acontecendo tem erro de português também. :)
Esses estrangeiros com medo deste coronavírus, o SUS, é bem mais letal.
Que piada cruel
Piada com toque de realidade, né? Sabemos o quanto a população dependente pena com demoras em diagnósticos e procedimentos.
SUS pode ser o que for, mas ainda é o melhor sistema de saúde pública do mundo!
Esse virus esta sendo usado para especulacao, varias outras doencas comuns matam muito mais que o coronavirus em apenas um dia no mundo todo! Caiam na real
cadê o DilmaGuedes, ministro da economia? esse cara só fala bobagens.
Tudo balela. Esse virus se fosse bruto tinha matado muito mais. B3 especula tudo até o vizinho q dá de cima da vizinha. Vai ser bom voltar só na quarta. Vai a 110 e depois 👍
Pode falar que esse governo perdeu a mão, não precisa ficar com vergonha. A saída do "guru" da economia brasileira vai sair correndo até abril. anotem aí!
Sai pra lá petista de .....
pode falar que o Cláudio Jardim não tem a menor ideia de política e economia.Mais um papagaio que é incapaz de pensar sozinho
Crau dio procura o alcolumbre e o maia e pede pra esse povo agilizar, e parar de barganhar R$$$$
vai acabar o assunto coronavirus, depois o motivo das quedas sera eleicao norte americana...anotem ai
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.