As 30 ações que já acumulam queda em 2020. Quais delas vão virar o jogo?

As 30 ações que já acumulam queda em 2020. Quais delas vão virar o jogo?

Money Times  | 15.01.2020 17:23

As 30 ações que já acumulam queda em 2020. Quais delas vão virar o jogo?

Money Times - Enquanto alguns papéis já dispararam nos primeiros dias do ano, outros acumulam perdas expressivas. Segundo o guia de ações da Mirae Asset, entre os dias 1º e 14 de janeiro, nada menos que 30 ações de empresas listadas na B3 perderam valor. No mesmo período, o Ibovespa, principal índice do pregão, subiu 1,7%.

De longe, coube à Cielo (SA:CIEL3) a nada honrosa liderança em desvalorização. A operadora de meios de pagamento acumula uma perda de 10,3% neste início de ano. Há tempos, a Cielo enfrenta um acirramento da concorrência.

Em 16 de dezembro, por exemplo, a Rede, controlada pelo Itaú Unibanco (SA:ITUB4), reduziu o prazo de repasse de recursos para clientes com faturamento anual de até R$ 30 milhões para dois dias. Naquele pregão, as ações da Cielo (SA:CIEL3) recuaram 5,13%.

“Anjo caído”

Já em janeiro, um relatório do Bradesco BBI causou um tombo de 6,13% nos papéis num único dia. Isto porque, a gestora traçou um cenário desanimador para a Cielo (SA:CIEL3) em 2020. Para a instituição, a empresa é um “anjo caído” que não está pronto para levantar.

A metáfora foi acompanhada por um corte na recomendação de neutra para venda – algo forte, no costumeiro ambiente de eufemismos dos relatórios. O preço-alvo foi cortado de R$ 7 para R$ 6,50.

Mais recentemente, o UBS divulgou um relatório em que recomenda posição neutra para a Cielo. “Os lucros estarão provavelmente sob pressão durante 2020. As receitas deverão permanecer pressionadas, já que a Cielo seguirá reduzindo os preços para manter seus 40% da base de clientes”, diz o relatório do banco suíço.

Sangue latino

Em segundo lugar na ranking das maiores perdas deste começo de ano, vem o Itaú Unibanco (SA:ITUB4), com um recuo de 5,5%. Com isso, o papel já devolveu quase todo ganho de 8,23% acumulado entre o primeiro e o último pregão de 2019.

Dois fatores deixam os investidores desanimados em relação ao banco. O primeiro é a instabilidade na América do Sul, que afeta suas operações na região – um preço involuntário pago por sua internacionalização. O impacto é tão claro, que foi admitido pelo próprio presidente do Itaú Unibanco, Candido Bracher, em entrevista com jornalistas.

Os protestos no Chile, por exemplo, acarretaram perdas na bolsa nos primeiros dias deste mês. O Itaú (SA:ITUB4) possui mais de 200 agências no nosso problemático vizinho.

Além disso, o banco reduziu suas operações de crédito na Argentina, atingida por uma grave crise econômica nos últimos anos do governo Macri, a ponto de, agora, assistir ao retorno do peronismo, com a posse de Alberto Fernández.

Menos atraente

O segundo fator que pressiona o Itaú Unibanco (SA:ITUB4) na bolsa é a sensação de que ele perdeu a atratividade, quando comparado às expectativas geradas por outros bancos neste ano. Sobre os números do quarto trimestre, que devem ser divulgados em breve, o UBS observou, em relatório recente, que não espera grandes resultados.

Para ser exato, o UBS enfatizou a deterioração de alguns números importantes do Itaú. Os suíços preveem, por exemplo, um aumento no provisionamento para devedores duvidosos, causado sobretudo pela crise do Chile.

Mesmo o deferimento de impostos, estimado em R$ 4,5 bilhões pelo UBS, não deve ajudar, na medida em que esse dinheiro deve ser praticamente ofuscado pelo maior provisionamento para itens não financeiros, como processos trabalhistas.

“O guidance do banco deverá ser um pouco mais fraco que o de seus pares”, acrescenta o UBS. “Nós projetamos um crescimento nos lucros de 2% para o Itaú em 2020, e não descartamos que o guidance do banco venha um pouco abaixo de nossa expectativa, principalmente em relação a um custo de risco ligeiramente maior e margens mais fracas.”

Veja, a seguir, as 30 ações que acumularam perdas entre os dias 1º e 14 de janeiro, segundo a Mirae Asset. Algumas empresas estão representadas por mais de um papel, como a Petrobras, cujas ordinárias (SA:PETR3)) e preferenciais (SA:PETR4)) caíram.

Variação Ticker Empresa
-10,3% CIEL3 Cielo
-5,5% ITUB4 Itaú Unibanco
-5,1% BBAS3 Banco do Brasil (SA:BBAS3)
-4,6% PMAM3 Paranapanema (SA:PMAM3)
-4,2% BRDT3 BR Distribuidora (SA:BRDT3)
-4,2% ITUB3 (SA:ITUB3) Itaú Unibanco
-3,8% BBDC3 (SA:BBDC3) Bradesco (SA:BBDC4)
-3,8% BBDC4 Bradesco
-3,4% LIGT3 Light (SA:LIGT3)
-3,1% SANB11 Santander (SA:SANB11)
-3,0% CEAB3 (SA:CEAB3) C&A
-3,0% CVCB3 (SA:CVCB3) CVC
-2,9% ITSA4 Itaúsa (SA:ITSA4)
-2,6% POSI3 (SA:POSI3) Positivo
-2,6% BRSR6 Banrisul (SA:BRSR6)
-2,4% TIET11 AES Tietê (SA:TIET11)
-2,2% HGTX3 Hering (SA:HGTX3)
-1,6% ARZZ3 Arezzo (SA:ARZZ3)
-1,3% SHOW3 (SA:SHOW3) Time for Fun
-1,2% LLIS3 (SA:LLIS3) Restoque
-1,2% TAEE11 (SA:TAEE11) Taesa
-1,1% RAIL3 (SA:RAIL3) Rumo
-1,0% TRPL4 Transmissão Paulista (SA:TRPL4)
-1,0% MEAL3 (SA:MEAL3) IMC Meals
-0,8% SLCE3 SLC Agrícola (SA:SLCE3)
-0,6% PETR4 Petrobras
-0,5% PETR3 Petrobras
-0,4% CCRO3 (SA:CCRO3) CCR
-0,3% CSMG3 Copasa (SA:CSMG3)
-0,3% CESP6 (SA:CESP6) Cesp

Por Money Times

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
arildo Magalhaes
arildo Magalhaes

A Cielo não foi proativa no mercado, tinha condições de antecipar os movimentos de mudança e ser o guia, mas parece um pouco de soberba... Deu oportunidade ao mercado, aqueles que seriam fortes parceiros viraram grandes concorrentes  ... (Leia Mais)

20.02.2020 15:08 GMT· Responder
Rafael Melo
Rafael Melo

POSI3 já era deve voltar ao preço de 2 reais. Pode ser que tenha um ciclo de alta daqui a 4 5 anos quem investiu se fudeu literalmente!!!  ... (Leia Mais)

06.02.2020 19:05 GMT· 1 · Responder
Luiz Antonio
Luiz Antonio

Falar da ITUB como consequência do Chile é conversa pra touro dormir.... deixa cair, a compra será boa....  ... (Leia Mais)

22.01.2020 04:12 GMT· Responder
Sabino
Sabino

Na minha carteira já tive Cielo, hj não tenho mais, porem ver as ações a 7,02 dá uma vontade de fazer um aporte... Não tem como, uma empresa com 40% do mercado ter este preço, mesmo que as margens são menores, mesmo assim ainda detem 40% do mercado!!!!  ... (Leia Mais)

21.01.2020 11:07 GMT· 1 · Responder
roberto rod
roberto rod

Acredito que muitas açoes estão no topo e tambem vao começar a cair logo logo estou zerando minhas posiçoes e vou ficar de fora  ... (Leia Mais)

16.01.2020 15:03 GMT· Responder
Erwin Souza
Erwin Souza

Itaú está sendo substimado, entre outras coisas ele é dono XP etc. As fintechs ainda estão em processo de experimentação. Ainda não apresentaram os lucros que os investidores esperam. Já o itaú é um gigante consolidado, as fintechs não são ameaças para ele, pro itaú é apenas uma questão de adaptação às novas tendências e já mostrou que está disposto. são ações que compro com ceerteza, quem tem venda bastante pq eu tô comprando.  ... (Leia Mais)

16.01.2020 13:32 GMT· 3 · Responder
Petrus Kachv
Petrus Kachv

Os grandes bancos que detinham o monopólio, onde nem HSBC, Bank of Boston, Citibank, Real, Bamerindurs, Banespa e etc não conseguiram sobreviver, chegou ao fim. Chegou a vez das fintechs.  ... (Leia Mais)

16.01.2020 11:14 GMT· Responder
Petrus Kachv
Petrus Kachv

Se o problema da Argentina foi o Macri, então vamos ver sem o Macri oque vao fazer do país.....  ... (Leia Mais)

16.01.2020 11:08 GMT· Responder
Luiz Marcelo
Luiz Marcelo

Reportagem  serve apenas para  apresentar  números dos últimos  pregões. É  apenas mais um texto para  encher linguiça no site.   Sem muita  informação útil.  ... (Leia Mais)

16.01.2020 09:43 GMT· 2 · Responder
Mamoru Uehara
Mamoru Uehara

ué desde novembro houve um rally do nada...só subiu subiu subiu...sem parar... aí ficam postando isso...saiu dos 106000 pra 119000 fora os dias que subia 2% sem nenhuma notícia   ... (Leia Mais)

16.01.2020 09:04 GMT· Responder
Leonardo de Matos
Leonardo de Matos

Não tenho nenhuma dessas em 2020.   ... (Leia Mais)

16.01.2020 05:43 GMT· Responder
Marcelo Dal Pai
Marcelo Dal Pai

muito bom  ... (Leia Mais)

16.01.2020 05:23 GMT· Responder
marcos teixeira de souza
marcos teixeira de souza

Muito útil.   ... (Leia Mais)

16.01.2020 02:54 GMT· Responder
Antonio Celso
Antonio Celso

Corram fujam !!!  ... (Leia Mais)

16.01.2020 02:32 GMT· 1 · Responder
Raí Lima
Raí Lima

Acredito que, com a restruturação feita pela Cielo em 2019 é bem provável os próximos balanço sejam um pouco melhores e ação começa a sofrer uma valorização.  ... (Leia Mais)

16.01.2020 01:33 GMT· Responder
Cícero RP
Cícero RP

Cielo será a grande Turnaround esse ano!  ... (Leia Mais)

16.01.2020 01:22 GMT· Responder
Emanuel Aires
Emanuel Aires

arruma esse trem aí, pelo amor de Deus!!faz uma tabela, deixa o negócio organizado...gesuiss  ... (Leia Mais)

16.01.2020 00:47 GMT· Responder
Wellinghton Mendes
Wellinghton Mendes

Eu poderia escrever essas baboseiras grátis e melhor.Pior é saber que ganhou dinheiro para escrever isso !!!! que raiva !!!!! kkkkkk  ... (Leia Mais)

15.01.2020 23:00 GMT· Responder
Renato Santos Menezes
Renato Santos Menezes

Itaú sobreviveu a inflaçoes estratosfericas das décadas passadas, tem mantido seu lucro crescendo mesmo com o aumento da concorrência. Essa queda nos preços é uma oportunidade de comprar descontada uma excelente empresa.   ... (Leia Mais)

15.01.2020 22:52 GMT· Responder
Alexandre Neinas
Alexandre Neinas

O Chile é problemático e o problema da Argentina foi o Macri? Sério mesmo?   ... (Leia Mais)

15.01.2020 22:01 GMT· Responder
Alexandre Neinas
Alexandre Neinas

O Chile é problemático e o problema da Argentina foi o Macri? Sério mesmo?   ... (Leia Mais)

15.01.2020 22:01 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी