Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Aversão a emergentes faz Ibovespa cair 2,4% em dia de noticiário intenso

Publicado 08.11.2018, 19:17
Atualizado 08.11.2018, 19:17
© Reuters. Reflexo de gráfico de flutuação de mercado na Bovespa, São Paulo, Brasil

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa caiu pelo terceiro pregão seguido nesta quinta-feira, passando para o vermelho em novembro e ficando abaixo dos 86 mil pontos, diante do pessimismo com mercados emergentes, em dia de decisão de juros nos EUA e noticiário corporativo local.

Referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 2,39 por cento, a 85.620,13 pontos, na mínima da sessão. No começo do dia, o Ibovespa subiu quase 1 por cento. O volume financeiro do pregão somou 15,9 bilhões de reais.

No mês, o Ibovespa agora acumula queda de 2 por cento.

No exterior, o ETF IShares MSCI para ações de mercados emergente (NYSE:EEM) listado nos EUA caía 2,5 por cento, com a bolsa do México desabando 5 por cento em meio a preocupações sobre proposta de senadores para reduzir ou proibir a cobrança por bancos de tarifas por alguns serviços.

Para o operador Alexandre Soares, da BGC Liquidez DTVM, o movimento também refletiu mudanças de portfólios, com saída de emergentes para mercados desenvolvidos.

Os principais índices de Wall Street tinham queda no fim da tarde, mas menores do que as vistas no emergentes. O S&P 500 cedia 0,3 por cento.

Nos EUA, o Federal Reserve manteve a taxa de juros estável nesta quinta-feira, em linha com o esperado, e disse que os fortes ganhos no mercado de trabalho e gastos de consumidores mantiveram a economia no caminho previsto.

"Houve modestas mudanças no comunicado, notando forte expansão nos gastos das famílias e moderação nos investimentos", destacou o Bank of America Merrill Lynch, em nota a clientes.

Para o analista Felipe Bevilacqua, sócio-fundador da Levante, a mensagem do Fed no comunicado que acompanhou a decisão indica que a atividade econômica nos EUA segue crescendo em ritmo forte. "Com isso, a expectativa de juros futuros aumentou... o que acabou impactando mercados de forma negativa, em particular nos países periféricos, caso do Brasil", afirmou.

Dado do cenário externo agitado e o noticiário corporativo vigoroso, notícias sobre a transição de governo e a atividade do Congresso Nacional ficaram um pouco de lado, diante da ausência de novidades relevantes nesta sessão.

Em nota a clientes, a equipe da corretora H.Commcor afirmou que a ansiedade dos investidores com a agenda de reformas do próximo governo acaba deixando ativos locais mais propensos a correções e aos movimentos internacionais.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) fechou em baixa de 3,61 por cento, conforme os preços do petróleo ampliaram perdas, endossando nova correção negativa nos papéis da petrolífera de controle estatal, que ainda acumulam em 2018 alta de 58 por cento. PETROBRAS ON (SA:PETR3) caiu 3,29 por cento. Mais cedo, ajudou a aprovação no Senado de requerimento que confere o regime de urgência para projeto de lei da cessão onerosa.

- CIELO ON (SA:CIEL3) desabou 9,58 por cento, para 11,04 reais, mínima de fechamento desde 18 de fevereiro de 2013, conforme persistem preocupações com o resultado da maior empresa de meios de pagamentos do país devido à maior competição no setor. Em nota, o BTG Pactual (SA:BPAC11) disse que as estimativas para a empresa seguem muito elevadas e precisam ser ajustadas para um novo ambiente de margens menores.

- ESTÁCIO ON (SA:ESTC3) desabou 8,42 por cento, uma das maiores quedas do Ibovespa, mesmo após a empresa de ensino divulgar lucro líquido de 194 milhões de reais no terceiro trimestre, alta de 30 por cento ante mesma etapa de 2017. Analistas consideraram os números bons. No setor, KROTON (SA:KROT3), que divulga balanço antes da abertura do pregão na sexta-feira, caiu 5,49 por cento.

- ULTRAPAR ON (SA:UGPA3) recuou 5,48 por cento, após divulgar piora dos principais indicadores no terceiro trimestre sobre um ano antes, embora tenha melhorado na base sequencial, começando a se recuperar dos efeitos da greve dos caminhoneiros. Analistas do Itaú BBA afirmaram que os resultados continuaram a refletir o momento desafiador que assola a (divisão) Ipiranga.

- BRF ON (SA:BRFS3) perdeu 5,58 por cento, após prejuízo acima do esperado no terceiro trimestre, de 812 milhões de reais, com os embargos comerciais e queda nas vendas pesando sobre esforços da gestão para revigorar a dona das marcas Sadia e Perdigão.

© Reuters. Reflexo de gráfico de flutuação de mercado na Bovespa, São Paulo, Brasil

- BANCO DO BRASIL (SA:BBAS3) caiu 2,05 por cento, sucumbindo à piora no mercado, mesmo após divulgar mais cedo lucro no terceiro trimestre de 3,4 bilhões de reais, em resultado que agradou analistas. Em outubro, os papéis do BB tinham se valorizado 45 por cento. No setor, BRADESCO PN (SA:BBDC4) recuou 2,09 por cento e ITAÚ UNIBANCO PN (SA:ITUB4) perdeu 1,38 por cento.

- CVC (SA:CVCB3) BRASIL fechou com variação positiva de 0,53 por cento, uma das poucas altas do Ibovespa, antes da divulgação do resultado do terceiro trimestre ainda nesta quinta-feira.

Últimos comentários

hora de comprar e aguardar para embolsar lucros gordos no futuro.
Empresas de bons fundamentos cairam, enche o carrinho
Tenho a impressão que a mídia esconde o efeito Bolsonaro. Ele nem assumiu e já está falando besteiras. Isso tem gerado incerteza e insegurança na política internacional do Brasil
Aparentemente tem muita gente falando besteiras
Tenho a impressão que a mídia esconde o efeito Bolsonaro. Ele nem assumiu e já está falando besteiras. Isso tem gerado incerteza e insegurança na política internacional do Brasil
Acho que está no rumo da especulação. apensar da bolsa ainda estar em um patamar bom, vai ter muita gente vendendo com medo, enquanto outros compram mais barato.
Pura especulação Externa e interna
a culpa dessa queda é dos senadores canalhas que votaram em prol do aumento de salários do funcionalismo público. isso aumenta o rombo em aproximadamente 6bi no orçamento público.
Isso mesmo caiu pra comprar vai com a mão pesada
eo
caiu pra comprar ?
Isso mesmo caiu pra comprar vai com a mão pesada
Pura especulacão global !!!!
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.