Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Azul tem queda na taxa de ocupação em março para 73,5%

Publicado 07.04.2020, 11:10
Atualizado 07.04.2020, 12:20
© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Azul (SA:AZUL4) reportou nesta terça-feira que a taxa de ocupação de suas aeronaves caiu para 73,5% em março, de 80,8% um ano antes, refletindo os primeiros efeitos de medidas ligadas à pandemia de Covid-19, que fez a tráfego de passageiros recuar 24,6%, enquanto a oferta encolheu em 17,2% no período.

"Durante as duas primeiras semanas de março, nós vimos tendências saudáveis de demanda, com o tráfego de passageiros aumentando 20% na comparação anual", afirmou o presidente da Azul, John Rodgerson, em nota.

"Desde então, reagimos rapidamente às mudanças no mercado decorrentes da pandemia do Covid-19, com a capacidade total caindo mais de 50% ano contra ano nas últimas duas semanas do mês", afirmou, acrescentando que de 25 de março a 30 de abril a Azul espera operar 70 voos diretos por dia para 25 cidades do país.

A Azul anunciou no último dia 24 uma redução de 90% de sua capacidade total, destacando que as medidas de contenção e quarentena que estão sendo implementadas em todo o país tornaram inviável a operação de várias rotas da companhia. Outras áreas como a rival Gol (SA:GOLL4) também anunciaram medidas para enfrentar a pandemia.

© Reuters. (Blank Headline Received)

Nos voos domésticos da Azul, a demanda mostrou declínio de 21,6% e oferta caiu 14,8% no mês passado, resultando em ocupação a 74,5%, de 81% em março de 2019. Nas operações internacionais, a ocupação recuou 10,4 pontos percentuais, a 69,8%, com queda de 34,8% na demanda e de 25,1% na oferta.

Na véspera, a Gol anunciou que a sua taxa de ocupação total caiu para 71,6% em março, de 79,3% um ano antes, em meio ao recuo de 29,7% na demanda e declínio de 22,2% na oferta.

Por volta de 10:40, as ações da Azul tinham alta de quase 12%, enquanto os papéis da Gol valorizavam quase 10%. No mesmo horário, o Ibovespa subia quase 7%.

Últimos comentários

A crise do virús vai passar. eu acredito na recumperaçao do prejuizo que a empresa teve até o momento. Ela é uma empresa bem gerenciada.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.