Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

BB tem salto de 47% no lucro recorrente do 2º tri; mas inadimplência sobe

Publicado 10.08.2017, 09:12
Atualizado 10.08.2017, 09:12
© Reuters. Agência do Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro

© Reuters. Agência do Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco do Brasil (SA:BBAS3) teve forte aumento do lucro no segundo trimestre, apoiado em menores despesas administrativas e com provisões para calotes, embora seu índice de inadimplência tenha voltado a subir.

O banco controlado pelo governo federal anunciou nesta quinta-feira que seu lucro líquido somou 2,619 bilhões de reais no período, alta de 6,2 por cento ante mesma etapa de 2016. Em termos ajustados, o lucro foi de 2,65 bilhões de reais, um salto de 47 por cento na comparação com igual etapa do ano passado.

Numa mão, as despesas do grupo com provisões para perdas com calotes caíram 19,6 por cento ano a ano, para 6,66 bilhões de reais. Na comparação sequencial, houve recuo de cerca de 1 por cento.

E as despesas operacionais caíram 4,4 por cento sobre mesma etapa de 2016, para 12,68 bilhões de reais, refletindo em parte um programa de cortes de custos no fim de 2016, que fechou cerca de 550 agências e cortou cerca de 10 mil funcionários.

Ao mesmo tempo, as receitas do BB com tarifas cresceram 7,3 por cento sobre um ano antes (3,6 por cento sobre o trimestre anterior), a 6,32 bilhões de reais.

Isso ajudou a compensar menores receitas com crédito, uma vez que a fraca atividade econômica fez o estoque ampliado de empréstimos do banco recuar 7,6 por cento em 12 meses, fechando junho em 696,1 bilhões de reais. O BB, inclusive, mudou a previsão para a carteira no país em 2017, agora estimando queda de 1 a 4 por cento, ante previsão anterior de alta de 1 a 4 por cento.

Outro ponto negativo do balanço foi o aumento do índice de inadimplência acima de 90 dias, chegando a 4,11 por cento, antes 3,89 por cento do trimestre anterior e dos 3,26 por cento da mesma etapa de 2016, na contramão dos rivais Santander Brasil (SA:SANB11), Itaú Unibanco e Bradesco (SA:BBDC4).

Mesmo desconsiderando casos específicos, o índice do BB teria subido de 3,47 para 3,7 por cento do primeiro para o segundo trimestres.

De todo modo, o BB fechou o trimestre com rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido de 10,7 por cento, em termos ajustados, um aumento de três pontos percentuais sobre um ano antes.

© Reuters. Agência do Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro

ESTIMATIVAS

Mesmo tendo atingido no primeiro semestre o ritmo previsto de margem financeira bruta, com alta de 0,3 por cento, o BB mudou a estimativa para o ano, de alta de zero a 4 por cento para queda de 4 por cento a estabilidade.

Na outra ponta, o banco previu mais economias com despesas administrativas, passando a prever um intervalo de recuo de 2,5 por cento a alta de 0,5 por cento, ante previsão anterior de aumento de 1,5 a 4,5 por cento.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.