Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Bolsas da Europa fecham mistas com foco em indicadores

Publicado 03.03.2021, 12:09
Atualizado 03.03.2021, 15:40
© Reuters.  Bolsas da Europa fecham mistas com foco em indicadores

Os principais índices da bolsas europeias fecharam sem sinal único nesta quarta-feira, em sessão marcada pela divulgação de indicadores da zona do euro e de algumas das principais economias do continente. No Reino Unido, prevaleceu o otimismo diante da confirmação de mais estímulos para recuperar a economia britânica da crise do novo coronavírus.

O índice pan-europeu Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, encerrou com ganho de 0,05%, a 413,42 pontos.

O FTSE 100, de Londres, avançou 0,93% nesta quarta, aos 6.675,47 pontos. O clima positivo na bolsa londrina ocorre apesar da notícia de que o governo local vai aumentar o imposto corporativo a empresas com lucro igual ou maior que 50 mil libras de 19% para 25% a partir de 2023. Ações de bancos e de companhias aéreas estiveram entre as maiores altas do dia no FTSE 100, com avanço de 5,01% do Barclays (LON:BARC) e alta de 6,81% da AIG.

Os mercados ainda reagiram a indicadores da economia europeia nesta quarta. Os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto e do setor de serviços da zona do euro de fevereiro avançaram acima das leituras prévias. Os PMIs do Reino Unido no período também avançaram, e apenas o dado de serviços da Alemanha registrou contração no mês passado.

Expectativas por alta inflacionária na Europa, por outro lado, preocupam investidores. O índice de inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) europeu subiu 1,4% entre dezembro e janeiro, superando previsão de crescimento a 1,0%. Com as expectativas de alta na inflação, investidores europeus repetem movimento visto nos EUA e se desfazem de títulos do governo, o que tem provocado um aumento nos rendimentos desses ativos. Membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Jens Weidmann disse nesta quarta que a entidade monetária pode reduzir o volume de compras do programa emergencial adotado durante a pandemia para conter este movimento.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

Diante deste cenário, o índice DAX, de Frankfurt, subiu 0,29%, aos 14.080,03 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, fechou em alta de 0,35%, aos 5.830,06 pontos.

Em movimento contrário, o FTSE MIB, de Milão, contraiu 0,16% nesta quarta, aos 23.046,77 pontos, após a Itália registrar queda de 1,9% do Produto interno Bruto (PIB) do 4º trimestre de 2020, além de recuo anual de 6,6%.

Em queda mais acentuada em comparação com Milão, o IBEX 35 de Madri caiu 0,32%, aos 8.329,30 pontos. Os ganhos do setor financeiro visto em Londres se repetiram na bolsa madrilenha, com o BBVA (MC:BBVA) (SA:BILB34) (+2,98%) e o Banco de Sabadell (MC:SABE) (+2,96%) entre as maiores altas do dia. Empresas de energia renovável, como Siemens Gamesa (MC:SGREN) (-5,43%), Acciona (MC:ANA) (-4,51%) e Solaria Energia (MC:SLRS) (-3,47%), lideraram as perdas.

Já em Lisboa, o PSI 20 destoou do cenário geral e registrou forte queda de 2,11%, aos 4.673,70 pontos.

Últimos comentários

Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.