Bolsas na Europa fecham em queda, com tecnologia e incerteza com Brexit

Bolsas na Europa fecham em queda, com tecnologia e incerteza com Brexit

Estadão Conteúdo  | 08.09.2020 14:40

Bolsas na Europa fecham em queda, com tecnologia e incerteza com Brexit

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta terça-feira, 8, influenciadas pela reabertura de Wall Street, marcada por baixas nas empresas de tecnologia. Pesou ainda a indefinição e os riscos para a obtenção de um acordo entre Reino Unido e União Europeia após o Brexit, em um cenário de aversão a riscos, com o conflito comercial sino-americano dando sinais de escalada.

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em baixa de 1,15%, a 363,75 pontos.

Com o retorno do mercado dos Estados Unidos, após a pausa pelo Dia do Trabalho na segunda-feira, as bolsas europeias seguiram a queda guiada pelo setor de tecnologia.

A holandesa de microchips ASML Holding (AS:ASML) e a britânica de software Micro Focus International estiveram entre as maiores quedas do dia na Europa, com baixa de 4,43% da Micro Focus, em Londres.

"O setor de tecnologia está sob forte pressão em toda a Europa e nos grandes nomes dos Estados Unidos, que impulsionaram os índices dos EUA de volta, entrando em uma sessão difícil", indicou Craig Erlam, da Oanda, que vê possibilidade de quedas ainda maiores. O desempenho na última semana do setor de tecnologia dos Estados Unidos foi o pior em cinco meses.

Quanto ao Brexit, começou nesta terça a oitava rodada de negociações, com a informação de que o governo britânico decidiu intensificar seus preparativos para deixar o bloco caso nenhum acordo comercial apresentar progresso nesta semana. Há dúvidas no mercado sobre se esta seria mais uma pressão do primeiro-ministro Boris Johnson para obter mais concessões do continente. A questão levantou ponderações em ambos os lados do Canal da Mancha e se refletiu nas bolsas.

Já o embate sino-americano teve uma nova possível escalada, colaborando para a aversão a riscos. No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que dissociar as economias das duas maiores potências econômicas do globo não traria prejuízos.

Com isso, o FTSE 100, de Londres, caiu 0,12%, a 5.930,30 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt, baixou 1,01%, a 12.968,33 pontos. Em Paris, o CAC 40, de Paris, cedeu 1,59%, a 4.973,52 pontos.

Em Milão, o FTSE MIB recuou 1,81%, a 19.380,18 pontos.

Em Madri, o IBEX 35 teve baixa de 1,78%, a 6.955,00.

Em Lisboa, o PSI 20 teve queda de 1,10%, a 4.260,88 pontos.

*Com informações Dow Jones Newswires.

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o aplicativo do Investing.com

Receba gratuitamente cotações, gráficos e alertas em tempo real sobre ações, índices, moedas, commodities e títulos. Acesse gratuitamente as melhores análises e previsões técnicas.

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.