Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Bovespa recua com receios sobre disputa presidencial; Minerva dispara

Publicado 21.08.2018, 11:32
Atualizado 21.08.2018, 11:40
© Reuters. .

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa mostrava fraqueza na manhã desta terça-feira, pressionado por receios em relação ao cenário eleitoral, embora o tom mais favorável a ativos de risco no exterior e a alta de ações de companhias exportadoras com o dólar encostando em 4 reais atenuassem as perdas

Às 11:25, o Ibovespa caía 0,12 por cento, a 76.235,29 pontos. O volume financeiro somava 1,78 bilhão de reais.

"As pesquisas eleitorais reforçaram o quadro de indefinição política que irá marcar as eleições para presidente", afirmou um gestor de uma administradora de recursos no Rio de Janeiro.

Na pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira, no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato do PSL à Presidência da República, deputado Jair Bolsonaro, lidera com 20 por cento.

Na sequência, vêm Marina Silva (Rede), que registrou 12 por cento, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9 por cento, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), com 7 por cento, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), com 4 por cento e o senador Alvaro Dias (Podemos), com 3 por cento.

Levantamento CNT/MDA, divulgado também véspera, mostrou quadro mais ou menos parecido.

Para o gestor, que pediu para não ter o nome citado, tal cenário já prevalece há alguns meses, sem mudanças relevantes, enquanto também não alteram de maneira significativa preocupações dos investidores com o cenário pós-eleitoral.

A apreensão do mercado está relacionada particularmente ao fato de que um de seus candidatos preferidos, o tucano Geraldo Alckmin, não mostrar até o momento maior preferência dos eleitores, apesar do apoio político que recebeu.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A equipe da CM Capital Markets chamou a atenção em relatório a clientes para a chance de o cenário mudar com o início da propaganda eleitoral em rádio e televisão, a partir do próximo dia 31, em que Alckim terá o maior tempo, além do esperado desfecho em relação à candidatura de Lula.

No exterior, os ativos de risco eram favorecidos pelo enfraquecimento do dólar frente a outras divisas, após comentários do presidente norte-americano, Donald Trump, no final da segunda-feira, criticando a alta dos juros nos EUA. Trump disse que não estava "animado" com o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, por elevar as taxas de juros e acusou a China e a Europa de manipularem suas respectivas moedas.

Em Wall Street, o índice acionário S&P 500 subia 0,34 por cento. O MSCI de ações de mercados emergente (NYSE:EEM) avançava 1,14 por cento.

DESTAQUES

- BRADESCO PN (SA:BBDC4) cedia 0,35 por cento, com o setor bancário como um todo enfraquecido por preocupações com o cenário eleitoral incerto no país. BANCO DO BRASIL (SA:BBAS3) liderando as perdas entre os bancos do Ibovespa, com declínio de 1,12 por cento.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) subia 0,54 por cento, em sessão volátil, em meio a receios com a corrida presidencial brasileira e com os preços do petróleo em alta no exterior.

- B3 (SA:B3SA3) recuava 0,80 por cento, respondendo por forte pressão de baixa no Ibovespa, em nova sessão negativa, após subirem mais de 16 por cento no mês passado.

- VALE (SA:VALE3) subia 0,68 por cento, apesar do recuo dos preços do minério de ferro na China, conforme se beneficia da valorização do dólar ante o real.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- CSN (SA:CSNA3) cedia 1,8 por cento, com o setor siderúrgico como um todo em ajuste negativo após fortes ganhos na segunda-feira, tendo no radar queda nos futuros do aço na China.

- GOL (SA:GOLL4) PN caía 2,83 por cento, tendo de pano de fundo o avanço do dólar ante o real e a elevação dos preços do petróleo no exterior. A sua controlada SMILES cedia 1,12 por cento.

- SUZANO ON (SA:SUZB3) valorizava-se 1 por cento, na ponta positiva, apoiada na valorização do dólar, que encostava em 4 reais na manhã desta terça-feira. JBS (SA:JBSS3) tinha elevação de 5 por cento.

- MINERVA ON (SA:BEEF3), que não está no Ibovespa, disparava 8,64 por cento, em meio a notícias de possível capitalização e ou oferta pública de aquisição (OPA) de ações por acionistas da empresa com o objetivo de retirá-la da bolsa. Procurada pela Reuters, a empresa disse que não iria comentar as notícias.

(Por Paula Arend Laier)

Últimos comentários

Quando iremos ter notícias verdadeiras hein !?
Manipulation Detector
Dai você vê que o Brasil não pode ser levado a sério. KKKKK  . O candidato "preferido" do mercado é um LADRÃO DE MERENDA ESCOLAR. kkKKKKkkkkk  . Só no Brasil mesmo pra você ter uma parte do povo débil mental que vota num candidato LADRÃO CONDENADO e  outra parte o LADRÃO DE MERENDAS.
Exato.
Conversa fiada.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.