Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

BP amplia metas para emissões com novo CEO, que promete "reinventar" petroleira

Publicado 12.02.2020, 13:19
Atualizado 12.02.2020, 13:21
© Reuters.  BP amplia metas para emissões com novo CEO, que promete "reinventar" petroleira

Por Ron Bousso e Shadia Nasralla

LONDRES (Reuters) - A britânica BP revelou planos de reduzir significativamente suas emissões de carbono até 2050, ao estabelecer algumas das mais ambiciosas metas climáticas entre empresas de petróleo, em meio à maior reformulação da companhia em seus 111 anos de história, liderada pelo novo presidente-executivo Bernard Looney.

As metas definidas nesta quarta-feira colocam a BP à frente de rivais como Shell, Total, Equinor e todas grandes petroleiras norte-americanas.

"Temos que mudar e mudar profundamente, porque o mundo está mudando rapidamente, assim como as expectativas da sociedade em relação à nossa atuação", disse o CEO.

"Nós precisamos reinventar a BP", disse Looney em comunicado.

"Falando de uma maneira simples, nós precisamos mudar. Nós queremos mudar. E nós vamos mudar", acrescentou ele, em publicação no Instagram.

A BP não especificou como pretende atingir as metas de 2050 de reduzir a zero as emissões líquidas de carbono de suas operações e dos barris que produz, além de reduzir pela metade a intensidade de carbono de todos produtos que vende, como diesel e petróleo.

A espanhola Repsol (MC:REP) também definiu metas de redução de emissões, o que deve custar mais de 5 bilhões de dólares.

A BP já havia tentado se reinventar antes, com um plano pioneiro para construir um grande negócio de energias renováveis no início dos anos 2000, mas a iniciativa acabou em grandes prejuízos.

Desde então, as principais petroleiras do mundo têm estado sob pressão de investidores e ativistas para atingir metas do Acordo de Paris, que prevê limitar o aquecimento global a menos de 2 graus Celsius ante os níveis pré-industriais.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"Nós precisamos de uma transição rápida para zero (em emissões líquidas). Nós todos queremos energia com confiabilidade e preço acessível, mas isso não é mais suficiente. Ela precisa também ser mais limpa", afirmou Looney.

A meta da BP para zero emissões líquidas refere-se aos barris produzidos por ela, com base em sua participação em campos de petróleo e gás, desde a exploração até os postos. Ela não compreende produtos que a BP comercializa, mas não produz por conta própria.

A BP produziu cerca de 2,64 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2019. O grupo disse que pretende reduzir as emissões para zero em termos líquidos, a partir de um nível de 415 milhões de toneladas em dióxido de carbono equivalente por ano.

A empresa não divulgou detalhes, mas um porta-voz disse que planos de curto prazo devem ser publicados em setembro, durante um encontro com investidores.

Últimos comentários

Se existe aquecimento global não passou por SP. Aqui em pleno verão estamos com temperaturas de inverno.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.