BP deve expandir metas climáticas e avaliar reestruturação sob novo presidente

BP deve expandir metas climáticas e avaliar reestruturação sob novo presidente

Reuters  | 22.01.2020 13:41

BP deve expandir metas climáticas e avaliar reestruturação sob novo presidente

Por Ron Bousso

LONDRES (Reuters) - O próximo presidente da petrolífera britânica BP, Bernard Looney, planeja expandir as metas climáticas da companhia e está considerando uma reestruturação da empresa, no que seria uma das mais radicais mudanças na história do grupo de 111 anos.

O irlandês de 49 anos que assumirá o comando da BP em fevereiro, em substituição a Bob Dudley, tem planos para adotar metas mais amplas para redução de emissões de carbono, que provavelmente incluirão emissões produzidas pela queima de combustíveis e produtos vendidos a consumidores, em vez de levar em conta apenas as emissões das próprias operações da companhia, disseram quatro fontes.

O objetivo é alcançar e se possível ultrapassar esforços de rivais como Royal Dutch Shell e Repsol (MC:REP), à medida que crescem as pressões de investidores relacionadas às mudanças climáticas, disseram as fontes, que têm conhecimento das discussões internas com o novo presidente.

Metas climáticas mais rigorosas poderiam levar a BP a vender seus negócios mais intensivos em carbono, como campos de petróleo e gás na Angola e no Canadá, acrescentaram as fontes.

Como parte do esforço em relação ao combate à mudança climática, Looney também tem mirado uma ampla reorganização da companhia para cortar custos, e uma das ideias sendo exploradas seria a fusão de partes da divisão de produção de óleo e gás com operações de refino e petroquímicos, disseram cinco fontes.

O novo presidente-executivo e um time de assessores próximos tiveram uma série intensa de reuniões a portas fechadas nas últimas semanas para desenhar a nova estratégia, segundo três das fontes.

As ambições de Looney para a companhia devem ser apresentadas ao público em um discurso em 12 de fevereiro, uma semana após assumir o cargo. Ainda não está claro se Looney já decidiu adotar quaisquer mudanças estruturais no momento.

Um porta-voz da BP não comentou o assunto.

Qualquer nova estratégia, porém, exigirá equilíbrio e não será livre de riscos para a companhia, que liderou esforços no início dos anos 2000 para construir um grande negócio de energia renovável, sob o nome Beyond Petroleum (Além do Petróleo), que depois acabou com grandes prejuízos.

GRÁFICOS

* Emissões da BP em 2018: https://tmsnrt.rs/2W0zkEf

© Reuters. Bernard Looney, novo presidente da petroleira BP

* Emissões de carbono das grandes petrolíferas globais: https://tmsnrt.rs/2l6A9v0

* Lucros da BP - https://tmsnrt.rs/2ROAizF

* Recuperação da BP - https://tmsnrt.rs/2NOywxcBP mais verde? - https://tmsnrt.rs/2G7I2Hj

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Investing.com é melhor no App!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência melhor estão disponíveis apenas no aplicativo.