Cade investiga Positivo Informática e mais 9 empresas por suspeita de cartel

Cade investiga Positivo Informática e mais 9 empresas por suspeita de cartel

Reuters  | 23.07.2015 17:55

Cade investiga Positivo Informática e mais 9 empresas por suspeita de cartel

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abriu processo nesta quinta-feira para apurar suspeita de cartel em licitações para comprar equipamentos e materiais de informática. A investigação envolve a fabricante de computadores Positivo Informática e mais nove empresas, além de 18 pessoas.

"A Superintendência (do Cade) apurou indícios de que a política nacional de vendas da Positivo Informática poderia gerar efeitos anticompetitivos especialmente em licitações para aquisição de equipamentos e materiais de informática", afirmou o órgão antitruste em comunicado à imprensa.

O órgão de defesa da concorrência citou entre os equipamentos computadores de mesa, notebooks, tablets, lousas interativas e projetores.

Para o Cade, a ação do grupo incluiria a divisão geográfica de mercado associada a um mapeamento e reserva de oportunidades.

Com o esquema, "a Positivo concederia uma autorização para determinado revendedor participar de uma licitação e impediria que aqueles não autorizados estivessem em concorrências reservadas para outros revendedores".

"Como a Positivo participava diretamente de licitações --concorrendo, portanto, com seus revendedores--, há indícios de que tal política criaria dificuldades a concorrentes ou conluios entre eles", disse o Cade.

A Superintendência do Cade também encontrou indícios "robustos" de cartel em licitações destinadas à aquisição de equipamentos e materiais de informática nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Positivo afirma ser líder na venda de computadores pessoais para governos no Brasil. No primeiro trimestre, a empresa teve queda de 53 por cento nas entregas para esse mercado, para 147,5 mil computadores e tablets, de um total despachado no período de 435 mil.

Procurada, a Positivo afirmou que "tomou conhecimento do processo na data de hoje e está se inteirando dos fatos".

"A empresa irá se manifestar oportunamente no processo em questão", acrescentou a empresa em breve nota.

As ações da companhia caíram 3 por cento nesta sessão na bolsa paulista, terminando o dia a 1,95 real.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+