Garanta 40% de desconto
⚠ Alerta de Balanço! Quais ações estão prontas para disparar?
Veja as ações no nosso radar ProPicks. Essas estratégias subiram 19,7% desde o início do ano.
Não perca a lista completa

Calendário Econômico - Fique por dentro dos assuntos relevantes da semana

Publicado 22.11.2020, 09:05
Atualizado 22.11.2020, 15:10

Por Noreen Burke e Leandro Manzoni

Investing.com - Na próxima semana curta de feriado, os mercados de ações provavelmente permanecerão focados nos temas gêmeos de perspectivas brilhantes para uma vacina contra o coronavírus contra a rápida propagação da pandemia nos Estados Unidos.

Dados econômicos, incluindo relatórios sobre gastos pessoais e confiança do consumidor, mostrarão se o ressurgimento do vírus está gerando preocupações sobre as perspectivas econômicas antes da Black Friday, o evento inicial para a temporada de compras natalinas.

Os dados do PMI da zona do euro provavelmente apontarão para uma diminuição significativa na atividade empresarial, uma vez que as novas medidas de bloqueio serão totalmente refletidas nos números. Enquanto isso, a Grã-Bretanha e a União Europeia parecem estar prestes a fechar um acordo comercial pós-Brexit.

No Brasil, as atenções estão voltadas para a divulgação do IPCA-15, taxa de desemprego PNAD Contínua e o IGP-M, assim como a reta final das eleições municipais nas cidades acima de 200 mil habitantes com disputa no 2º turno.

Aqui está o que você precisa saber para começar sua semana.

1. Otimismo da vacina X realidade do coronavírus

Os investidores do mercado de ações estão avaliando os riscos do aumento de caso de Covid-19, sob propagação rápida, e uma recuperação econômica potencialmente robusta, uma vez que a vacina inicie a imunizar a população mundial.

O índice principal S&P 500 recentemente disparou para registrar máximas históricas em evidências de altas taxas de eficácia em duas vacinas experimentais - uma da Moderna (NASDAQ:MRNA) e a outra da parceria entre Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) e BioNTech (NASDAQ:BNTX). Ambas as vacinas podem estar prontas para autorização e distribuição nos EUA em semanas.

LEIA MAIS: Vacinas e avanço de coronavírus guiam o preço do petróleo; ouro reage a notícias sobre estímulos nos EUA

O Ibovespa seguiu o bonde dos touros otimistas com a vacina, com melhor fechamento semanal desde fevereiro deste ano. O principal índice acionário brasileiro flertou com os 108 mil pontos ao longo da semana, mas fechou a sexta-feira aos 106.042 pontos, baixa de 0,59%, mas registrou alta semanal de 1,26%.

VEJA TAMBÉM: Ibovespa tem melhor nível de fechamento semanal desde fevereiro

Mas a pandemia continua sendo uma ameaça imediata, com os EUA registrando seu 12º milhão de casos de COVID-19 no sábado, fechando uma série de dias com infecções recordes. Enquanto isso, milhões de americanos devem viajar para o feriado de Ação de Graças que se aproxima, ignorando os avisos das autoridades de saúde sobre o avanço da propagação do coronavírus.

No Brasil, o número de casos volta a acelerar neste mês e já ultrapassa os 6 milhões de casos, em um momento em que o esgotamento da população com as medidas de prevenção e a retomada das atividades têm provocado um repique de casos e despertado temores de uma segunda onda.

Neste sábado, o país registrou 376 novas mortes e 32.622 novos casos da doença. No total, o número de mortes confirmadas chega a 168.989 e o de casos a 6.052.786.

VEJA TAMBÉM: Coronavírus volta a acelerar e Brasil ultrapassa 6 milhões de casos sob temor de 2ª onda

2. Dados econômicos

Os EUA devem divulgar dados sobre confiança do consumidor na terça-feira. Quarta-feira será um dia cheio no calendário econômico com dados sobre gastos pessoais esperados para apontar para uma desaceleração em outubro, enquanto os números revisados do terceiro trimestre PIB serão divulgados.

Outros indicadores incluem números sobre pedidos iniciais por seguro-desemprego, que serão observados de perto depois que um aumento inesperado na semana passada sinalizou que a recuperação no mercado de trabalho pode ter parado. Também haverá dados sobre balança comercial, pedidos de bens duráveis, vendas de casas novas e opinião do consumidor antes do feriado de Ação de Graças na quinta-feira.

Mais tarde na quarta-feira, o Federal Reserve publicará as atas de sua última reunião com investidores à procura de qualquer discussão sobre possíveis ajustes em seu programa de compra de ativos. Enquanto isso, as aparições dos presidentes regionais do Fed Thomas Barkin e Charles Evans na segunda-feira e James Bullard na terça-feira também estarão em foco.

No Brasil, o foco estará nos dados de inflação e do mercado de trabalho. Na terça-feira, será divulgada o IPCA-15, prévia da inflação oficial de novembro. A mediana da projeção é 0,81%, ante alta de 0,94% no indicador de outubro. No acumulado de 12 meses, a projeção é de 3,40%, enquanto outubro registrou avanço de 3,54%.

LEIA MAIS: XP revisa projeção de IPCA de 2021 para 3,8%

Na quinta e sexta-feira, serão a vez do Índice de Preços ao Produtor (IPP) e o IGP-M de novembro. O IPP de outubro registrou avanço de 2,37%, enquanto o IGP-M teve alta de 3,23%, enquanto a projeção é de 3,10% pela mediana das previsões.

Ainda na sexta-feira, será divulgado a taxa de desemprego PNAD Contínua do IBGE do trimestre encerrado em setembro. A taxa de desemprego no trimestre encerrado em agoso ficou em 14,4%.

Confira o calendário econômico completo da semana aqui.

3. Black Friday

Em um ano normal, os compradores dos EUA estariam se preparando para a "Black Friday", o tradicional início da temporada de compras natalinas. Mas não este ano. Embora os casos crescentes de coronavírus tornem improváveis ​​as cenas familiares de consumidores lotando as lojas para conseguir pechinchas, espera-se que os pedidos online aumentem.

A Oxford Economics espera que as vendas do feriado aumentem apenas 0,6% em relação ao ano anterior, devido a uma confluência de coronavírus, rendimentos prejudiciais e um mercado de trabalho fraco. A Macy's (NYSE: M) (SA:MACY34) espera um momento difícil com uma possível queda de 20% nas vendas durante o outono.

Mas nem tudo é desgraça e tristeza: Walmart (NYSE: WMT) prevê uma temporada de férias promissora e os próximos resultados de ganhos da Nordstrom (NYSE: JWN), Gap (NYSE: GPS) e Dollar Tree (NASDAQ: DLTR) oferecerá mais informações.

4. Pessimismo do PMI da zona do euro

As leituras preliminares da atividade de negócios de novembro na zona do euro na segunda-feira devem ser sombrias em meio ao ressurgimento do coronavírus e à segunda rodada de medidas de isoalmento social impostas em prática para contê-lo.

Embora o mês passado tenha mostrado uma pequena marca para baixo para a maioria dos indicadores, espera-se que essas leituras mostrem uma diminuição significativa. Isso será em grande parte devido ao setor de serviço, que é onde todas as medidas restritivas foram introduzidas até agora, mas é provável que também haja algum impacto na fabricação do setor industrial.

5. Montanha russa Brexit

A Grã-Bretanha parece estar à beira de chegar a um acordo comercial pós-Brexit com a União Europeia que regularia seu relacionamento após o período de transição terminar em 1º de janeiro de 2021 - daqui a apenas seis semanas.

Os prazos do Brexit chegaram e se foram várias vezes no passado, mas os negociadores estão dando um empurrão final e o consenso é que Londres e Bruxelas chegarão a algum tipo de acordo - possivelmente um acordo básico com detalhes a serem decididos no futuro.

Ganhos recentes em libras esterlinas e ações do Reino Unido implicam que os ativos foram impulsionados pelas esperanças de uma vacina e de um acordo com o Brexit, mas eles podem ter uma jornada acidentada.

- Com informações de Reuters

Últimos comentários

As empresas estrangeiras ainda sofrendo com o coronavírus. As bolsas estrangeiras majoritariamente subindo com os números fortes do pib trimestral europeu e dos EUA, além da esperança nas vacinas. As empresas brasileiras descontadas, especialmente os bancos. O dinheiro estrangeiro entrando na bolsa há uma semana.O risco continua grande, mas tudo indica que a semana começará com alta.
Véio, só li desgraças em sua maioria. Como dizia Charles Henry Dow: não olhe o mercado e notícias paralelas se seu investimento é a longo prazo.
Sempre siga o gráfico e os preços!
Guarapari Buzios Minha Arte
Romero Britto kkkkk
se eu to chamando
Quebrou! Quebrou meu braço!
Hahahaha esse invest!ng em parceria com ruinters e companhia é complicado. Jornaleco do apoc4lipse hahauahaha tem que rir
Diego Uta, vejo sempre você criticando aqui. Se não gosta das notícias vá para outro fórum.Ou você acha que o investing dá alguma importância às suas críticas?
Não pode mostrar indicadores como IPCA, taxas de desemprego que o gado já doe todo.
Flango flito, aqui é uma democracia, qualquer um pode criticar. Não estamos na China, Venezuela, Cuba ou Coreia do Norte.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.