Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Cena externa respalda recuperação e Ibovespa volta a ficar acima de 80 mil pontos

Publicado 08.05.2020, 12:00
Atualizado 08.05.2020, 12:05
© Reuters. (Blank Headline Received)

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado acionário brasileiro adotava um viés positivo nesta sexta-feira, após uma semana mais negativa, ensaiando uma recuperação com a ajuda do cenário favorável a ativos de risco no exterior, mas sem tirar a safra de balanços no país do radar, bem como o ambiente político local ainda complicado.

Às 11:55, o Ibovespa subia 2,6 %, a 80.146,76 pontos. O volume financeiro era de 7,52 bilhões de reais.

Até a véspera, o Ibovespa acumulava na primeira semana de maio queda de quase 3%.

Na visão da equipe da Ágora Investimentos, o apetite a risco se apoia em sinais de alívio nas recentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China em meio à pandemia do novo coronavírus, conforme nota a clientes mais cedo.

Os principais representantes comerciais de EUA e China discutiram a Fase 1 de seu acordo comercial nesta sexta-feira, e o país asiático disse que concorda em melhorar a atmosfera para sua implementação, enquanto os EUA disseram que os dois lados esperam que as obrigações sejam cumpridas.

Nos EUA, dados mostraram que economia norte-americana perdeu impressionantes 20,5 milhões de postos de trabalho em abril, a queda mais acentuada no emprego desde a Grande Depressão, mas abaixo dos 22 milhões esperados no mercado.

Em Wall Street, o S&P 500 tinha alta de 1%.

No Brasil, a temporada de balanços destacava os números de Natura (SA:NTCO3) &Co e Yduqs (SA:YDUQ3), entre outras notícias corporativas, como anúncio da Via Varejo (SA:VVAR3) de que avalia a possibilidade de uma oferta de ações.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

A equipe do BTG Pactual (SA:BPAC11) também destacou que a parte política continua sendo uma das maiores preocupações, uma vez que impacta na programação de reformas, nos ajustes fiscais necessários e por último o programa de e privatizações, conforme nota enviada a clientes pela área de gestão do banco.

"Quanto à bolsa, ... estamos em um processo de acumulação do Ibovespa entre 76.000 a 80.000 pontos. Continuamos realizando revisões em nossa grade de projeções, à medidas que são publicados os balanços trimestrais, porém os ajustes estão mais intensos e continuamos cortando as nossas estimativas de lucro para 2020 e 2021 em média 35% este ano."

DESTAQUES

- BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) subia 4,1%, em sessão de recuperação dos papéis de bancos, com ITAÚ UNIBANCO PN valorizando-se 4,7% e BRADESCO PN (SA:BBDC4) em alta de 3,1%. SANTANDER BRASIL UNIT (SA:SANB11) ganhava 5,6%.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) e PETROBRAS ON (SA:PETR3) avançavam 3,9% e 4,2%, respectivamente, entre as maiores altas do Ibovespa, tendo de pano de fundo alta dos preços do petróleo no exterior. Analistas do Bradesco BBI elevaram a recomendação dos papéis para 'outperform', bem como o preço-alvo das preferenciais para 29 reais, de 18,50 reais anteriormente.

- VALE ON (SA:VALE3) tinha elevação de 4,7%, favorecida pelo noticiário sobre comércio EUA-China, além da alta dos preços do minério de ferro na China, apoiada pela crescente demanda das siderúrgicas locais, à medida que o país retorna de bloqueios relacionados à pandemia de coronavírus.

- YDUQS ON (SA:YDUQ3) mostrava acréscimo de 2,8%. O grupo de educação reportou na quinta-feira queda de 30,3% no lucro líquido do primeiro trimestre, a 167,9 milhões de reais, afetado entre outros fatores por aumento despesas principalmente por medidas relacionados ao Covid-19. Nesta sexta-feira, afirmou esperar sinergias maiores que as previstas com aquisição de Adtalem.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

- VIA VAREJO ON recuava 7,5%, após afirmar nesta sexta-feira que está avaliando a possibilidade de lançamento de uma oferta subsequente primária de ações, mas que não há nesta data decisão quanto ao lançamento, bem como de seus eventuais termos. O setor como um todo recuava, com B2W ON (SA:BTOW3), que divulgou balanço na véspera, em baixa de 2,6%.

- QUALICORP ON (SA:QUAL3) perdia 2,5%, após reportar queda no lucro do primeiro trimestre, em resultado pressionado por despesas extraordinárias, incluindo um pagamento de 42 milhões de reais ligada à rescisão de um executivo.

- NATURA & CO ON cedia 2,2%, tendo no radar balanço do primeiro trimestre, com prejuízo líquido de 820,8 milhões de reais, mas também anúncio de que o conselho de administração aprovou aumento de capital de até 2 bilhões de reais a 32 reais por ação. A fabricante de cosméticos disse nesta sexta-feira ver alguma recuperação na Ásia e Europa com reabertura gradual, enquanto a América Latina ainda sofre.

Últimos comentários

Vamos todos vender a descoberta,geral fazer chegar nos 30 mil para quebras as corretoras que nós roubam!
cilada Bino, pega sardinha, bora entrar vendido que segunda é festa
Esse mês acho muito pouco provável a Bolsa passar de 80K diante dos cenários é que ela volte pra 68k
vi na televisão que vai quebrar 30% das concessionarias de carros gente..
Tá vendo muita TV. Viu isto na Globo?
VAI DESABAR, CUIDADO.,  MAIS UM MES DE QUARENTENA.  UMA AMIGA FECHOU UMA REDE DE 30 LOJAS. ELA NÃO AGUENTOU. VAI TER MUITA QUEBRADEIRA. NÃO ESTOU BOTANDO TERROR. MAS A BOLSA VAI A 60K APOSTE
Melhor os vendidos virarem, pq ninguém sabe o que será amanhã.
Espera chegarem os resultados do segundo trimestre - após três meses inteiros de quarentena).  Vamos ver como vai estar o ibov.
o mercado antecipa as cotações. seria muito fácil se as cotações caíssem após balanços negativos. Por isso o jogo fica mais interessante.
Futuro Andrey? Larga de ser comprado iludido, NUNCA PASSAMOS POR NADA parecido, e no Brasil infelizmente só está começando, lockdown sem previsão pra encerrar, tenho uma firma de tecidos vendia algo em torno de 12k a 18k por dia, por enquanto vendi 900 reais e tem dia q não vendi NADA.
mercado e sua 🔮
Ridículo, absurdo e estranho. DJ sobe porque o desemprego em abril era para ser 22 milhões, mas veio 20 milhões. Que conversa é esta? O que tem de melhor nesta informação? Por acaso as bolsas já tinham precificado os 22 milhões de desempregados?
falou tudo... vamos aguardar... questão de tempo.
Manipulação total. DJ FED Market.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.