Garanta 40% de desconto
💎 WSM subiu +52.1% desde que foi selecionada por nossa estratégia de IA em dezembro. Acesse todas as açõesAssine agora

Como aplicar no ETF de Renda Fixa do Tesouro?

Publicado 24.05.2019, 12:33
Atualizado 24.05.2019, 12:33
© Reuters.

© Reuters.

Arena do Pavini - Aplicar no novo ETF de Renda Fixa do Tesouro é diferente de investir nos fundos de investimentos normais ou no Tesouro Direto. É preciso ter conta em uma corretora de valores, o que não é difícil e permite ainda ao investidor ter acesso a várias outras aplicações, como o próprio Tesouro Direto, outros tipos de ETF, ações, papéis de bancos menores como CDBs e papéis isentos de imposto de renda, como LCI, LCA, CRIs, CRAs e debêntures de infraestrutura.

Basta abrir a conta na corretora escolhida, transferir o dinheiro da conta corrente para a conta na corretora e começar a comprar o ETF de Renda Fixa, que tem o código de mercado IMAB11. No site da B3, há uma lista de corretoras credenciadas. Os grandes bancos também têm corretoras, mas seu custo costuma ser mais alto e sua oferta de produtos é mais limitada que a das corretoras independentes.

Os ETF são fundos que, em vez de emitir cotas a cada aplicação dos clientes, tem um número definido de cotas que são negociadas em bolsa. As cotas são como ações de uma empresa, e refletem o desempenho do fundo. Em geral, os ETF reproduzem índices, de ações ou renda fixa, que podem ser acompanhados pelos investidores. Assim, ao comprar uma cota, o investidor leva um pedaço daquele índice, e tem um ganho igual. O ETF de Ibovespa (BOVA11 (SA:BOVA11)) acompanha o Índice Bovespa, o ETF de Dividendos acompanha o Índice de Dividendos, etc.

O ETF do Tesouro é uma cota de um fundo que investe em papéis do governo corrigidos pela inflação, as NTN-Bs, ou Tesouro IPCA+. O fundo é fechado, ou seja, ele não aceita dinheiro novo, e suas cotas são negociadas entre os investidores no mercado. Já os fundos tradicionais são abertos, e vão emitindo novas cotas a medida que novos investimentos entram.

O valor do ETF tem de seguir o desempenho da carteira do fundo a que ele pertence. Se o fundo aplica nas ações do Índice Bovespa, ele renderá o mesmo que o índice. Se a referência do fundo for um índice de renda fixa, como o Índice de Mercado Anbima série B (IMA-B), ele vai render o mesmo que o índice, que reflete todos os 13 vencimentos de NTN-B que circulam no mercado.

Se em algum momento o preço de mercado da cota do ETF se distanciar do valor da carteira, grandes investidores entram no mercado, para ganhar essa diferença. E os preços se ajustam.

Confira o vídeo:

Últimos comentários

na Clear nano está podendo ainda. e estou querendo fazer....
na Clear nano está podendo ainda. e estou querendo fazer....
Tem a vantagem do IR ser de 15%, mesmo para períodos curtos.
Tem a vantagem do IR ser de 15%, mesmo para períodos curtos.
Só serve pra pagar corretagem ...
Só pra pagar corretagem ...
Os caras criam cada porcaria pra enganar as pessoas que é impressionante. Só pra arrancar dinheiro dos coitados que não entendem nada de investimento.
Tô fora. Juros devem cair ainda mais.
então deveria estar. dentro, pois se os juros caem, as cotas sobem!
ok, mas...é aí? Vale pena ou não comprar IMAB11 hoje?
Não vale pela curva de juros achatada em baixa. se selic subir, fundo apanha.. melhor esperar e comprar direto as ntnbs qnd a curva dos DIs estressarem... só acontecerá se não tivermos a previdência aprovada, logo estressa economia e juros DIs
l 0
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.