Garanta 40% de desconto
🚨 Mercados voláteis? Descubra joias escondidas para lucros extraordináriosDescubra ações agora mesmo

Coronavírus leva Ibovespa à maior queda diária desde 2017

Publicado 26.02.2020, 18:40
Atualizado 26.02.2020, 18:46
Coronavírus leva Ibovespa à maior queda diária desde 2017

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice de ações da B3 teve a maior queda ​diária em quase três anos nesta quarta-feira, após dois dias sem operações no mercado doméstico, período em que os mercados internacionais tiveram pesadas perdas refletindo a disseminação do coronavírus.

O Ibovespa fechou em baixa de 7%,​​ a 105.718,29​ pontos, para o menor nível desde 18 de outubro. O giro financeiro da sessão somou 33,2 bilhões de reais.

A encurtada sessão desta Quarta-feira de Cinzas refletiu a preocupação global com a epidemia do coronavírus.

Foi a maior queda do Ibovespa desde 18 de maio de 2017, data da divulgação de um áudio com diálogo comprometedor envolvendo o então presidente Michel Temer.

O índice acentuou a queda à tarde, após mercados de Wall Street, em sessão de ajustes após fortes desvalorizações nos últimos dias, reduzirem suas altas diante do anúncio de autoridades de Nova York afirmando que 83 pessoas estavam em observação com suspeita de estarem contaminadas com o vírus.

Após perder cerca de 7% nas últimas duas sessões, o índice Dow Jones recuou 0,46% o S&P 500 perdeu 0,37%.

Mais cedo, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil, um homem de 61 anos que esteve na Itália, país que já teve 19 mortes pela doença.

Além do Brasil, foram confirmados os primeiros casos em países como Grécia e Noruega, além de um aumento no número de infectados ao redor do globo.

A Levante Investimentos considerou provável que o mercado demore semanas para retornar aos níveis anteriores ao carnaval.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta ou recomendação do Investing.com. Leia as nossas diretrizes aqui ou remova os anúncios .

"No entanto, é preciso diferenciar o efeito prático do coronavírus do pânico que ele pode provocar em alguns segmentos do mercado", afirmaram analistas da Levante.

A epidemia deve reduzir a demanda mundial por diversos produtos, o que geraria uma pressão negativa sobre as exportações brasileiras, afirmou a Guide Investimentos, também apontando a queda no preço internacional de commodities como outro fator deve impactar as empresas do país.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) e PETROBRAS ON (SA:PETR3) caíram 10% e 9,95%, respectivamente, refletindo a aguda queda nos contratos futuros do petróleo nos últimos dias.

- GOL (SA:GOLL4) PN desabou 14,3%, maior queda do índice, enquanto AZUL PN (SA:AZUL4) encolheu 13,3%.

- ITAÚ UNIBANCO perdeu 4,99%, enquanto BRADESCO PN (SA:BBDC4) teve desvalorização de 5,38%, e SANTANDER BRASIL caiu 5,73%.

- VALE ON (SA:VALE3) perdeu 9,54%. Além do impacto do coronavírus, uma embarcação usada para exportação de minério de ferro da empresa sofreu avaria na proa e encalhou.

- MARFRIG ON (SA:MRFG3) e JBS ON (SA:JBSS3) recuaram 9,51%, enquanto BRF (SA:BRFS3) FOODS ON recuou 6,3%.

Últimos comentários

Qual devo investir neste momento ?
A hora q anunciarem a vacina sobe tudo de novo. Não se precipitem.
E que “hora” será isso? Até essa “hora”, chegar haverá muitos STOPs pelo caminho ; )
Cuidado aos iniciantes em bolsa! Pode até ser só uma queda, mas também pode ser o início do fim, igual 2008 em que a bolsa derreteu uns 60%. Ninguém sabe!
início do fim em 2008? A B3 fechou as portas então? pare de falar bobagem....se todo mundo aqui tivesse investido no que vc chama de fim teria seu patrimônio triplicado (no mínimo) hoje.
Quanta bobagem
Impressionante como, aos olhos desse analista, a convocatoria do Bolsonaro para fechar o Congresso em nada afetou nesta imensa queda.
cadê o vídeo?
cadê Queiroz?
Nada a ver
Vem muita coisa boa por ai, crise no balanço de pagamentos, recessão. Qual vai ser a resposta desse governo para esse quadro? Mais cortes de gastos, diminuiçao do tamanho do BNDES e etc, o que só agrava o quadro. Vivemos uma situação de armadilha da liquidez, onde a politica monetária tem pouco efeito, a soluçao vem da politica fiscal.
Profeta do apocalipse
Pra quem já enfrentou o vírus PT por duas décadas,Coronavirus é fichinha.
Errou... é um câncer. Ainda precisa de tratamento.
mais um profissional em arrancar grama com os dentes
Exatamente Alessandro Reis
O Eduardo Moreira tem um vídeo tratando sobre a incerteza da economia brasileira e relacionando esse fato a essa considerável queda de hoje. Segundo ele: não basta juros baixos se o investidor não tiver segurança para investir.Em outras palavras, não observa-se um planejamento sério por parte do governo de modo que seja criado um ambiente de segurança ao investidor.
Vlw por resumir o vídeo que eu queria ver.
Tem que ter sangue frio. Comprar em baixa e vender em alta .Meu bisavô já fazia isso há 100 anos atrás.
Tem que ter sangue frio.Comprar em baixa e vender em alta.
Essa queda de hoje foi consequência do desespero de muitos que tentavam vender.
A bolsa sobe quando tem muitas compras. E desce quando tem mais gente vendendo. Momento para comprar ações.
Então, espalhou geral!!! Mas, ele mata, principalmente, idosos. 22,8% das mortes é da faixa etária de 70 a 80+. Abaixo disso, cai muito. De 0 a 9 anos, é quase zero. Só pesquisar no site da ONU por : COVID-19 Fatality Rate by Age.
O coronaDay vai esmagar tanto os CPFs que estes vão acabar ABANDONANDO o IBOV pra nunca mais voltarem, e ainda vão ensinar os seus filhos a NUNCA CHEGAREM PERTO DO IBOV ! A história já nos foi contada uma vez !! TENSO !! A quebradeira vai ser geral ! Estou rezando para EU estar totalmente ERRADO !
mais um mensageiro do apocalipse, nessas horas é o que mais tem
alienado
Foi apenas a Bolsa sendo a Bolsa. Nada mais. Buy and hold!!!
Em 1971, o mundo também estava pronto para uma de suas primeiras crises pré-globalização: a do petróleo. Delfim Neto, a quem até hoje se dá ouvidos, aproveitava a censura para dize que ia tudo bem.Muita gente que entrava na bolsa naquela época foi pega de surpresa e por consequência demorou décadas para haver o movimento dos investidores pessoas físicas quererem dar as caras na bolsa brasileira novamente.
O preço da acerola e da laranja vai subir... vitamina 'C' cura gripe...
Pior do que ver sua carteira cair 10% seria pegar o corona.
O problema do coronavírus não é o mais grave. Temos a inversão da curva de juros nos EUA, bolsas americanas hiper esticadas, recessão econômica global, etc... Na minha visão, o crash de 2008 vai se repetir este ano.
aff cala a boca seu demônio
Historicamente sempre que a locomotiva da economia americana começa a descer os capitais fogem em busca de melhores oportunidades nos emergentes. Isso ocorre primacialmente porque a taxa de juros do FED vai a zero para estimular o consumo interno.
Por mais que sejam inegáveis os impactos diretos do Coronavírus na economia global (sobretudo pelos efeitos na economia chinesa), quando olhamos para um horizonte muito longo, os efeitos são praticamente nulos. Segundo dados preliminares, em 80% dos casos, a doença é branda. As mortes ocorrem, majoritariamente, em populações vulneráveis (com comorbidades, idade muito avançada). Não é muito diferente do N1H1 que mata só nos EUA 12mil /ano pessoas.
Historicamente o cash na bolsa americana alavanca os países emergentes, porque faz os juros lá caírem a zero ou negativo e os capitais migram para i emergentes em busca de melhores oportunidades .
só quero saber o rei que ganhou dinheiro no seu trade hoje
mesmo que tenha sido uma queda esperada, de fato esse ano já tem quase 9% de desvalorização da B3... parece ser um ano bem mais difícil de operar do que o ano passado... pessoal que começou meio do ano passado e só viu alta vai tomar susto, entregar ação a qualquer preço, até aprender que bola também cai
bolsa *
Kkk descreveu meu sentimento apos entrar em agosto de 2019
Esse ano vai ser todinho de quedas e mais quedas...
assim eu compro o magazine Luiza todo de uma vez
Hoje foi o acumulado de 3 dias seguidos de queda.
nabo
somos um país controlado por fake new de uma milícia do rio de janeiro, não tem como os fundamentos estarem errados
Os PERDEDORES (sempre eles) continuam insistindo nessa tese da política, e só a política, como a "base da economia". Meu Amigo: leia mais, informe-se mais, estude mais. Ou então, volte pra sua "querida poupança". kkkkk
comer grama com os dentes faz isso com um ser humano
Eu quero acreditar que Lucas At estava se referindo a uma rede televisiva de lixo.
Queda esperada.
Instale nossos aplicativos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.