Coronavírus volta a assustar e Ibovespa recua; Suzano sobe

Coronavírus volta a assustar e Ibovespa recua; Suzano sobe

Reuters  | 13.02.2020 18:33

Coronavírus volta a assustar e Ibovespa recua; Suzano sobe

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa recuou nesta quinta-feira, após duas altas seguidas, com notícias sobre o coronavírus voltando a minar o sentimento de investidores. A ação da Suzano (SA:SUZB3) foi destaque positivo após resultado trimestral e perspectivas agradarem investidores.

Índice de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa caiu 0,87%, a 115.662,40 pontos. O giro financeiro da sessão somou 21,58 bilhões de reais.

A queda veio após o Ibovespa acumular ganho de 3,65% nos últimos dois pregões.

Uma revisão no método de diagnóstico do coronavírus, que fez disparar a contagem de mortes e casos na China, aumentou a aversão a risco, na esteira de fortes perdas também em outras praças acionárias no exterior.

"O vírus parece ser muito mais contagioso do que se sabia antes", avaliou o analista Jasper Lawler, chefe de pesquisa do London Capital, explicando que a percepção de risco de pandemia, que poderia causar pânico nos mercados aumentou ligeiramente.

Ele ponderou, contudo, que, se essa nova metodologia significa que os métodos de detecção melhoraram e se o aumento no número de casos é um evento único, um movimento maior de venda nos mercados pode ser evitado.

Wall Street também mostrou fraqueza, com o Dow Jones em queda de 0,43% e o S&P 500 recuando 0,16%.

DESTAQUES

- VALE ON (SA:VALE3) caiu 1,75%, contaminada pelo viés negativo no exterior, apesar da alta dos preços do minério de ferro na China. No setor de mineração e siderurgia, CSN (SA:CSNA3) subiu 0,08% e Gerdau (SA:GGBR4) PN recuou 0,47%.

- USIMINAS PNA (SA:USIM5) avançou 4,97%, descolando do setor, com o resultado do quarto trimestre previsto para a sexta-feira, antes da abertura. O Safra, contudo, espera outro trimestre difícil, com compressão de margem na base trimestral.

- BANCO DO BRASIL ON (SA:BBAS3) recuou 1,55%, após resultado do quarto trimestre, com alta de 20% no lucro recorrente ante mesmo período de 2018. O presidente do banco disse que o retorno sobre o patrimônio (ROE) deve ficar acima de 18% neste ano. No setor, BRADESCO PN (SA:BBDC4) e ITAÚ UNIBANCO PN perderam 1,92% e 1,55%, respectivamente

- BTG PACTUAL (SA:BPAC11) UNIT subiu 2,58%, destoando dos demais bancos, também tendo no horizonte o balanço do quarto trimestre, na sexta-feira, antes da abertura. O Goldman Sachs estima que o BTG deve manter a tendência positiva, com números fortes em todos os segmentos de negócios. Investidores, segundo eles, estarão focados em entender a perspectiva de crescimento e a estratégia de potencial expansão do BTG digital.

- PETROBRAS PN (SA:PETR4) e PETROBRAS ON (SA:PETR3) caíram 1,36% e 1,9%, respectivamente, refletindo maior aversão a risco, descolando da alta do preço do petróleo no exterior.

- RUMO ON (SA:RAIL3) recuou 2,62%, entre as maiores quedas, antes de balanço previsto para após o fechamento do mercado.

- SUZANO avançou 3,25%, mesmo após divulgar queda no lucro líquido do quarto trimestre, para 1,175 bilhão de reais, resultado em linha com o esperado. A empresa atualizou projeções sobre sinergias com a Fibria (SA:FIBR3) e avaliou que o mercado de celulose está perto do ponto em que os preços vão começar a se recuperar. Também disse que manterá a estratégia de redução de estoques de celulose neste ano.

Relacionadas

Últimos comentários

Adicionar comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Trump Trade r
Trump Trade r

Antes a “culpa” era do Lula Livre... agora é do “coronavírus” que assustou... sei não... para mim, está mais para um PARASITA em Brasília ; )  ... (Leia Mais)

13.02.2020 21:41 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos neste site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas neste site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos neste site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Português (Portugal) Polski Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações

+

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App

Baixe o App

Mais informações sobre o mercado, mais alertas, mais opções de personalizar seus ativos em sua carteira, apenas pelo App